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Pergunta:
Conforme sei, Esther fez um jejum de três dias antes de ir ver o
rei. Os três dias duraram até o primeiro dia de Pêssach
– portanto eles jejuaram ao invés de comerem na refeição
festiva de Pêssach. Agora estamos fazendo um jejum no dia anterior
a Purim. Sei que o motivo alegado é porque eles provavelmente jejuaram
naquele dia, pois estavam rezando para serem libertados de seus inimigos.
Mas nesse caso, por que chamamos de “Jejum de Esther”? O jejum
de Esther foi aquele de três dias que incluíram o primeiro
dia de Pêssach. Obviamente, não faremos isto neste ano, Mas
por que chamar este jejum de o Jejum de Esther?
Resposta:
Boa pergunta, e na verdade o Rebe, Rabi Menachem Mendel Schneerson, de
abençoada memória, perguntou a mesma coisa.
Sua explicação foi que Esther era a única que poderia
ter jejuado naquele dia. O restante do povo talvez tenha sentido que deveria
estar jejuando, mas não tinham permissão, pois precisavam
de toda a força possível para se defender contra as perversas
hordas de Haman.
Esther, sentada no palácio, era a única que nada tinha a
temer, e portanto pôde jejuar. Como ela foi a única que jejuou
naquela primeira vez, chamamos o jejum pelo nome dela.1
NOTAS
1. Baseado na palestra do Rebe em Purim 5730 (1970).
Veja também Likutei Sichot, vol. 6, págs. 371-372.
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