índice
  Por que Velas?
     
 

Pergunta:
Por que a mitsvá de Chanucá é realizada por meio do acendimento de velas que representam o milagre do azeite no Templo Sagrado? Por que velas celebram o grande milagre da vitória na guerra contra as forças Sírio-Greco-Helenistas conforme falamos na reza de Al Hanissim (Pelos Milagres), "Fortes caíram nas mãos dos fracos, muitos nas mãos dos poucos...?"

Resposta:
Nossos sábios nos contam que a guerra contra o povo judeu, na época de Chanucá não foi física, mas espiritual. Judeus foram proibidos de estudar Torá e observar as mitsvot que nos conectam a D'us. Portanto, a guerra dos Helenistas era contra a alma judia; isto é, a observância da Torá e das Mitsvot.

A alma é comparada com uma vela, como está escrito, "A vela de D'us é a alma do homem." Torá e mitsvot também são comparadas à vela e à luz. Como resultado, os sábios estabeleceram a comemoração de Chanucá por meio do acendimento das velas. Elas não só comemoram o milagre do azeite no Beit Hamicdash, como também celebram a vitória sobre a guerra contra a alma judia (vela) e a vitória da Torá e das mitsvot (vela e luz).

















   
top