__ORDEM DA INSPEÇÃO E ELIMINAÇÃO DO CHAMÊTS
 
indice
 

É costume colocar pequenos pedaços de pão duro nas diversas dependências do local onde se procurará pelo chamêts, pouco tempo antes da inspeção, com a finalidade de que quem a realiza, os encontre.

Segundo a Cabalá, devem ser colocados dez pedaços.

Antes de iniciar a busca do chamêts, a seguinte bênção é pronunciada:

Bendito és Tu, A-do-nai*, nosso D'us, Rei do Universo, Que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou sobre a eliminação do Chamêts.

* N. do T. - Usamos este Nome Divino em diversos lugares desta Hagadá. Este Nome sagrado e portanto não deve ser pronunciado em vão. Quando estiver estudando ou lendo em outras ocasiões, substitua-o por "Hashem".

Deve-se inspecionar com a luz de uma vela em todos os lugares escondidos, mesmo nas fendas existentes no assoalho. Não é permitido falar entre o pronunciamento dessa bênção e o início da busca, mesmo que seja relativo à própria inspeção. Durante a inspeção não se deve falar sobre qualquer assunto que não seja absolutamente essencial a essa inspeção. Os familiares devem permanecer próximos no intuito de ouvir a bênção, para que então examinem o local que lhes é atribuído sem falar nesse intervalo. Deve-se cuidar para que se verifique primeiramente as dependências próximas ao local onde a bênção foi ouvida e não ir a outras dependências imediatamente após a bênção.

Após a inspeção deve-se ser cuidadoso para que o Chamêts guardado para ser comido ou queimado na manhã seguinte, seja colocado num lugar seguro para que não seja levado de um lugar a outro. Evita-se, deste modo, que seja esmigalhado e esparramado por crianças ou roedores. Após a inspeção, deve-se também anular [o Chamêts que possa ter sido negligenciado na inspeção] e pronunciar:

Todo o fermento e tudo o que for levedado que esteja em minha posse, o que não vi e não eliminei e do qual não saiba, que seja anulado

e sem dono, como o pó da terra.

No décimo quarto dia de Nissan, na quinta hora do dia, deve-se fazer uma fogueira específica, queimar o Chamêts e anulá-lo.

Para esta anulação feita de manhã, pronuncia-se:

Todo o fermento e tudo o que for levedado que esteja em minha posse, quer eu o tenha visto ou não, quer eu o tenha observado ou não, quer eu o tenha eliminado ou não, que seja anulado e sem dono

como o pó da terra.

Deve-se queimar [os] dez pedaços. Durante a queima do Chamêts o seguinte é pronunciado:

Seja Tua Vontade, A-do-nai nosso D'us e D'us de nossos antepassados, que, assim como eu elimino o Chamêts de minha casa e de minha propriedade, da mesma maneira elimina todas as forças estranhas. E elimina o espírito de impureza da terra, [e] elimina de nós a nossa má inclinação e concede-nos um coração de carne para servir-Te com verdade. Faze com que toda a Sitrá Achrá, todas as Kelipót e toda a maldade sejam consumidas; em fumaça e elimina o domínio do mal da terra. E elimina todos aqueles que angustiam a Shechiná, com espírito de destruição e espírito de julgamento, assim como eliminaste o Egito e seus deuses, naqueles dias e nesta época, Amên, Sêla.

   
 
top