Dia 5 de Tevet
   
  “O Rebe disse a eles: “Quero que façam seu trabalho – não como um chassid, mas como um advogado.”
Rabino Avraham Shemtov

Em homenagem ao 20º aniversário de Hey Tevet, eu gostaria de apresentar alguns relatos interessantes relacionados aos eventos que levaram à biblioteca do Rebe sendo devolvida aos chassidim.

Os advogados que representavam o Rebe se encontraram com ele antes de entrar no caso.

Segue-se uma parte daquilo que foi discutido neste primeiro encontro.

“A primeira coisa que o Rebe frisou foi que os advogados deixassem claro que os livros não eram uma herança pessoal do Rebe Anterior, e isso deveria ser explicado e entendido segundo “a lógica humana”. O Rebe insistia que o desejo deles de se dedicar ao testamento do Rebe deveria concordar com a natureza, e com o sistema social. O Rebe disse a eles: “Quero que façam seu trabalho não como chassid, mas como advogados.”

Quando chegou ao 770 a notícia de que tínhamos vencido o caso no tribunal, todos ficaram contentes. O trecho a seguir é de um diário de um aluno que estudava no 770:

“Quando chegou a notícia de que tínhamos vencido na corte, eram 11h40 da manhã e estávamos sentados no salão de estudos no andar superior. Para mim, retratar o que aconteceu naquele momento é impossível. Todos saímos para o 770 e começamos a cantar e dançar “Dida Notsach”. Antes que eu me desse conta, os bachurim começaram a dançar e dar piruetas!

Os chassidim de Crown Heights começaram a se dirigir para o 770. Vários tanques de mitsvá passavam pelas ruas, tocando “Dida Notsach” nos altofalantes. Quando os secretários do Rebe saíram da sala dele, havia enorme júbilo em seus rostos. Piamenta e Eli Lipsker estavam tocando com a banda. No meio da dança, alguém se levantou e recitou a bênção de Shehecheiyanu.

Durante o caso no tribunal, parte dos testemunhos envolvia definir o relacionamento Rebe-chassid (era importante para se entender a posse dos livros). Três pessoas foram escolhidas para participar e transmitir a mensagem de que o Rebe e o chassid estão intimamente conectados. Um dos três era Elie Wiesel. Segue-se um trecho do seu testemunho:

“Por mais estranho que pareça, a opção de (envolvimento) é feita pelo chassid e não pelo Rebe. Não é o Rebe que escolhe o chassid, mas sim o contrário. Porém depois que a escolha é feita, é ilimitada. É lealdade total. E portanto, o Rebe deve ao chassid lealdade completa. Assim, para a comunidade, o Rebe deve ter total generosidade e compaixão. Além disso, ele tem ainda mais responsabilidade. É para isso que ele é um Rebe.”