Perguntas e Respostas

sobre Rosh Hashaná

 
     
   
índice
     
 

Por que o mês de Tishrei foi escolhido como o mês no qual D'us julga a humanidade a cada ano?

R: O Homem foi criado no primeiro dia de Tishrei. Por este motivo D'us achou justo julgá-lo cada ano por ocasião do aniversário da Criação. Conta-nos o Midrash, que foi no primeiro dia de Tishrei que Adam (Adão) pecou e que D'us lhe falou: "Do mesmo modo como neste dia tenhas permanecido perante Mim para julgamento, neste dia teus descendentes serão julgados e perdoados."

O mazal do mês de tishrei é balança. Isto nos indica que as ações do homem são "pesadas" na "balança" do julgamento durante este mês.

 
   
 
 
     
 

Por que Rosh Hashaná é comemorado por dois dias mesmo em Erets Yisrael?

R: Rif e outros comentaristas explicam que as datas dos outros iamim tovim caem depois de Rosh Hashaná, então o Sanhedrin possuía um tempo hábil para avisar o dia correto de Rosh Hashaná (a partir do qual contava-se até o Yom Tov). Contudo, como Rosh Hashaná coincide com Rosh Chôdesh o Sanhedrin não podia divulgar a data exata de Rosh Hashaná e por este motivo a festa era celebrada no trigésimo e trigésimo primeiro dia após Rosh Chodesh Elul. Uma vez estabelecido, o costume não foi modificado.

 
     
 
 
     
 

Por que Avinu Malkênu é omitido no Shabat?

R: Uma vez que não fazemos nossos pedidos específicos e particulares em Shabat e, a maior parte desta tefilá consiste em pedidos, a omitimos, da mesma forma que as 13 berachot intermediárias da Amidá feitas durante a semana que também são omitidas no Shabat.

 
     
 
 
     
 

Por que a confissão dos pecados está no plural e não no singular?

R: Rabi Yitschac Luria, responde que Israel é um corpo, do qual cada um e todo judeu é parte integrante. Todos os membros deste corpo são responsáveis pelo todo, assim como eu sou responsável por meu irmão. Podemos comparar a situação com o caso de alguém que faz um furo em um barco e responde ao protesto dos companheiros de viagem da seguinte forma: "Que é que vocês têm com isso? O buraco está debaixo do meu banco!" E os outros lhe respondem: "Tolo! Não entende que, uma vez que a água entra pelo furo debaixo de seu banco, ela acabará inundando o barco todo e todos nós nos afogaremos?"

 
     
 
 
     
 

Por que algumas pessoas se abstêm de dormir na tarde de Rosh Hashaná?

R: Por causa da declaração do Talmud: "aquele que cochila no começo do ano, adormece sua sorte".

 
     
 
 
     
 

Por que recitamos o cântico Halel em todas as festas, exceto em Rosh Hashaná e Yom Kipur?

R: No Talmud (Rosh Hashaná 32b) consta que Rabi Abbahu declarou que os malachim fizeram esta mesma pergunta a D’us que lhes respondeu: "É possível que o Rei esteja sentado no Trono da justiça, com os livros da vida e da morte abertos perante Ele, e Bnei Yisrael entoe cânticos de louvores?"

 
     
 
 
     
 

Qual é a origem de Avinu Malkênu, que é recitado durante os Dez Dias de Arrependimento?

R: O Talmud relata que certa vez Rabi Eliezer recitou vinte e quatro bênçãos para que o Senhor fizesse chover, mas elas de nada adiantaram. Em seguida, Rabi Akiva subiu ao púlpito e disse: "Avinu Malkênu (nosso Pai, nosso Rei): Tu és nosso Pai! Nosso Pai, nosso Rei: Não temos outro Rei além de Ti! Nosso Pai, nosso Rei: Nós pecamos diante de Ti! Nosso Pai, nosso Rei: Tem misericórdia de nós! Nosso Pai, nosso Rei: Trata-nos bondosamente, por causa do Teu Nome". E suas preces foram atendidas imediatamente.
Estas tocantes súplicas acabaram sendo incorporadas ao texto litúrgico durante os Dez Dias de Arrependimento. No decorrer dos séculos seguintes, outros versículos, todos começando com "Nosso Pai, nosso rei", e implorando a D'us para nos dar vida e perdão, foram acrescentados.

 
     
 
 
     
 

Por que o shofar tem que ser curvado?

R: Para nos lembrar que temos que nos curvar e sermos humildes perante D’us e fazer a Sua vontade, qualquer que seja ela.

 
     
 
 
     
 

Por que costumamos cobrir o shofar até ele ser tocado?

R: Isto nos lembra a vigilância de Avraham na akedá para proteger Yitschac. Ao construir o mizbeach, (altar dos sacrifícios) Avraham ocultou Yitschac com o intuíto do satan não poder fazer nenhum mal a ele.

 
     
 
 
     
 

Por que é preferível escolher o chifre de carneiro como shofar?

R: Depois que Avraham mostrou-se disposto a sacrificar seu próprio filho naquele Rosh Hashaná e foi impedido pelo anjo e por D’us, Avraham usou o carneiro que encontrou em uma moita próxima ao local, que havia sido propositalmente deixado lá por D’us. Isto nos lembra de seguir os passos de Avraham e Yitschac e obedecer D’us, mesmo quando nos parece difícil ou impossível. Também pedimos à D’us para lembrar o mérito da akeda e de Avraham e Yistchac para sermos abençoados para um ano bom e doce.

 
     
 
 
     
 

Por que não usamos o chifre de vaca como shofar?

R: A Mishná em Rosh Hashaná (26a) explica que um chifre de vaca não é chamado de shofar, mas sim de keren. Das leis de Yom kipur do Shanat Yovel aprendemos que o instrumento que usamos em Rosh Hashaná deve ser um shofar. A Guemara chama a atençnao para o fato que a vaca nos lembra do Het Haeguel, pecado do bezerro de ouro, e não é apropriado lembrar D’us desse pecado quando estamos pedindo perdão pelas nossas falhas, usando um chifre de vaca.

 
     
 
 
     
 

Uma vez que as mitsvot devem ser cumpridas o mais cedo possível, por que adiamos o toque do shofar ao ivés de tocá-lo logo ao chegarmos à sinagoga, junto às primeiras preces da manhã?

R: Quando os judeus estavam subordinados ao governo romano, estes receberam uma denúncia de que os judeus planejavam uma revolução baseada no fato de que o shofar estava sendo tocado logo cedo naquela manhã. Os romanos pensaram que tratava-se de um sinal para o armamento e em consequência tropas foram enviadas à sinagoga onde houve um grande massacre. Os sábios, temendo que isto se repetisse mudaram o horário do toque do shofar para mais tarde para que ficasse claro que tratava-se de parte das orações. Mesmo após a queda do império romano decidiram manter este costume como lembrança do messirat nefesh dos judeus em cumprir as mitsvot.

 
     
 
 
     
 

Por que a tefila de tashlich é recitada perto de um local com água?

R: Um dos motivos é por que o mar é mencionado nesta tefilá.
O Midrash Tanchuma também relata que quando Avraham levou seu filho Yitschac para ser sacrificado o satan tentou impedi-lo de várias formas, entre elas transformando-se em um rio. Avraham não deixou-se intimidar pelo obstáculo continuando a andar até que as águas atinfgiram seu pescoço e ele pediu ajuda para D'us; o rio desapareceu imediatamente e ele pode continuar seu caminho. Desta forma a água nos lembra o sacrifício que também ocorreu em Rosh Hashaná. Antigamente os reis eram ungidos perto dos rios simbolizando um reinado contínuo como o curso das águas dos rios, assim, da mesma forma coroamos a soberania de D’us, Rei do universo, indo a um local que tenha água. Em Nechemia (Cap. 8) encontramos Ezra e Nechemia reunindo os judeus em Rosh Hashaná perto de um local com água com o intuíto de fortalecer a observância da Torá e mitsvot.

 
     
 
 
     
 

Por que deve ter peixes nas águas onde recitamos tashlich?

R: O homem é comparado ao peixe: assim como o peixe é pego pela rede sem perceber, o homem pode ser pego pela rede do pecado sem perceber, no entanto pode "sair" dela através da teshuvá; da mesma forma que os peixes se multiplicam em grande número e são protegidos em seu habitat, rezamos para sermos multiplicados em número e força sob a constante proteção Divina; assim como os peixes não são afetados por ayin hara, assim pedimos a D’us para não sermos afetados por ele, e como os peixes que têm seus olhos constantemente abertos, esperamos que D’us esteja sempre com olhos aberto, ao nosso lado, nos protegendo.

 
     
    top