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Este ano, 2015,
Pêssach terá início sexta-feira,
3 de abril, com o acendimento das velas de Shabat
e de Yom Tov.
***Lembre-se de deixar um fogo pré-aceso
(vela votiva e/ou de uma chama do fogão) antes de acender
as velas, pois só é permitido cozinhar, acender as
velas para o segundo dia, etc.,através da transferência
desta chama.
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PRIMEIRA NOITE DE PÊSSACH
SEXTA-FEIRA, 3/4
• Acende-se as velas de Yom Tov no horário estabelecido:
às 17h45 (SP).
• Na oração da noite, Arvit, recita-se o Halel completo.
• No kidush, acrescenta-se a bênção de shehecheyánu.
O kidush encontra-se na Hagadá.
• Após o sêder, antes de dormir, recita-se somente
o primeiro parágrafo do Shemá e a bênção
de Hamapil. Uma vez que esta é uma noite protegida (lel shimurim),
as outras preces de proteção são omitidas.
• Na conclusão da refeição, ao recitar o Bircat
Hamazon (Bênção de Graças), acrescenta-se o
parágrafo "Yaalê Veyavô", lembrando a festa
de Pêssach.
PRIMEIRO DIA DE PÊSSACH
SHABAT, 4/4
• A partir de Mussaf (Prece Adicional) do primeiro dia de Pêssach
fala-se “morid hatal” (que faz cair o orvalho) na segunda
bênção da Amidá (em vez de “mashiv haruach
umorid haguêshem”).
• Antes do almoço recita-se o kidush.
• Na conclusão da refeição, ao se recitar o
Bircat Hamazon (Bênção de Graças), acrescenta-se
o parágrafo “Yaalê veyavô”, lembrando a
festa de Pêssach.
O acendimento das velas deverá ser feito a partir de uma chama
pré-acesa antes do Yom Tov e somente após
às 18h38 (SP).
• Os preparativos para o segundo sêder são iniciados
somente após este horário.
• Na oração da noite, Arvit, recita-se o Halel completo.
• Desta noite em diante inicia-se a contagem do ômer, que
é feita todas as noites até a festa de Shavuot. O texto
encontra-se no sidur. (Os quarenta e nove dias entre Pêssach e Shavuot
são contados em antecipação ao recebimento da Torá).
• No kidush, acrescenta-se a bênção de “shehecheyánu”.
O kidush encontra-se na Hagadá.
SEGUNDO DIA DE PÊSSACH
DOMINGO, 5/4
• Antes do almoço recita-se o kidush.
• É costume acrescentar um prato especial na refeição
do almoço em lembrança ao banquete que a Rainha Ester ofereceu
nesse dia e que levou ao milagre de Purim.
• Na conclusão da refeição, ao se recitar o
Bircat Hamazon (Bênção de Graças), acrescenta-se
o parágrafo “Yaalê veyavô”.
• Término do Yom Tov: 18h37
(SP)
CHOL HAMÔED PÊSSACH – dias intermediários
DE SEGUNDA à QUINTA, 6 à 9/4
• As atividades criativas normalmente proibidas em Yom Tov são
permitidas nos dias de Chol Hamôed exceto em Shabat de Chol Hamôed.
Pode-se por exemplo: andar de carro, acender e apagar luz elétrica,
etc. Porém, todo trabalho que exija muito esforço, muito
tempo ou conserto profissional são proibidos em Chol Hamôed.
• O kidush e as bênçãos das velas não
são recitados em Chol Hamôed. Não se colocam tefilin
em Chol Hamôed.
• Nas orações de Arvit (noturna), Shacharit (matinal)
e Minchá (da tarde), a Amidá recitada é a mesma de
todo os dias; porém, acrescenta-se o parágrafo “Yaalê
veyavô”, lembrando a festa de Pêssach.
• Também no Bircat Hamazon (Bênção de
Graças) acrescenta-se “Yaalê veyavô”.
• Após Shacharit (Prece Matinal), recita-se meio-Halel, uma
leitura da Torá e uma Amidá adicional, a de Mussaf de Pêssach.
SÉTIMO DIA DE PÊSSACH
QUINTA, 9/4, o sétimo dia
de Pêssach inicia-se, ao entardecer, com o acendimento das velas
de Yom Tov
• Deixa-se uma vela de sete dias ou uma chama acesa antes do acendimento
das velas de Yom Tov.
• Acende-se as velas de Yom Tov às 17h39
( SP).
• Não se fala a bênção de shehecheyánu
no acendimento das velas, nem no kidush.
• Antes do jantar recita-se o kidush.
• Na conclusão da refeição, ao se recitar o
Bircat Hamazon (Bênção de Graças), acrescenta-se
o parágrafo “Yaalê veyavô”.
• O milagre da Divisão do Mar aconteceu ao amanhecer do sétimo
dia de Pêssach. É costume permanecer acordado nesta noite,
tal como os judeus antigos o fizeram. Estuda-se Torá durante toda
a noite.
SÉTIMO DIA DE PÊSSACH
SEXTA, 10/4
• Em Shacharit (Prece Matinal) meio-Halel é recitado.
• Há uma Leitura da Torá especial de Pêssach
que é lida na sinagoga : O cântico de louvor pelo milagre
da travessia do mar.
• Antes do almoço recita-se o kidush.
• Na conclusão da refeição, ao se recitar o
Bircat Hamazon (Bênção de Graças), acrescenta-se
o parágrafo “Yaalê veyavô”.
Acendem-se as velas para o 8º dia de Pêssach antes do pôr-do-sol
usando uma chama que esteja ardendo desde antes do pôr-do-sol de
sexta, 10/4
(é proibido acendê-la após o crepúsculo). Acenda
as velas às 17h38
(em S. Paulo).
Não se recita a bênção de”shehecheyán”u
no acendimento das velas nem no kidush.
• Antes do jantar recita-se o kidush.
• Nesta noite, mesmo quem toma cuidado para não molhar a
matsá durante os outros dias de Pêssach, faz questão
de comê-la molhada.
• Na conclusão da refeição, ao recitar o Bircat
Hamazon (Bênção de Graças), acrescenta-se o
parágrafo “Yaalê veyavô”.
OITAVO DIA DE PÊSSACH
SHABAT, 11/4
• Em Shacharit (Prece Matinal) meio-Halel é recitado.
• De manhã, antes de Mussaf (Prece Adicional), fala-se Yizcor
em memória dos entes falecidos. É importante lembrar que
o principal aspecto do Yizcor é a caridade prometida e doada (após
o término de Pêssach) em memória do falecido.
• Antes do almoço recita-se o kidush.
• Neste dia, mesmo quem toma cuidado para não molhar a matsá
durante os outros dias de Pêssach, faz questão de comê-la
molhada.
• Na conclusão das refeições do dia, ao se
recitar o Bircat Hamazon (Bênção de Graças),
acrescenta-se o parágrafo “Yaalê veyavô”.
• É costume chassídico fazer uma refeição
especial, com matsá e quatro copos de vinho, chamada Seudat Mashiach.
Esta refeição tem a intenção de aprofundar
nossa conscientização da iminência da Redenção
Final. Este também é o tema da haftará do dia.
TÉRMINO DE PÊSSACH
• Pêssach termina após o completo anoitecer de Shabat
(18h31, em S. Paulo).
• Espera-se mais uma hora antes de abrir os armários de chamêts
(vendidos na véspera de Pêssach), para que o rabino tenha
tempo de readquiri-los.
• Toma-se cuidado absoluto para não comprar de um judeu,
mesmo depois da festa, qualquer produto chamêts que ele não
tenha vendido na véspera de Pêssach, porque é proibido
usufruir do chamêts que foi propriedade de um judeu durante Pêssach.
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