Nosso Purim de cada dia  
indice
       
 

Uma das mitsvot de Purim é ouvir a leitura da Meguilá duas vezes, uma à noite e outra no dia de Purim.

A respeito dessa mitsvá, nossos Sábios declaram: "Todo aquele que lê a Meguilá ‘de trás para a frente’ não cumpriu seu dever."

O Báal Shem Tov explicou que isso alude à idéia de que aquele que pensa que o milagre de Purim foi válido "naquele tempo" – mas não agora – não cumpriu seu dever.

Todos os eventos ocorridos naquela época são igualmente aplicáveis atualmente. Tudo que se precisa fazer é olhar para os nomes e manchetes nos jornais para saber que quando se trata do plano de aniquilação anti-judaico de Haman, isso não aconteceu apenas "naquela época".
Zhirinovsky. Revisionistas do Holocausto. Farakhan. Estes são os Hamans de hoje.

Mas, é Purim! Por que enfatizar o negativo?

Há muito mais em ser judeu que aprender sobre o anti-semitismo e o Holocausto. E há muito mais no Judaísmo que aconteceu há muito tempo e pode ser aplicável hoje em dia.

Para mencionar apenas alguns pontos da antiga história de Purim que podem ser incorporados a nossa vida "moderna":

O único interesse de Esther em todo o luxo, abundância e poder do palácio era aquilo que ela poderia usar para salvar seu povo e servir a D’us.

Mordechai não se inclinou. Ele era orgulhoso de ser judeu e nem mesmo as ameaças do poderoso e perverso Haman poderiam induzi-lo a comprometer suas crenças.

A libertação dos judeus da cruel trama de Haman foi apressada pelas crianças, que continuaram a rezar e estudar Torá sem interrupção.

Apesar do fato de que os judeus estavam dispersos pelas 127 províncias de Achashverosh, eles formavam – nas palavras de Haman – "uma nação". Eles eram unidos.

Nossa maior força vem do fato de permanecermos unidos como um povo.

Embora a direção de D’us para o mundo esteja freqüentemente oculta, como ocorreu durante a história de Purim – na qual até Ester se tornando rainha pareceu "acontecer" por si mesma – devemos entender que é D’us quem controla o mundo e cada detalhe. Para trás, para a frente, acima e abaixo.

Purim é a época de nos rejubilarmos no grande milagre que D’us forjou para nós, e os milagres que Ele continua a conceder a cada indivíduo e a todo o nosso povo, todos os momentos de todos os dias, até o milagre supremo, a Era Messiânica.

Feliz Purim

       
   
top