Por que é Chamado o Jejum de Esther?  
indice
  Por Eliezer Zalmanov  
 

Pergunta:
Conforme sei, Esther fez um jejum de três dias antes de ir ver o rei. Os três dias duraram até o primeiro dia de Pêssach – portanto eles jejuaram ao invés de comerem na refeição festiva de Pêssach. Agora estamos fazendo um jejum no dia anterior a Purim. Sei que o motivo alegado é porque eles provavelmente jejuaram naquele dia, pois estavam rezando para serem libertados de seus inimigos. Mas nesse caso, por que chamamos de “Jejum de Esther”? O jejum de Esther foi aquele de três dias que incluíram o primeiro dia de Pêssach. Obviamente, não faremos isto neste ano, Mas por que chamar este jejum de o Jejum de Esther?

Resposta:
Boa pergunta, e na verdade o Rebe, Rabi Menachem Mendel Schneerson, de abençoada memória, perguntou a mesma coisa.

Sua explicação foi que Esther era a única que poderia ter jejuado naquele dia. O restante do povo talvez tenha sentido que deveria estar jejuando, mas não tinham permissão, pois precisavam de toda a força possível para se defender contra as perversas hordas de Haman.

Esther, sentada no palácio, era a única que nada tinha a temer, e portanto pôde jejuar. Como ela foi a única que jejuou naquela primeira vez, chamamos o jejum pelo nome dela.1


NOTAS
1. Baseado na palestra do Rebe em Purim 5730 (1970). Veja também Likutei Sichot, vol. 6, págs. 371-372.

       
   
top