A Redenção Final
índice
  Rabi Shmuel M. Butman  
 

Há dez anos, em Rosh Chôdesh Kislêv e no Shabat seguinte, o Rebe falou sobre como "Todos os dias de sua vida deveriam ser dirigidos no sentido de trazer a Era de Mashiach."

Todos os momentos em que a pessoa está acordada – declarou o Rebe – e na verdade até durante o tempo em que está dormindo, pois também está vivo – devem ser devotados a este objetivo. Isso deveria incluir não apenas suas atividades conscientes (pensamentos, palavras e ações), como também sua própria essência. Em outras palavras, o próprio âmago de um judeu deve ser concentrado em aproximar a Redenção Final.

Nesse contexto, o Rebe explicou o que significa "respirar o ar de Mashiach." A essência da vida de uma pessoa está refletida em seus processos de respiração. De fato, a palavra hebraica para respirar "neshima," compartilha as mesmas letras que a palavras hebraica para alma, "neshama."

O serviço que é necessário no presente, explicou o Rebe, é conectar nossa essência com a essência de Mashiach. Isso terminará por despertar um padrão de conduta que permeará cada dimensão de nosso ser.

Em termos práticos, isso significa se preocupar com a existência fundamental de todo judeu, e fornecer a nossos irmãos as necessidades requeridas para celebrar as festas do mês de Kislêv com felicidade e alegria. Além disso, todo judeu deveria também ter os meios de cumprir o costume de doar Chanucá guelt (dinheiro) aos membros de sua família.

Como concluiu o Rebe, estas atividades trarão o advento da suprema Redenção neste mês, que é também chamado "mês da Redenção." Naquela ocasião, teremos o mérito de ver não apenas a essência de Mashiach, como também a revelação de Mashiach no mundo em geral, quando ele "aperfeiçoará o mundo inteiro, [motivando todas as nações] a juntas servirem a D’us, como está escrito: "Farei os povos puros de palavras, para que todos proclamem o nome de D’us e O sirvam com um único propósito."

Que isso ocorra imediatamente.

     
   
top