Paradas até o tumulo

 
índice
   
 

Por que as pessoas que acompanham o caixão fazem algumas paradas antes de chegar ao túmulo?

Estas paradas visam afastar os maus espíritos que acompanham o corpo que querem impedi-lo de seguir para o descanso final. Por este motivo, em dias festivos, quando o tsiduc hadin não é recitado, não são feitas estas paradas pois estes espíritos não tem domínio nestes dias.

Atualmente, costuma-se fazer 7 paradas durante o cortejo no cemitério, próximo à chegada ao túmulo, nas últimas 30 amot (aprox. 15 m), uma parada a cada 4 amot (aprox. 2m). Antes de cada uma destas paradas costuma-se recitar o Salmo 91, também 7 vezes, até antes do versículo “Ki malachav...”. Em cada uma das paradas, acrescenta-se uma palavra deste versículo, encerrando-o na sétima vez.

Após a sétima parada, faz-se uma espera um pouco mais longa, para trazer capará ao falecido, e então se recita 3 vezes o versículo (Tehilim LXXVII): “Vehu Rachum yechaper avon velo Yashchit vehirbá lehashiv apó veló yair col chamató” (E Ele é Misericordioso, vai perdoar o pecado, e revoga Sua ira demasiadamente, e não despertara todo Seu ódio). Em seguida, leva-se o caixão direto ao túmulo

Nos dias em que o tsiduc hadin não é recitado (veja adiante próximo cap.), não se faz esta paradas.

Existem costumes que só se faz estas paradas para falecidos homens, e não para mulheres. Outros costumam fazer para ambos. Deve-se seguir o costume local.

 

 

 
   
top