As festas do mês
 
         
 
Todos os aspectos da vida judaica ficam manifestos neste mês, no qual encontram-se dias solenes, dias de jejum e dias de alegria. Não é simples coincidência o primeiro mês do ano conter "amostras" de cada faceta da vida judaica, pois são uma introdução e diretriz para o ano inteiro. Pela completa observância dos dias especiais deste mês, somos introduzidos, para o ano que recomeça. O que poderemos aprender destes dias espe-ciais de Tishrei?
   
         
   
Rosh Hashaná - 29 e 30 de setembro de 2011
   
A princípio temos Rosh Hashaná, o começo do Ano Novo, o dia no qual o primeiro ser humano - Adam (Adão) - proclamou a soberania de D'us sobre todo o Universo. Quando estamos para iniciar algo novo em nossas vidas, tomar decisões, etc., devemos lembrar que D'us é o Criador do Céu e da Terra e o Governante único do Universo; assim, qualquer ação deve ter a Sua aprovação.
 
       
 
Assêret Yemê Teshuvá - 1 a 7 de outubro de 2011
   
Isto é enfatizado também por Assêret Yemê Teshuvá (os Dez Dias de Arrependimento) que nos recordam que, sendo servos do Rei, devemos
manter nossos atos em constante verificação.
Naturalmente, uma vez que somos apenas humanos, estamos sujeitos a falhas.
   
       
 
Yom Kipur - 7 a 8 de outubro de 2011
   
É por isso que D'us nos dá Yom Kipur, para nos mostrar que nunca é tarde demais para o retorno, se o fizermos com sinceridade, remorso, rejeição dos defeitos passados e tomarmos novas e firmes resoluções para melhorar no futuro. Se estas decisões forem resolutas, D'us nos perdoará e anulará nossos pecados.    
       
 
Sucot - 12 a 19 de outubro de 2011
   
Poderá parecer difícil alterar velhos hábitos e cumprir práticas desconhecidas, mas Sucot nos ensina a não nos desesperarmos em dias de dificuldade, mesmo que nos encontremos em minoria, pois D'us nos protege a todo instante. A Sucá nos recorda as "Nuvens de Glória", com as quais Ele nos cercou durante os quarenta anos da saída do Egito.    
       
 
Shemini Atsêret e Simchat Torá - 20 e 21 de outubro de 2011
   
Finalmente, para saber como conduzir a vida conforme os desejos Divinos, temos Shemini Atsêret e Simchat Torá, as festas de júbilo da Torá, na qual D'us nos deu as Divinas Leis de just-iça e honestidade e um completo e verdadeiro guia para a vida. Conduzindo a vida de acordo com Sua vontade, podemos assegurar felicidade total, pois a Torá é a "árvore da vida para aqueles que nela se apoiam; são felizes os que a sustentam."    
       
       
  Veja também    
         
  Uma meditação chassídica para as Grandes Festas do mês de Tishrei    
    top