Mensagem do Lubavitcher Rebe  
indice
     
 

Em Purim, ao escutarmos a leitura da Meguilá e meditando sobre a história relatada, é preciso lembrar de alguns detalhes e fatos importantes que aconteceram naquela época:

  • Um certo Haman apareceu e publicou um decreto visando massacrar e exterminar todos os judeus numa determinada data.
  • Nesse meio tempo, a rainha Ester pediu a Mordechai para "reunir todos os judeus e jejuar", dizendo que ela se apresentaria perante o rei, implorando para que o terrível decreto fosse anulado.
  • Em seguida, Mordechai reuniu dezenas de milhares de crianças judias para ensinar-lhes a Torá, estudando juntos o procedimento da oferenda do "omer" que terá lugar quando o Templo Sagrado for reconstruído.
  • Todas as crianças estavam tão entusiasmadas pelo novo espírito que Mordechai inculcou nelas, que exclamaram frente ao perigo mortal: "Nós ficaremos contigo e com a Torá na vida e na morte!"
  • No mesmo dia os decretos perderam sua validade. A queda de Haman ficou assegurada e os judeus foram salvos. (A notícia, entretanto, só foi divulgada alguns meses depois.)

A experiência dos nossos ancestrais serve a todos de lição! É preciso compreendermos que um dos meios mais eficazes de garantir a queda do "Haman" de todos os tempos, é trazer luz e alegria ao nosso povo - reunindo crianças judias para lhes ensinar a Torá e o judaísmo.

É preciso lhes dizer que a verdadeira e perfeita Redenção depende inteiramente de nós; pois se nós, judeus, voltarmos a D'us com um sincero arrependimento, seremos imediatamente redimidos pelo nosso justo Mashiach (Messias).

É preciso lhes dizer também que nosso sagrado Bet Hamicdash será reconstruído brevemente e que nós devemos ser dignos e estar preparados para servir a nosso D'us neste Santuário.

O dia no qual as crianças judias estiverem imbuídas deste espírito e exclamarem: "Nós ficaremos contigo Torá, na vida ou na morte!" - nossa Torá nos assegura que neste dia todos os "Hamans" serão derrotados e nós teremos luz, contentamento, júbilo e honra.

Que possamos ainda viver este dia de uma nova era!

Rabi Menachem Mendel Schneerso

     
   
top