Você Sabia?  
indice
     
 

"… que Haman foi enforcado no terceiro dia de Pêssach? (Purim é o aniversário da celebração da vitória dos judeus após sua guerra contra seus inimigos (11 meses depois)

… que o nome hebraico de Ester era Hadassá? ("Ester" é persa)

… que Mordechai foi o primeiro homem na história a ser chamado de "judeu"? (Antes disso, os judeus eram chamados de hebreus ou israelitas)

… que Achashverosh ficou quatro anos procurando uma rainha, e durante este tempo ele considerou mais de 1400 concorrentes, antes de escolher Ester?

… que Vashti (a primeira rainha de Achashverosh) era bisneta de Nabucodonosor, o imperador da Babilônia que destruiu o Primeiro Templo?

… que foi Haman quem aconselhou Achashverosh a matar Vashti?

… que há uma opinião no Talmud dizendo que Ester não era bela, e tinha um tom de pele esverdeado?

… que Haman certa vez fora escravo de Mordechai?

… que Mordechai, que se recusou a inclinar-se perante Haman, era descendente de Binyamin, o único dos filhos de Yaacov que não se curvou perante o ancestral de Haman, Essav?

… que o decreto de Haman jamais foi revogado? (Achashverosh simplesmente emitiu um segundo decreto, dando aos judeus o direito de se defenderem por si mesmos)

… Mordechai era um homem bastante velho durante a história de Purim? (Ele já era membro do Sanhedrin, a mais alta corte da Lei da Torá em Jerusalém, 79 anos antes do milagre de Purim!)

… que todo judeu no mundo vivia no reino de Achashverosh, de modo que foram todos incluídos nos decretos de Haman?

… que o nome de D’us não é mencionado nenhuma vez em todo o Livro de Ester?

       
   
top