Perguntas
e Respostas |
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Por que o mês de Tishrei foi escolhido como o mês no qual D'us julga a humanidade a cada ano? R:
O Homem foi criado no primeiro dia de Tishrei. Por este motivo D'us
achou justo julgá-lo cada ano por ocasião do aniversário
da Criação. Conta-nos o Midrash, que foi no primeiro dia
de Tishrei que Adam (Adão) pecou e que D'us lhe falou: "Do
mesmo modo como neste dia tenhas permanecido perante Mim para julgamento,
neste dia teus descendentes serão julgados e perdoados." |
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Por que Rosh Hashaná é comemorado por dois dias mesmo em Erets Yisrael? R: Rif e outros comentaristas explicam que as datas dos outros iamim tovim caem depois de Rosh Hashaná, então o Sanhedrin possuía um tempo hábil para avisar o dia correto de Rosh Hashaná (a partir do qual contava-se até o Yom Tov). Contudo, como Rosh Hashaná coincide com Rosh Chôdesh o Sanhedrin não podia divulgar a data exata de Rosh Hashaná e por este motivo a festa era celebrada no trigésimo e trigésimo primeiro dia após Rosh Chodesh Elul. Uma vez estabelecido, o costume não foi modificado. |
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Por que Avinu Malkênu é omitido no Shabat? R: Uma vez que não fazemos nossos pedidos específicos e particulares em Shabat e, a maior parte desta tefilá consiste em pedidos, a omitimos, da mesma forma que as 13 berachot intermediárias da Amidá feitas durante a semana que também são omitidas no Shabat. |
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Por que a confissão dos pecados está no plural e não no singular? R: Rabi Yitschac
Luria, responde que Israel é um corpo, do qual cada um e todo judeu
é parte integrante. Todos os membros deste corpo são responsáveis
pelo todo, assim como eu sou responsável por meu irmão.
Podemos comparar a situação com o caso de alguém
que faz um furo em um barco e responde ao protesto dos companheiros de
viagem da seguinte forma: "Que é que vocês têm
com isso? O buraco está debaixo do meu banco!" E os outros
lhe respondem: "Tolo! Não entende que, uma vez que a água
entra pelo furo debaixo de seu banco, ela acabará inundando o barco
todo e todos nós nos afogaremos?" |
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Por que algumas pessoas se abstêm de dormir na tarde de Rosh Hashaná? R: Por causa da declaração do Talmud: "aquele que cochila no começo do ano, adormece sua sorte". |
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Por que recitamos o cântico Halel em todas as festas, exceto em Rosh Hashaná e Yom Kipur? R: No Talmud (Rosh Hashaná 32b) consta que Rabi Abbahu declarou que os malachim fizeram esta mesma pergunta a D’us que lhes respondeu: "É possível que o Rei esteja sentado no Trono da justiça, com os livros da vida e da morte abertos perante Ele, e Bnei Yisrael entoe cânticos de louvores?" |
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Qual é a origem de Avinu Malkênu, que é recitado durante os Dez Dias de Arrependimento? R: O Talmud
relata que certa vez Rabi Eliezer recitou vinte e quatro bênçãos
para que o Senhor fizesse chover, mas elas de nada adiantaram. Em seguida,
Rabi Akiva subiu ao púlpito e disse: "Avinu Malkênu
(nosso Pai, nosso Rei): Tu és nosso Pai! Nosso Pai, nosso Rei:
Não temos outro Rei além de Ti! Nosso Pai, nosso Rei: Nós
pecamos diante de Ti! Nosso Pai, nosso Rei: Tem misericórdia de
nós! Nosso Pai, nosso Rei: Trata-nos bondosamente, por causa do
Teu Nome". E suas preces foram atendidas imediatamente. |
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Por que o shofar tem que ser curvado? R: Para nos lembrar que temos que nos curvar e sermos humildes perante D’us e fazer a Sua vontade, qualquer que seja ela. |
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Por que costumamos cobrir o shofar até ele ser tocado? R: Isto nos lembra a vigilância de Avraham na akedá para proteger Yitschac. Ao construir o mizbeach, (altar dos sacrifícios) Avraham ocultou Yitschac com o intuíto do satan não poder fazer nenhum mal a ele. |
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Por que é preferível escolher o chifre de carneiro como shofar? R: Depois que Avraham mostrou-se disposto a sacrificar seu próprio filho naquele Rosh Hashaná e foi impedido pelo anjo e por D’us, Avraham usou o carneiro que encontrou em uma moita próxima ao local, que havia sido propositalmente deixado lá por D’us. Isto nos lembra de seguir os passos de Avraham e Yitschac e obedecer D’us, mesmo quando nos parece difícil ou impossível. Também pedimos à D’us para lembrar o mérito da akeda e de Avraham e Yistchac para sermos abençoados para um ano bom e doce. |
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Por que não usamos o chifre de vaca como shofar? R: A Mishná em Rosh Hashaná (26a) explica que um chifre de vaca não é chamado de shofar, mas sim de keren. Das leis de Yom kipur do Shanat Yovel aprendemos que o instrumento que usamos em Rosh Hashaná deve ser um shofar. A Guemara chama a atençnao para o fato que a vaca nos lembra do Het Haeguel, pecado do bezerro de ouro, e não é apropriado lembrar D’us desse pecado quando estamos pedindo perdão pelas nossas falhas, usando um chifre de vaca. |
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Uma vez que as mitsvot devem ser cumpridas o mais cedo possível, por que adiamos o toque do shofar ao ivés de tocá-lo logo ao chegarmos à sinagoga, junto às primeiras preces da manhã? R: Quando os judeus estavam subordinados ao governo romano, estes receberam uma denúncia de que os judeus planejavam uma revolução baseada no fato de que o shofar estava sendo tocado logo cedo naquela manhã. Os romanos pensaram que tratava-se de um sinal para o armamento e em consequência tropas foram enviadas à sinagoga onde houve um grande massacre. Os sábios, temendo que isto se repetisse mudaram o horário do toque do shofar para mais tarde para que ficasse claro que tratava-se de parte das orações. Mesmo após a queda do império romano decidiram manter este costume como lembrança do messirat nefesh dos judeus em cumprir as mitsvot. |
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Por que a tefila de tashlich é recitada perto de um local com água? R: Um dos motivos
é por que o mar é mencionado nesta tefilá. |
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Por que deve ter peixes nas águas onde recitamos tashlich? R: O homem é comparado ao peixe: assim como o peixe é pego pela rede sem perceber, o homem pode ser pego pela rede do pecado sem perceber, no entanto pode "sair" dela através da teshuvá; da mesma forma que os peixes se multiplicam em grande número e são protegidos em seu habitat, rezamos para sermos multiplicados em número e força sob a constante proteção Divina; assim como os peixes não são afetados por ayin hara, assim pedimos a D’us para não sermos afetados por ele, e como os peixes que têm seus olhos constantemente abertos, esperamos que D’us esteja sempre com olhos aberto, ao nosso lado, nos protegendo. |
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