É claro que nada disso é para você. É para aquele que vai nascer. Portanto, não há auto-indulgência nenhuma. Apenas uma boa preparação para ser mãe. Certo? Certo.
  Por Jay Litvin    
  Conselhos para uma futura mamãe  
indice
   
 

Querida................,

Obrigada por escrever. É sempre bom receber boas notícias, especialmente boas notícias na família.

Então, você está grávida! Mazal Tov! Estou lisonjeada por ser consultada e por favor, sinta-se à vontade para ligar ou escrever a qualquer hora pedindo conselhos. Você provavelmente não receberá nenhum, mas procure-me de qualquer forma. Se eu não tiver conselhos a dar, provavelmente inventarei alguma coisa que seja agradável. Em última instância, farei você rir um pouquinho, e todos sabem que rir é a melhor coisa para bebês ainda não nascidos. Na verdade, o riso é a melhor coisa que conheço para quase tudo.

De qualquer forma, todas as bênçãos para uma gravidez fácil, com muitos momentos de aconchego. Um conselho tenho certeza que posso oferecer: dê-se ao luxo de sentir-se cansada. É sempre bom ter uma boa desculpa para ir para a cama e agora, finalmente, você pode fazer isso sem sentir-se culpada. Pode ir para a cama e pensar consigo mesma: "Não estou fazendo isso por mim, mas pelo bebê."

Certo? Certo.

Então, agora que você está bem acomodada, precisará de boas coisas para ler. (Já tentou uma pequena dose diária de salmos? Bastante confortador.) E, cobertores confortáveis para as noites frias de inverno. Sugiro um pouco de incenso ou uma daquelas coisinhas que queimam óleos perfumados.

É claro que nada disso é para você. É para aquele que vai nascer. Portanto, não há auto-indulgência nenhuma. Apenas uma boa preparação para ser mãe. Certo? Certo.

Agora, conselhos práticos:

Não: Olhe nada que seja feio. Leia sobre coisas desagradáveis. E deixe assuntos políticos e sociais pesados para os outros.

Sim: Olhe bastante pela janela, especialmente para as nuvens, árvores em flor e flores na primavera, e o sol faiscando sobre a neve recém-caída ou galhos cobertos de neve.

Música: Bastante. Várias vezes ao dia. E não se esqueça de cantar. O canto é essencial. Faça isso a qualquer hora, mas tente de verdade.

Prece: Algumas pessoas parecem acreditar que isso ajuda. Sou uma delas. Ele, como estou certo que você sabe, desempenha um importante papel em toda a concepção, gravidez, processo de nascimento (alguns dizem que Ele é o terceiro parceiro no evento), portanto, se eu fosse você, não o ignoraria. Eu soube que Ele gosta de ser lembrado, e que Se lembra daqueles que lembram d'Ele.

Além de algum tempo regular para prece, como foi sugerido por nossos Sábios, recomendo tentar manter-se cônscia da presença de D'us em nossa vida o tempo todo. Você pode mesmo achar-se tendo algum tipo espontâneo de conversação com D'us (mas não diga a ninguém que o faz, caso contrário será levada para o hospício). Nestas conversas, permita-se fazer reclamações, se tiver vontade, ou mesmo lamentar-se. E quando sentir vontade sincera, expresse sua gratidão ao Todo Poderoso. Você pode achar que quando pensa n'Ele, um sorriso brota em seu rosto, ou mesmo uma risada. E, bem, há muitos momentos para se ligar no Sr. Onipresente, se você deseja estar presente para Ele.

De qualquer maneira, estou certa de que você tem suas próprias maneiras de dialogar com o Divino. Estou apenas tentando lembrá-la a fazer isso tão freqüentemente quanto possível, formal ou informalmente.

Você pode querer ter alguns objetos sagrados pela casa - mezuzot, caixinhas de tsedacá (para caridade), e livros sagrados - para servirem como receptáculos a quaisquer bênçãos desgarradas que flutuem à procura de algo para se conectarem.

Também acredito que aquilo que você faz com seus olhos durante a gravidez (aquilo que você olha) é comunicado diretamente ao bebê que está para nascer; assim também os sons e as vibrações de outros. Portanto, fique perto de pessoas que pensem positivamente, e evite qualquer pessoa negativa, ou que a deixe preocupada ou ansiosa. E, siga sempre seu coração quando se tratar do seu bem-estar e do bebê.

Prometo que tudo vai dar certo. Você terá meses agradáveis e felizes à sua frente. O parto será uma brisa. E seu bebê será saudável e lindo. Você e seu marido terão horas maravilhosas esperando por vocês, com todos aqueles sons e movimentos encantadores emergindo. E o carinho mútuo entre você e seu marido durante estes meses incrivelmente especiais durarão para sempre, e são uma preparação para o que está para chegar.

Não fique intimidada ou hesitante em pedir a ele tudo que precisa para sentir-se mais feliz ou mais confortável. Não pense que é egoísta por causa disso. Lembre-se: é tudo para o bebê. O mais importante sobre ter filhos, pelo que sei, é a ausência de egoísmo. Aprender a dar. Aprender que amar é dar. Então, por que não começar com vocês dois? Assim, quando o bebê nascer, vocês dois estarão acostumados a ficar em segundo plano, a fim de estar lá um para o outro, e para ele ou ela.

Aprender a amar e doar-se um ao outro é apenas outra maneira de preparar-se para ser pai ou mãe.

Bem, preciso terminar. Espero ter notícias suas. E se não tiver, saiba que estou pensando em você, rezando por você, e enviando a você, seu marido e o bebê, montanhas de amor.

Tudo de bom.

     
 
top