Entrevista com um Mohel
indice
  Mohel Micha Gamerman - Por Lubavitch Copacabana
 

Mohel Micha Gamerman (SP), Formado em Israel, pelos Mohalim do Hospital Hadassa

Pergunta:

Em poucas palavras, o que é o “Brit Milá” e o que é um “Mohel”?

Resposta:
O “Brit Milá” (chamado também de “Bris”) é a circuncisão que marca a aliança judaica nos bebês nascidos de mãe judia. O “Mohel” é a pessoa credenciada para essa prática.

P: “Brit Milá” é o mesmo que “Cirurgia de Fimose”?
R:Esta é uma pergunta muito pertinente, pois trata-se de um assunto que infelizmente é mal interpretado por muitos. A medicina chama de circuncisão a “cirurgia de fimose”. Mas essa cirurgia tem como objetivo remover apenas a prega cutânea que se estreita e causa o problema da fimose (uma doença caracterizada pela incapacidade de expor a glande devido ao anel fimótico que causa o estreitamento do prepúcio). O “Brit Milá” por sua vez, tem como foco retirar todo o prepúcio que recobre a glande, e não apenas liberar o anel fimótico.

P:Então se pedirmos ao urologista que remova todo o prepúcio, a operação seria considerada um Brit Kasher?
R:A remoção completa do prepúcio é apenas um dos detalhes de um “Brit Milá”. Há vários métodos usados na cirurgia hospitalar que facilitam o trabalho do profissional, mas interferem na validade dessa Mitzvá. O uso do “Klamp” é um desses exemplos. Trata-se de um material que cria necrose no prepúcio impedindo o escoamento de sangue, fato obrigatório em um Brit Milá Kasher. Para os pais que recebem o bebê limpinho sem uma gota de sangue, é prazeroso. Por sua vez, ao bebê o instrumento proporciona extrema dor, e ainda coloca sua circuncisão em dúvida. Eu pessoalmente presenciei alguns bebês perdendo a respiração por um tempo considerado significativo para um procedimento tão simples. Vale a pena prestar atenção, que no momento em que lacram o “Klamp”, utilizam a “estratégia” de cantar a tradicional música “Siman Tov” para cobrir o intenso e demasiado choro do bebê.

P:Para o bebê não sentir dor seria permitido aplicar anestesia?
R: Num “Brit Milá” tradicional não se aplica nenhuma anestesia e vale a pena ressaltar que anestesias em bebês recém-nascidos causam dores desnecessárias pela simplicidade do método utilizado. O tempo necessário para a anestesia surtir efeito seria suficiente para fazer mais de uma dúzia de “Britot”. O método utilizado por um Mohel Kasher não dura mais do que 15 segundos e já é realizado dessa maneira há mais de 4.000 anos, comprovando a sua eficácia e segurança.

P:Sei que você se formou no Hospital Hadassa; você teve preparo médico além do religioso?
R:Todo bom Mohel tem todo o conhecimento para realizar o procedimento, bem como o treino necessário para lidar com situações de anormalidade (que são raríssimas). Toda instrumentação é esterilizada da maneira correta, e o procedimento é realizado com a máxima higiene.

P:Gostaria de acrescentar algo?
R: Aproveito para lembrar que a própria Torá enaltece a sabedoria de um médico gabaritado e "anda" sempre de "mãos dadas" com a medicina, pregando constantemente que a vida do ser humano é primordial e que deve-se profanar qualquer lei diante de questões de saúde (conforme avaliação médica). Contudo, a mesma Torá estipulou as qualificações de um “Mohel”, que ele deve ser um judeu observante da Torá que tenha o conhecimento das leis judaicas e também da parte prática para realizar o Brit de seus filhos e netos!

     
 
top