Flores

 
índice
  Por Maurice Lamm
 

É um costume judaico enviar flores para o enlutado ou depositar flores no tumulo de um ente falecido?

Nos dias de antigamente, informa o Talmud, flores e especiarias fragrantes eram usadas no funeral para disfarçar o odor do corpo em decomposição. Atualmente, isso não é mais essencial e não devem ser usados em funerais judaicos. Em nossos dias, são usados principalmente em funerais cristãos, e considerados como sendo um costume ritual não-judaico, que deve ser desencorajado.

É muito melhor homenagear o falecido fazendo uma contribuição a uma sinagoga ou hospital, ou a uma associação de pesquisa médica sobre a doença que afligiu o falecido. Este método de tributo é mais duradouro e significativo. No entanto, se flores forem enviadas à capela, e a pessoa que enviou não pode ser desencorajada, então recomenda-se o seguinte procedimento:

1 – Se a pessoa que enviou não se importar, as flores devem ficar para a casa funerária. Se isso não for feito, elas devem ser colocadas sobre o túmulo, mas não exibidas durante o serviço.

2 – Se a pessoa que enviou é sensível a ponto de ficar ofendida, e se essas recomendações provocarem ofensa ou raiva, é preferível aceitar as flores graciosamente e colocá-las como pretendido, mas não de maneira ostensiva.

 

 

 
   
top