O "Opsherenish" índice
     
 

Existe um antigo costume judaico, de retardar o primeiro corte de cabelo de um menino até seu terceiro aniversário. Quando a criança atinge os três anos, inicia um novo estágio de desenvolvimento como judeu. Um menino recebe seu primeiro corte de cabelo, no qual deixa os peot (costeletas) conforme prescrito pela Torá; recebe também seu primeiro par de tsitsit (franjas) e kipá (solidéu). As meninas começam a acender suas velas de Shabat. Nesta ocasião, a criança judia é apresentada ao estudo de Torá com balas e mel, para que sempre associe o estudo de Torá com doçura e deleite.

O corte de cabelo é chamado opsherenish em iídiche, ou chalacá em hebraico. A família e os amigos reúnem-se para a cerimônia; cada um pega um cachinho do cabelo, tomando cuidado para deixar os peot intactos.

Durante o período do Ômer, não temos permissão de cortar os cabelos em sinal de luto pelas mortes dos discípulos de Rabi Akiva. Lag Baômer, entretanto, é um dia de júbilo, no qual todas as regras de luto pelo período do Ômer são suspensas. E sendo assim, em Lag Baômer há sempre muitos garotos de três anos que estão esperando desde Pêssach para terem seu primeiro corte de cabelo.

Eis porquê, em Meron, a cada Lag Baômer vemos dezenas e dezenas de cerimônias de corte de cabelo. Esta é considerada uma maravilhosa bênção para a criança, ter seu opsherenish no local onde foi sepultado Rabi Simon bar Yochai.

     
   
top