De trás para a frente?  
indice
  Baseado nas obras do Rebe Menachem Mendel Schneerson    
       
 

Uma das mitsvot de Purim é a leitura da Meguilá - o Rolo de Ester, no qual o milagre de Purim é relatado.

Diz o Talmud: "Quem lê a Meguilá de trás para a frente não cumpre a obrigação." Nossos Sábios explicam que "de trás para a frente" não significa apenas na ordem contrária; quer dizer também que quem ler a Meguilá apenas como uma história do passado não entende seu significado.

A história de Purim é diretamente relevante para o mundo contemporâneo. Como a própria Meguilá conta, ao celebrarmos Purim a cada ano, os eventos milagrosos de Purim são "lembrados e comemorados" em nossa vida.

Haman, Ontem e Hoje

Não é preciso procurar longe para encontrar os herdeiros modernos de Haman. Hoje, como antigamente, há maquinadores perversos que procuram fazer dos judeus bodes-expiatórios e - D'us não o permita - erradicar-nos da face da Terra. Cada vez que tentam nos destruir, seus planos são frustrados pela mão miraculosa de D'us.

O exemplo mais claro em tempos recentes foi a Guerra do Golfo, que terminou com vitória em Purim, 5751 (1991).

De Redenção em Redenção

Durante toda a História presenciamos milagres. Apesar de séculos e séculos de perseguição, sobrevivemos e prosperamos. Porém ainda estamos no exílio há quase 2000 anos, esperando e rezando pela Redenção final e completa - a Redenção que terminará com o sofrimento e o exílio para sempre.

Possa o cumprimento das mitsvot de Purim ser um precursor de uma nova era que trará uma vida melhor para todas as nações do mundo.

     
   
top