9 de Kislêv
  por Rabi Shmuel M. Butman
  Nove de Kislêv é a data de nascimento e falecimento do Mitteler Rebe, Rabi Dov Ber (o segundo Rebe). O Mitteler Rebe foi um daqueles seletos tsadikim cujo nascimento e morte ocorreram no mesmo dia.

No verão de 1827 (5587), Rabi DovBer viajou à aldeia de Haditch, o local de repouso de seu pai, Rabi Shneur Zalman. Embora o discernimento chassídico geralmente brotasse de seus lábios, nesta ocasião ele estava silencioso e meditativo.

Tinham-no ouvido expressar certa apreensão a respeito do ano 5588 (1827): "Meu pai faleceu aos cinqüenta e quatro anos. O céu lhe apresentara uma escolha: a morte ou terrível sofrimento. Ele escolheu o segundo [foi aprisionado em seguida]; parece que ele deixou o primeiro para mim." Tudo isso pressagiava tristes acontecimentos.

Os Dias Festivos tinham chegado na mesma ocasião em que Rabi DovBer se dirigiu a Haditch. Logo seria 5588. Os chassidim chegavam em grupos e reuniam-se na Casa de Estudo que Rabi DovBer construíra perto do túmulo de seu pai, para ouvir seus discursos chassídicos. Depois de uma sessão, o Rebe permanecia ali para rezar e meditar. Quando terminou, saiu com uma aparência radiante e anunciou aos seus surpresos chassidim: "Persuadi meu pai a prometer que serei destituído do meu cargo de Rebe."

Os chassidim não sabiam como reagir a esta declaração, mas presumiram que o Rebe estava lhes dando uma indicação que pretendia realizar seu desejo há muito adiado de viajar à Terra Santa. Ficaram totalmente abalados, e perguntaram um ao outro: "Como pode o Rebe nos deixar assim, um rebanho sem pastor?"

Porém quando expressaram seus temores ao próprio Rebe, ele replicou: "Mas vocês têm meu genro Mendel, que será um pastor fiel" -– referindo-se ao Tsemach Tsedec.

O Rebe continuou sua jornada passando pela cidade de Niezhin, onde adoeceu. Sua doença progrediu e finalmente ele ali faleceu. Era 9 de Kislêv de 5588 (1827), o 54º aniversário do Rebe.