Calçar Sapatos de Couro

 
índice
   
 

Por que não é permitido usar sapatos de couro durante a shivá e como a pessoa enlutada deverá proceder?

Resposta
Por Maurice Lamm

O desconforto físico é um meio de acentuar o estado de luto. Neste contexto, os enlutados abstêm-se de usar sapatos de couro, roupas novas, cosméticos, enfim tudo que traz conforto e prazer.

O conforto de usar sapatos de couro é negado aos enlutados durante o período de shivá, como em Yom Kipur, quando sapatos de couro não podem ser usados, meias ou sapatilhas durante o luto simbolizam a mortificação pessoal e desprezo da vaidade e do conforto, para melhor se concentrar no significado profundo da vida. Assim, o Profeta Yechezkel é instruído a remover os sapatos enquanto está de luto. Este ato simboliza para o judeu a aceitação formal do luto.

1 – Pode-se usar sapatos feitos de outro material que não o couro, e não é necessário andar somente de meias. Sapatos de tecido, junco, pelo ou madeira são permitidos, desde que não sejam cobertos com couro e as solas sejam feitas de outro material. Borracha ou plástico sintético podem ser usados, mesmo se o cadarço for feito de couro, pois este não é usado para cobrir o pé. Embora sapatos de courvin ou outra imitação de couro com solas de borracha sejam teoricamente permitidos segundo a Lei Judaica, a aparência é semelhante à do couro e, por isso, poderia levar pessoas a pensarem erroneamente que o enlutado não está honrando o falecido como deveria. Estes sapatos devem portanto, ser evitados se possível.

2 – Uma mulher grávida, ou pouco após o parto, um doente ou alguém sujeito a adoecer por causa do frio, alguém que sofre de doenças nos pés, doenças de pele, ou alguém que tem pés cronicamente fracos que exigem o apoio de couro estruturado, podem usar sapatos de couro. Mesmo nesses casos é preferível, se possível, não usar sapatos na presença daqueles que vêm visitar durante a shivá.

3 – Quem tiver permissão de sair da casa durante a shivá para assuntos oficiais do governo, ou para fazer alguma outra aparição pública importante, pode usar sapatos de couro enquanto está fora, mas deve retirá-los quando voltar para casa. Quem não tem minyan em casa, e deseja viajar a serviço, pode usar sapatos de couro enquanto está em trânsito, se não houver outros sapatos socialmente aceitáveis, mas deve removê-los na sinagoga e quando voltar para casa. Em todos esses casos, um pouco de terra deve ser colocada dentro dos sapatos de couro para manter o enlutado sempre consciente de que está de luto.

 

 

 
   
top