A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  X  Y  Z
   
  Nomes Judaicos Masculinos
indice
   
 

A

Aharon, Aaron

Aaron era o irmão três anos mais velho que Moshê. Na corte do faraó, ele foi o porta-voz de seu povo, e ao mesmo tempo líder do sacerdócio, o primeiro Cohen Gadol.

Abba
Do radical árabe ou sírio, significa "Pai" e tem a conotação de governante ou líder. O nome era usado comumente entre os eruditos do Talmud.

Abbe, Abbey, Abby
Formas abreviadas de Abba ou Abbot. Estes nomes são também usados como formas femininas, geralmente diminutivo de Abigail. Também são usados como formas do nome Abiel.

Abel
Se tomado como cognato do assírio abalu, o significado é campina, e significa fecundidade. Na Torá o significado hebraico é "sopro". Abel era o irmão de Caim, filho de Adam e Eva.

Abiel, Aviel
Do hebraico, significando "D’us é meu Pai". Aviel é uma variante.

Abner
De origem hebraica, significa "a vela do pai". Tem a conotação de defensor (do nome do pai) ou luz e esplendor. Na Torá, Abner ben ner foi o tio do Rei Saul e comandante de seu exército.

Absalom
Do hebraico, significa "o pai da paz". Absalom foi o terceiro filho do Rei David.

Adam

Na narrativa bíblica, Adam é o nome do primeiro homem. Diversos significados lhe são atribuídos, porém o mais comum é "terra".
Adam não era usado entre os judeus até recentemente.

Akiba, Akiva
Famoso erudito e professor do século I. De origem hebraica, similar ao nome Jacob, e interpretado como significando "suplantar, preso pelo calcanhar, ou proteger".

Alan, Allan, Allen, Allyn

Numa pesquisa feita em 1945, Alan era muito popular como primeiro nome, e o mais usado como segundo nome em meninos. A origem exata é duvidosa, mas geralmente é tirado do celta, significando "harmonia, paz", ou do gaélico, significando "bonito, de boa aparência".

Alex, Alexandre
Alex é a forma abreviada de Alexandre, que significa "protetor de homens". Segundo a lenda, quando Alexandre o Grande, da Macedônia (356-323 AEC) entrou na Palestina, todos os meninos judeus nascidos naquele ano receberam o nome de Alexandre em sua honra.

Alon
Do hebraico, significa "carvalho".

Ami
Do hebraico, significa "meu povo".

Amnon
Nome popular em israel, significa "fiel". Amnon foi o filho mais velho do Rei David.

Amram
Pai de Moshê. Extraído do radical hebraico, significa "uma nação poderosa", ao passo que em árabe significa "vive, vida".

Ari, Arie
Uma forma hebraica de Aryay, que significa "leão", e tem a conotação de força.

Aryeh
Do hebraico, e significa "leão" tendo a conotação de força. Aryeh era um dos oficiais no exército de Pekach. O nome Benroy pode ser uma corruptela de Ben (filho de) Aryeh.

Asher
Do inglês antigo, significando "abençoado, afortunado ou feliz". Asher, o filho de Zilpah, foi um dos doze filhos de Yaacov e líder de uma das tribos.

Avi
Do hebraico, significando "pai". Abba é a forma popular em aramaico.

Avigdor
Do hebraico, significando "pai protetor".

Avital

Do hebraico, significando "pai do orvalho". Usado como nome masculino e feminino em Israel.

Avner
Uma variante de Abner, que significa "pai da luz". Abner era o primo do Rei Saul e general de seu exército.

Avraham, Abraham, Abrão, Avrum
Uma variante de Abram, que é a forma abreviada de Abraham. Avraham foi o primeiro judeu. Era chamado de hebreu porque vinha do "outro lado" (eber) do Eufrates. O nome original era Avram, que significa "pai exaltado". Mais tarde foi mudado para Avraham, que significa "pai de uma nação poderosa", ou "pai de uma multidão". A letra hebraica "H", que é o símbolo para D’us, foi adicionada (tornando Avram em Avraham) por causa da aceitação de um único D’us por Avraham.


B

Baruch
Do hebraico, significando "abençoado", e tendo a conotação de afortunado, feliz. Na Torá, Baruch era o filho e secretário do Profeta Yirmyahu.

Barzilai
Do hebraico, significando "homem de ferro", e tendo a conotação de força.

Ben
Do hebraico, significa "filho". Usado ocasionalmente como nome independente, mas com maior freqüência é o diminutivo de Benjamim.

Ben-Ami
Do hebraico, significando "filho de meu povo".

Benjamin
Do hebraico, significando "filho de minha mão direita", com a conotação de força. Benjamin era o mais jovem dos doze filhos de Yaacov na Torá.

Benzecry
Uma corruptela da forma patronímica (referente à linhagem), significando "o filho de Zecariah".

Ben Zion, Benzi
Do hebraico, significando "filho excelente" ou "muito bom".

Berger
Uma variante de Burgess.

Boaz
Do hebraico, significando "força e rapidez". Bisavô do Rei David e marido de Ruth.

Boris
Do eslavo, significando "guerreiro que luta".

Brand
Do anglo-saxão, significando "corvo" ou "espada", com a conotação de força ou guerreiro.


C

Caleb
Vários significados lhe são atribuídos: "coração" ou "um cão" do hebraico. "Sacerdotal, oficial, um mensageiro", do assírio. "Destemido, bravo" do árabe. Espião enviado a Canaã por Moshê.

Chaim, Chai
Do hebraico, significando "vida". Entre os judeus, é freqüentemente dado a alguém que esteja gravemente enfermo, na esperança de que lhe seja concedida a continuação da vida.

Chanan
Graça


D

Dan
Dan foi um dos doze filhos de Yaacov, e o nome de uma das tribos de Israel. Dan é derivado do hebraico, significa "ele julgou".

Dani

Um nome israelense moderno, derivado de Dan; significa "meu juiz".

Daniel

Do hebraico, significando "D’us é meu juiz". Daniel foi uma figura famosa na Torá durante o período do exílio babilônico e famoso por ter escapado da toca do leão. Dan e Danny são formas diminutivas populares.

David

O Rei David foi um personagem querido na história bíblica. Embora o nome fosse comumente usado por muitos séculos depois de seu tempo, não há um rabino sequer no Talmud que se chamasse David. Atualmente, está entre os nomes mais populares para meninos. David vem do hebraico, e significa "amado".

Doran

Presente

Dotan

Lei. Lugar em Israel

Dov

Do hebraico, significando "um urso", e derivado de um radical árabe que significa "caminhar suavemente, a passeio".

Dror

Liberdade. Pássaro

Dvir

Lugar Sagrado no Templo


E

Efraim, Efrem
Um dos filhos de Yossef na narrativa bíblica. Nome hebraico significando "frutífero".

Efrat

Do hebraico, significando "honrado, homenageado". Membro da tribo de Efraim.

Elad

Da Tribo de Efraim

Elazar
Filho de Aharon na narrativa bíblica e um dos nomes bíblicos mais usados no Talmud.

Eli, Ely
Do hebraico, significando "ascender, elevar-se, ofertar", tendo a conotação de altura, grandeza e proeminência. É também uma forma abreviada de Elijah ou Elisha. Na Torá, Eli (pronunciado Aylee) era um sumo sacerdote e o último dos Juízes nos dias de Samuel. Eli (pronunciado Eelai) foi também o nome de um dos guarda-costas de David.

Elias
A forma grega de Elijah ou Elisha,

Eliezer
Do hebraico, significando "meu D’us ajudou". Eliezer aparece muitas vezes na Torá. Um Eliezer foi administrador de Avraham, outro foi um filho de Moshê, e um terceiro, um profeta na época de Jehoshaphat.

Elijah
Do hebraico, significando "o Eterno é meu D’us". O nome de um dos primeiros e mais famosos dos profetas hebreus, que viveu durante o reinado de Ahab and Jezebel.

Elisha
Do hebraico, significando "D’us é minha salvação". O Profeta Elisha foi aluno e sucessor de Elijah.

Enoch
Do hebraico, significando "educado ou dedicado". Enoch foi o filho de Caim, nascido depois que este matou Abel.

Ephraim
Uma grafia alternativa para Efraim.

Ezekiel

Do hebraico, significando "D’us fortalecerá". Um dos profetas bíblicos mais conhecidos na época do final do Primeiro Templo (6 século AEC).

Ezra, Ezri

Do hebraico, significando "ajuda". Ezra foi um líder dos judeus depois da destruição do Primeiro Templo. Os Iemenitas, é notório, jamais dão o nome de Ezra a seus filhos. Eles alegam que quando Ezra tirou os judeus da Babilônia, não levou os Iemenitas junto. Ezri é mencionado no Livro das Crônicas.


G


Gabriel

Do hebraico, significando "D’us é minha força". Gabriel foi o anjo visto por Daniel em uma visão. Gabe e Gabby são formas abreviadas populares.

Gad

Do hebraico e árabe, significando "feliz, afortunado" ou "um soldado, um guerreiro". Um dos filhos de Yaacov.

Gal

Onda

Gamaliel, Gamliel

Do hebraico, significando "D’us é minha recompensa", e tendo a conotação de bênção.

Gedalia, Gedaliah, Gedaliahu

Do hebraico, significando "D’us é grande". Na Torá, Gedaliah foi o governador da Judéia, designado por Nabucodonosor.

Gidon (Gideon)

Guerreiro e Herói

Gil

Júbilo

Gilad

Júbilo interminável. Nome de uma montanha

Guy

Vale


H


Haim, Haym
Formas de Chaim, significando "vida".

Hanan
Do hebraico, significando "graça, gracioso".

Haskel, Haskell
Provavelmente uma corruptela da forma yidish Ezekiel, significando "força".

Hersch, Hersh
Do yidish, significando "um cervo", e tendo a conotação de ligeireza. Hirsch, Hirsh, Herzel, Heschel e Heshel são variantes.

Hillel

Do hebraico, significando "elogiado ou famoso". Embora o nome apareça como o pai de um juiz judeu, não se tornou popular até ser usado pelo renomado erudito judeu que nasceu na Babilônia cerca de 75 AEC, e que fundou uma notável academia.

Hod

Membro da tribo de Asher. Também significa "esplendor"


I

Idan

Era, período histórico

Ilan

Árvore

Isaac

Do hebraico, significando "ele rirá". Isaac, o segundo dos três Patriarcas, é um dos nomes mais usados no Talmud.

Isaiah

Do hebraico, significando "D’us é salvação", tem a conotação de ajudante. Um dos mais famosos dos profetas hebreus, ele profetizava em Jerusalém, de 740-701 AEC. Isa é uma forma diminutiva.

Ishmael

Do hebraico, significando "D’us ouvirá".

Israel
O último nome dado a Yaacov, o terceiro dos três patriarcas. Do hebraico, significando "príncipe de D’us" ou "lutou com D’us", tendo a conotação de lutador ou governante.

Issachar
Na Torá, Issachar foi o filho de Yaacov e Leah. Foi o líder de uma das doze tribos de Israel. Derivado do hebraico, significa "há uma recompensa".

Itai
Um dos guerreiros de David. Também significa "amigável"

Itamar

Do hebraico, significando "ilha de palmeira", com a conotação de "retidão, graça". Filho de Aharon


J


Jack, Jackie

Formas diminutivas de Jacob. Veja Jacob para uma explicação completa.

Jacob

Do hebraico, significando "seguro pelo calcanhar, substituto, ou protegido". O terceiro dos três patriarcas e pai dos doze filhos que foram os fundadores das tribos de Israel. O Livro de Bereshit descreve o encontro de Yaacov com um anjo e como ele recebeu o nome Israel, em complemento a seu nome original.

Jacques

A forma francesa de Jacob.
James
A forma inglesa do hebraico Jacob, significando "seguro pelo calcanhar, substituto, ou protegido". Jim, Jimmie, Jimmy e Jamie são formas populares abreviadas.

Jeremiah, Jeremias, Jeremy

Do hebraico, significando "D’us afrouxará (os vínculos)" ou "D’us elevará". Jeremiah é um dos seis profetas hebreus cujo nome é mencionado como um nome pessoal no Talmud. Pertenceu a uma família de sacerdotes que morava perto de Jerusalém e começou a profetizar em 625 AEC.

Job

Do hebraico, significando "odiado e oprimido". Job é famoso por sua paciência e fé em D’us.

Jochanan, Johanan

Do hebraico, significando "D’us é generoso, misericordioso." Jochanan era extremamente popular nos tempos talmúdicos. Mais de 52 pessoas no Talmud são chamadas Jochanan.

Joel

Do hebraico, significando "D’us está querendo". Joel foi um dos doze Profetas Menores cujas obras estão incluídas na Torá.

Jonathan
Do hebraico, significando "D’us deu", ou "presente de D’us". O primeiro Jonathan na história foi o filho do Rei Saul, A amizade de Jonathan com David é uma das histórias mais comoventes na Torá.

Joseph
Do hebraico, significando "Ele (D’us) acrescentará ou aumentará". Joseph era o filho de Jacob na Torá. Quase 25% do Livro de Bereshit é devotado à história de sua vida.

Josh
Apelido de Joshua.

Joshua
Do hebraico, significando "o Senhor é minha salvação". Joshua na Torá foi o sucessor de Moshê, e levou os Filhos de Israel até a Terra Prometida. Seu nome original era Hoshea. O prefixo Yah foi acrescentado mais tarde por Moshê.

Judah
Judah está entre os nomes bíblicos mais usados no Talmud. O nome aparece pela primeira vez no Livro de Bereshit, onde Judah é o quarto filho de Jacob. É derivado do hebraico, e significa "louvor".


K

Kaufman
Do alemão, e significa "um comprador", e tem a conotação de proprietário, ou propriedade.

Kedem

Do hebraico, significando "velho, antigo" ou "vindo do leste".

Kenneth

Do celta e do escocês, significando "gracioso, atraente".


L

Lavi
Do hebraico, significando "um leão".

Lazar, Lazarus

Formas gregas dos nomes bíblicos hebraicos Elazar e Eliezer.

Leib, Leibel

Nomes yidish de origem germânica, significando "leão".

Leo, Leon

Leon é derivado do grego, significando "leão" ou "da natureza do leão", e tem a conotação de força. Leo é a forma latina.

Lev

Do hebraico, significando "um coração", ou então do yidish, significando "um leão".

Levi

Do hebraico, significando "reunido a", ou "atendente de" com a conotação de devoção, amizade. Levi na Torá era o terceiro dos doze filhos de Yaacov. Sua mãe era Leah. Os descendentes de Levi eram os sacerdotes e levitas que serviam no Templo de Jerusalém.

Lior

Eu tenho luz

Lipman

Uma corruptela de Liebman, do alemão, significando "amante do homem".

Liron

Eu tenho júbilo


M

Maimon, Maimun
Do árabe, significando "sorte, boa sorte". A personalidade mais famosa com este nome foi Moses ben Maimon (também chamado Maimônides), um filósofo judeu que viveu de 1135 a 1204. Maimun é uma variante.

Malachai, Malachi

Do hebraico, significando "meu mensageiro, ministro, ou meu servo." Malachai foi o último dos profetas hebreus. Seu período de atividade mais intensa foi 460-450 AEC).

Matatias

Do hebraico, significando "presente de D’us". O primeiro Matatias foi um patriota e sacerdote judeu que morreu cerca de 167 AEC. Foi o pai dos cinco famosos irmãos hasmoneanos, dos quais o mais famoso é Judah, o Macabeu.

Mayer
Ou do hebraico, com o significado de "aquele que brilha, reluz", ou então do alemão, com o significado de capataz, fazendeiro".

Meir, Meiri
Do hebraico, significando "aquele que brilha ou reluz".

Menachem, Menahem
Do hebraico, significando "aquele que conforta". A forma helenizada de Menachem durante o Período Grego era Menelaus. Este foi usado principalmente por judeus das camadas superiores da sociedade, incluindo os Sumos Sacerdotes. No Judaísmo italiano, era comum traduzir Menachem em Tranquilus. Durante a Idade Média, era costume dar-se o nome de Menachem aos meninos nascidos no 9 dia do mês judaico de Av (um dia de luto nacional pelo Templo).

Menasseh, Menashe
Do hebraico, significando "faz esquecer". Na Torá, Menasse, ou Manasse, foi o filho mais velho de Yossef. Seu irmão era Efraim.

Mendel
Deriva do latim, significando "da mente", ou então é uma variante yidish de Menachem.

Meyer, Myer
Variante da grafia de Meir.

Micah
Do hebraico, significando "que é como D’us". É uma variante abreviada de Michael, e tem o mesmo significado.

Michael
Do hebraico, significando "que é como D’us". Anjo e mensageiro de D’us
Micah é uma forma abreviada derivada de Michael, que aparece no começo da Torá, em Bamidbar, como membro da tribo de Asher.

Moe, Moise
Moe é o diminutivo de Moses, e Moise é a forma francesa e italiana de Moses.

Mordecai, Mordechai
Derivado do persa, significa "guerreiro". Primo da Rainha Ester.

Moses, Moshê
O nome da mais notável figura bíblica, que tirou os Filhos de Israel do Egito, após séculos de cativeiro. Líder do povo judeu. O nome deriva do hebraico, significando "extraído ou salvo (da água)", ou do egípcio, significando "filho, criança".


N

Nadav
Doador

Naftali, Naphtali
Do hebraico, significando "lutar". Na Torá, Naftali foi o sexto filho de Yaacov, o segundo com sua esposa Bilhah.

Nathan

Do hebraico, significando "ele deu", e sugerindo um presente de D’us. Nathan foi o profeta na Torá durante os séculos 11 e 12 AEC, que pronunciou que a dinastia do Rei David seria perpetuamente estabelecida, mas ao mesmo tempo ele admoestou David por seu tratamento injusto a Uriah, o Hitita.

Nathaniel

Do hebraico, significando "um presente de D’us". O nome aparece muitas vezes na Torá. Um Nathaniel foi o quarto filho de Jesse, irmão de David.

Negev

Do hebraico, significando "sul, do sul".

Nehemiah
Do hebraico, significando "confortado do Senhor". Durante o séc. V AEC, Nehemiah, contemporâneo de Ezra na Torá, foi Governador de Judah. Tinha trabalhado anteriormente como copeiro do Rei da Pérsia, Artaxerxes I.

Nir

Campo

Nissan

Do hebraico, significando "vôo" ou "padrão, emblema". Nissan é o nome do mês hebraico no qual ocorre a festa de Pêssach.


Nissim

Do hebraico, significando "sinais ou milagres". Deriva do mesmo radical hebraico de Nissan.

Nitzan

Companheiro

Noah

Do hebraico, significando "repouso, paz e tranqüilidade". Na Torá, Noah foi o personagem principal do episódio do Dilúvio.

Noam

Do hebraico, significando "doçura ou amizade".


O

Omri
— Rei de Israel

Obadiah
Do hebraico, significando "servo de D’us". Na Torá, Obadiah foi o quarto dos doze profetas menores. Viveu no 6 século AEC. O Livro de Obadiah na Torá consiste de um só capítulo.

Ofer

Cervo

Oren
Do hebraico, significando "uma árvore (cedro ou pinheiro)." Na Torá, Oren foi um descendente de Yehudá.

Oz
Força


P


Paz
De ouro

Peretz, Perez

Do hebraico, significando "irromper".

Pêssach

Do hebraico, significando "passar ou saltar por cima". É o nome hebraico usado na Torá para os dias festivos de Pêssach, o feriado da liberdade, comemorando o éxodo do Egito e o salvamento dos primogênitos israelitas durante a última das Dez Pragas.

Pinchás, Phineas
Do egípcio, significando "negro, de pele escura". Na Torá, Pinchás foi um sacerdote, neto de Aharon.

Pinchás, Pincus, Pinkas
Pinchás e suas variantes são as formas originais de Phineas, encontrado na Torá em hebraico.


R


Rafael
Do hebraico, significando "D’us curou". Rafael foi o arcanjo e mensageiro Divino mencionado nos livros apócrifos de Enoch e Tobit, embora o nome apareça na Torá como um dos Levitas.

Ram

Altura

Ravid

Ornamento

Raviv

Chuva, orvalho

Raz, Razi, Raziel

Nomes populares em Israel, derivados do aramaico, e significam "segredo, meu segredo, ou segredo do Senhor."

Reuven, Reuben

Do hebraico, significando "veja — um filho!" Na Torá, Reuven foi o primeiro filho de Yaacov e Leah.

Roi

Meu pastor

Ron, Ronel, Roni, Ronli

Formas variantes derivadas do hebraico, significando "júbilo ou canção".


S

Saadiah, Saadyah
Do hebraico, significando, "ajudante de D’us", e tendo a conotação de proteção. Saadiah ben Joseph foi um famoso erudito judeu nascido no Egito, que viveu de 882 a 942.

Samson, Sampson, Shimshon
Do hebraico, significando "sol". Na Torá, Samson foi um juiz israelita da tribo de Dan. Era famoso por sua força e coragem, e teve sucesso na luta contra os filisteus, até que foi traído por Delilah. Na literatura, Samson tornou-se um sinônimo para "homem forte".

Samuel
Famosa figura bíblica que viveu durante o século 11 AEC. Foi o profeta e juiz em Israel que ungiu Shaul como o primeiro rei. O nome deriva de um radical hebraico, e tem sido interpretado como significando tanto 'Seu nome é D’us", como "D’us ouviu", ou "D’us ungiu ou dedicou."

Saul
Do hebraico, significando "pedido ou emprestado". Na Torá, Saul foi o primeiro rei a reinar sobre Israel (11 século AEC). Era o filho de Kish, da tribo de Benjamin. Samuel, o Profeta, ungiu-o rei somente por causa do clamor do populacho, e apesar de seu próprio melhor critério.

Set, Seth
Filho de Adam

Shalom, Shlomo, Sholom

Nomes independentes com um radical comum. Do hebraico, significando "paz". Shlomo é o nome hebraico correspondente a Salomão.

Shamir
Do hebraico, significando "uma substância muito dura, como pedra", capaz de cortar o metal. Há uma referência a ele no Livro de Ezekiel. Segundo a lenda talmúdica, foi criado na véspera do Shabat, ao anoitecer.

Shammai
Erudito palestino do primeiro século e líder que fundou uma importante escola de pensamento. Do hebraico e aramaico, significando "nome", e tendo a conotação de reputação.

Shapir
Do aramaico, significando "belo". O sobrenome Shapiro é derivado deste nome pessoal.

Shai
Presente

Shalom
Paz

Shaul (Saul)
Primeiro Rei de Israel (veja Saul).

Shelomi, Shelomo
Formas variantes de Shlomo, que é a forma hebraica de Solomon.

Shem
Do hebraico, significando "nome", e tendo a conotação de "boa reputação". Na Torá, Shem foi o mais velho dos três filhos de Nôach.

Sheraga, Shraga, Sheragai, Shragai

Estes nomes são formas variantes derivadas do aramaico, e significam "luz". Em yidish, o nome híbrido Shraga-Feivel é comumente usado.

Shimon

A forma hebraica de Simon ou Simeon. Filho de Yaacov

Shmuel, Samuel
Profeta e Juiz. Significa também "D’us ouviu"

Shneur

Nome yidish, derivado do latim, Senior, que significa "o idoso".

Simcha, Simha
Do hebraico, significando "júbilo", ou "ocasião feliz".

Simeon, Simon

Do hebraico, significando "ouvir" ou :ser ouvido". Na Torá, Simeon foi o segundo filho de Yaacov e Leah.

Sivan
Sivan é o nono mês depois do Ano Novo Judaico, correspondendo a maio-junho. No Zodíaco, seu signo é Gêmeos.


T


Tal

Do hebraico, significando "orvalho ou chuva".

Tamir
Alto

Tom
Honesto

Tomer
Árvore

Tzevi, Tzvi

Do hebraico, significando "um cervo".


U

Uri, Uriah, Uriel

Todos são nomes independentes, mas têm um radical comum — do hebraico, significando "luz". Uri significa "minha luz". Uriah e Uriel significam "D’us é minha luz". Uriah, o Hitita da Torá, foi um dos guerreiros de David cuja esposa, Bathsheba, mais tarde tornou-se esposa de David. Uriel, segundo uma antiga lenda judaica, era um dos quatro anjos que ministravam na Presença de D’us.


Y


Yaacov, Yaakov

A forma hebraica de Jacob. Filho de Yitschac.

Yashar, Yesher
Do hebraico, significando "íntegro, honesto". Yesher é um nome bíblico, o filho de Caleb.

Yehoshua (Joshua)
Sucedeu Moshê como líder

Yehuda, Yehudah

Do hebraico, significando "louvor". A forma inglesa exata é Judah. Judah foi o quarto filho de Yaacov e Leah, e fundador de uma das doze tribos.

Yeshurun
Um nome poético usado na Torá para designar a nação hebraica. Yeshurun significa "aquele que é íntegro".

Yigal

Do hebraico, significando "ele redimirá". O nome aparece diversas vezes na Torá. Igal é uma variante.

Yitschac (Isaac)
Filho de Avraham. Significa também "riso"

Yoel
O nome hebraico do Profeta Joel, e significa 'D’us está querendo".

Yonah (Jonah)
Profeta. Significa também "pomba"

Yonatan (Jonathan)
Filho de Saul e amigo de David. Significa também "D’us doou"

Yossef (Joseph)
Filho de Yaacov e Rachel

Yair
Ele brilhará

Yakir
Precioso

Yaron
Ele cantará

Yigal

Ele redimirá


Z

Zachariah (Zachary), Zecharia

Do hebraico, significando "a memória, ou lembrança do Eterno". Zachariah e Zachary são formas variantes de Zechariah. O mais famoso Zechariah foi o profeta que viveu na primeira metade do 6 século AEC, durante o período de retorno dos exílios babilônicos. Outro Zechariah foi o Rei de Israel, filho de Jeroboam o Segundo, no século 8 AEC. Profeta. Significa também "Lembrando D’us"

Zamir
Canção

Zak
Forma abreviada de Isaac, ou então apelido de Zechariah e Zachary.

Zebulun, Zevulun
Do hebraico, significando "exaltar, honrar", ou "uma casa elevada". Na Torá, Zebulun era o sexto filho de Yaacov e Leah.

Zev, Zevi, Zeviel
Formas variantes do nome hebraico Tzvee, que significa "um cervo". Zev também possui o significado de "lobo". Zeviel significa "gazela do Senhor."

Zevulun
Grafia hebraica original para Zebulun.

Ziv
Reluzir

Zohar
Luz

     
 
top