Acendimento da Chanukiá
índice
     
  Eu não acendi a Menorá na primeira noite. Por onde começo agora?  
     
 

RESPOSTA:

Nunca é tarde para começar; entre no espírito de Chanucá, e acenda a menorá esta noite. Não importa em qual noite você começa a acender a Menorá, você ainda acende a quantidade de velas correspondente à noite de Chanucá, por exemplo, se esta é a quarta noite, você deve acender quatro velas.

No entanto, na primeira vez que você acende a Menorá este ano, deve recitar a bênção Shehecheyanu, que é normalmente recitada apenas na primeira noite. É uma bênção sazonal recitada somente na primeira vez que a pessoa cumpre uma mitsvá que é feita apenas ocasionalmente.

Qual é o propósito da vela do Shamash em minha Menorá?
Em toda Menorá há nove braços. Oito para as oito noites de Chanucá, e o nono com a vela do Shamash. A palavra shamash significa literalmente "o auxiliar". [O zelador da sinagoga também é chamado shamash, porque é o auxiliar na sinagoga.]

Precisamos de uma vela extra para acender as velas de Chanucá. Não podemos simplesmente acender uma vela a partir da próxima, porque é proibido fazer uso das velas de Chanucá – seria depreciar a mitsvá. Portanto temos uma vela "auxiliar". Mesmo após acender a menorá, não apagamos o shamash; em vez disso o colocamos na proximidade das outras velas. Assim, se uma das velas se apagar – ou se uma vela for necessária para qualquer outro uso – utilizaremos o shamash.

Para diferenciar entre as velas da mitsvá e o shamash, certificamo-nos de que estão a alturas diferentes. Em outras palavras, o shamash é colocado acima ou abaixo das outras velas. Assim, o pedestre na rua poderá dizer quais velas são as da mitsvá, e saber de imediato qual noite de Chanucá está sendo observada. Muitos chassidim usam uma vela de cera de abelha para o shamash.


Fontes:
Código da Lei Judaica, Orach Chaim, 673:1
     
   
top