__ORDEM DO CORBAN PÊSSACH
 
indice
 

"Oferecemos os nossos lábios [em orações] no lugar dos sacrifícios [dos animais]".

A prece de Minchá é feita em lugar da oferenda vespertina diária. Na época do Bet Hamicdash a oferenda de Pêssach era sacrificada após a oferenda vespertina diária. Portanto, é apropriado estudar a ordem da oferenda de Pêssach após Minchá e pronunciar o seguinte:

A oferenda de Pêssach é constituída de cordeiros ou cabritos, machos, de um ano de idade, e abatidos em qualquer lugar no pátio do Templo, somente depois do meio do dia do décimo quarto dia [de Nissan], após o abate da oferenda vespertina diária e após a limpeza vespertina dos bocais da Menorá. Não se deve abater a oferenda de Pêssach enquanto tiver Chamêts em sua posse. Se for abatido antes da oferenda diária [vespertina], ele é aceitável, desde que alguém revolva o sangue da oferenda de Pêssach de modo que ele não se coagule até que o sangue da oferenda diária [vespertina] seja aspergido, e, só então, o sangue da oferenda de Pêssach é aspergido uma vez em direção a base [do altar].

Como isto é feito? O Shochet o abate, o primeiro Cohen que encabeça a fila recebe o sangue e passa para seu colega e este para seu colega. O Cohen mais próximo ao altar o asperge uma vez em direção da base [do altar]. Ele devolve o recipiente vazio para seu colega e este para seu colega, recebendo primeiro o recipiente cheio, e então, retomando o vazio. Havia fileiras de recipientes de prata e fileiras de recipientes de ouro; os recipientes não possuíam o fundo plano para que não pudessem ser apoiados no chão, evitando [dessa formal que o sangue se coagulasse. Posteriormente eles penduravam a oferenda de Pêssach e a esfolavam completamente, abriam-na, limpavam as entranhas até que os excrementos fossem removidos.

Eles tiravam [as partes a serem oferecidas no altar, que eram]: a gordura das entranhas, o lóbulo do fígado, os dois rins com a gordura sobre estes e a cauda até a costela e as colocavam dentro de um recipiente ritual. Então o Cohen as salgava e as queimava sobre o altar, cada uma individualmente. O abate, a aspersão do sangue, a limpeza das entranhas e a queima da gordura podiam ser feitos no Shabat, mas os demais serviços pertinentes não podiam ser procedidos no Shabat. Igualmente, se [o décimo quarto dia de Nissan] coincidisse com o Shabat, as oferendas de Pêssach não eram levadas para casa, mas um grupo permanecia com suas oferendas no monte do Templo, o segundo grupo sentava no Chel [uma área adjacente ao pátio do Templo] e o terceiro grupo ficava no seu lugar [no pátio]. Após o anoitecer eles saíam e assavam suas oferendas de Pêssach.

As oferendas de Pêssach eram abatidas em três grupos, cada qual consistindo, no mínimo, de trinta homens. O primeiro grupo entrava, o pátio do Templo ficava repleto, eles fechavam [seus portões], e enquanto eles estavam abatendo e oferecendo suas partes [sobre o altar], eles [os Leviim] recitavam o Halel; se eles terminavam [o Halel], antes de todos terem sacrificado [a oferenda de Pêssach], eles repetiam-no e se, após terem repetido [não houvessem ainda terminado os sacrifícios], recitavam-no uma terceira vez. A cada vez que o Halel era recitado [os Cohanim] tocavam três toques de trombeta Tekiá, Teruá, Tekiá.

Quando a oferenda terminava eles abriam os portões do pátio [do Templo], o primeiro grupo saía e o segundo entrava; eles fechavam os portões do pátio. Quando terminavam, eles abriam os portões, o segundo grupo saía e o terceiro entrava. O procedimento de todos [os grupos] era igual. Após todos terem saído, eles lavavam o pátio da sujeira do sangue que nele ficava; isto mesmo no Shabat. Como era feita esta lavagem? Um duto de água atravessava o pátio do Templo e havia um lugar por onde ele saía. Quando queriam lavar o chão eles fechavam a saída e o fluxo de água transbordava por seus lados até que a água subia e inundava [o chão] por todos os lados, juntando a ela todo o sangue e toda a sujeira que havia no pátio. Depois disso eles abriam a saída e tudo ia para fora, ficando o chão completamente limpo; isto é a honra do Templo. Se na oferenda de Pêssach fosse encontrado um defeito, quem a fez não cumpriu com sua obrigação, até que trouxesse outra.

Isto constitui uma descrição bem resumida da ordem da oferenda de Pêssach. Toda pessoa temente a D'us deve recitá-la na hora certa, para que o seu pronunciamento seja aceito no lugar de seu sacrifício. Deve-se estar preocupado com a destruição do Bet Hamicdash e rogar diante de D'us, o Criador do Universo, que o reconstrua rapidamente em nossos dias; Amên.

   
 
top