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Em algumas antigas cidades muradas –
Jerusalém é o exemplo mais fundamental – Purim é
observado não em 14 de Adar, a data de sua observância em
todos os outros lugares, mas em 15 de Adar. Isto é para comemorar
o fato de que na antiga cidade murada de Shushan, onde as batalhas entre
os judeus e seus inimigos se estenderam por um dia adicional, a celebração
original de Purim foi feita não no dia 14, mas a 15 de Adar.
15 de Adar é portanto chamado “Shushan Purim” e é
um dia de júbilo e celebração também naqueles
locais onde não é observado como o verdadeiro Purim.
Pará e Hachodesh
Após o feriado de Purim, os preparativos para Pêssach começam
para valer. No fronte do lar, a Operação “Livre a
Casa de Chamêts” está a pleno vapor. No fronte da sinagoga,
suplementamos as leituras semanais da Torá com as leituras especiais
pré-Pêssach. No Shabat que cai antes ou em 1º de Nissan,
lemos a leitura especial “Hachodesh”. Na semana anterior a
esta, fazemos a leitura de “Pará”.
Pará
A Leitura Pará da Torá (Bamidbar 19) detalha as leis da
“vaca Vermelha” e o processo pelo qual uma pessoa que tornou-se
ritualmente impura pelo contato com um corpo morto era purificada.
Cumprimos os rituais relacionados ao Templo estudando suas leis na Torá.
Quando o Templo Sagrado estava de pé em Jerusalem, todo judeu tinha
de se colocar num estado de pureza ritual para levar a oferenda de Pêssach
ao Templo. Atualmente, embora estejamos incapacitados de cumprir os rituais
relacionados ao Templo na prática, nós os cumprimos espiritualmente
estudando suas leis na Torá. Assim, estudamos e lemos a seção
Pará em preparação para a Festa de Pêssach
que se aproxima.
Segundo algumas autoridades haláchicas, há uma exigência
bíblica de todos os homens escutarem a leitura especial de Pará.
A haftará (Yechezkel 36:16-36) discute a promessa Divina de “purificar”
e limpar os judeus quando Ele reuni-los e devolver a todos à Terra
de Israel na Era Messiânica.
Hachodesh
A Leitura Hachodesh (Shemot 12:1-20) relata a histórica comunicação
de D’us a Moshê no Egito em 1º de Nissan, duas semanas antes
do Êxodo, sobre o estabelecimento do Calendário Judaico (lunar),
a Oferenda Pascal, matsá, ervas amargas e o sêder.
A Haftará especial Hachodesh (Yechezkel 45:18-46:15) é uma
profecia sobre a Oferenda Pascal que será levada ao Terceiro Templo
Sagrado.
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