Shmirá

 
índice
   
 

O que significa fazer shemirá para um morto?

A partir do momento do falecimento, até o enterro, é proibido deixar o corpo desacompanhado.Onde for possível, deve sempre haver alguém com o corpo até o funeral. Isso é conhecido como shemira (guarda de honra). Portanto, uma pessoa é designada para servir como shomer (vigia) em honra ao falecido. Ele não pode estudar Torá, mas deve recitar Tehilim (Salmos). Não pode comer enquanto está de guarda. (Kitzur Shulchan Aruch 195:11).

Mesmo que o enterro leve alguns dias (não deve ser protelado, mas aqui refere-se a exceções), e mesmo que não exista suspeita de que algo mal possa vir a ocorrer com o corpo, este deve estar sempre acompanhado e não deixado a sós nem por um minuto,[Consta no Maavar Yabok (1, 24) que o motivo disto é que ao encontrar um corpo desacompanhado, os espíritos de impureza se apoderam dele e o impurificam, já que estes foram criados sem corpo, e desejam se apossar de um, principalmente quando este tiver a santidade judaica] tanto durante o dia como durante a noite.

Este shomer deve constantemente recitar Salmos e outras preces próximo do falecido, sendo proibido conversar perto do morto assuntos que não dizem respeito ao enterro e suas preparações. Como também, é proibido cumprimentar alguém, ou responder a um cumprimento perante o morto e comer ou fumar no local.

Este shomer está isento de recitar o Shemá e de rezar e de qualquer outra obrigação da Torá (como colocar Tefilin por ex.) enquanto está ocupado com a guarda do corpo (logicamente que é proibido transgredir qualquer proibição).

Porém se duas pessoas estão fazendo a shemirá, devem se intercalar sendo que enquanto um fica cuidando o outro sai para recitar o Shemá, rezar e colocar o Tefilin. Quando o período de guarda é longo, ou quando se passa uma noite, aconselha-se a designar dois shomrim para que enquanto um cuida o outro possa descansar e dar uma saída se for necessário, evitando que o falecido fique desacompanhado sequer um minuto.

Mesmo se o corpo pernoita numa câmara fria, deve-se ter um shomer próximo.

 

 

 
   
top