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Antes
da alma conhecer por experiência própria as virtudes de estar
num corpo, ela nasce contra a sua vontade e não quer entrar nele.
Mas, depois de viver e conhecer o significado de ser capaz de praticar
uma mitsvá, ela deixa agora o corpo contra a sua vontade. Por isso
a Mishná diz: "Você nasce contra a sua vontade e depois
morre contra a sua vontade". Recitamos o Cadish para ajudar a minimizar
o trauma da alma de se separar do corpo, pois isto é muito doloroso
para ela. O Cadish facilita o caminhoé recitado durante onze meses,
ainda que leve doze para este trauma se resolver. Como não queremos
indicar, em respeito à alma, que ela, particularmente, precisou
de doze meses completos para se reajustar ao Céu recitamos o Cadish
apenas por onze meses.
O que é o Cadish? O Cadish é um hino de
louvor a D’us. Por ser tradicionalmente recitado nos enterros e
em honra a entes falecidos tornou-se popularmente identificado como uma
oração pelos mortos. Entretanto, o Cadish não faz
nenhuma referência à morte ou ao luto. Embora os cabalistas
do século XVI atribuíssem um caráter místico
ao Cadish, alegando que toda vez que era recitado a alma do falecido se
elevava a um nível espiritual mais alto o valor intrínseco
do Cadish se relaciona à pessoa que o recita. É uma expressão
pública de fé em D’us por parte do enlutado, uma aceitação
da Sua vontade mesmo em face da dor e da tristeza, uma submissão
aos desígnios divinos diante da incapacidade de racionalizar uma
tragédia pessoal.
Cadish dos Enlutados
Leis e costumes
• O Cadish é recitado por onze meses menos um dia
a partir do dia do falecimento.
• É importante lembrar que o Cadish só tem valor quando
há minyan, i. e., num grupo de dez judeus, e estes respondem Amên,
o que traz méritos para a alma.
• O Cadish é dito em pé, com os pés juntos.
• Antes de recitar o último verso, “Ossê Shalom
Bimromav...”, dá-se três passos para trás.
• Em todas as orações em que o Cadish é dito
cinco velas devem ser acesas na frente do ledor.
• Os onze meses do Cadish terminam na oração de Minchá
do último dia do décimo-primeiro mês.
• O Cadish também é dito no dia do yahrzeit da data
hebraica, ou seja, durante a oração de Arvit na noite que
antecede o aniversário de falecimento e nas orações
de Shacharit e Minchá deste dia.
• Pais que não têm filhos homens devem assegurar que
o Cadish será dito por parente, amigo ou integrante de minyan na
sinagoga.
• É costume os enlutados praticarem boas ações
em nome do falecido, principalmente doar tsedacá em seu nome.
Se não há filhos para recitar o Cadish, a família
deve pagar a alguém para recitar o Cadish durante este período.
Yitgadal veyitcadash shemê, bealmá di verá
chir‘utê. Veyamlich malchutê,veyatsmach purcanê,
vicarev Meshichê. Bechayechon uvyomechon, uvchayê dechol Bet
Yisrael, baagalá, uvizman cariv, ve’imru amen. Yehê
shemê rabá mevarach lealam ul’almê almayá.
Yitbarech, veyishtabach, veyitpaer, veyitromam, veyitnassê, veyit’hadar,
veyit‘alê, veyit’halal shemê decudshá berich
Hu. Leelá min col birchatá veshiratá, tushbechatá
venechematá, daamiran bealmá, ve‘imru amen.
Al Yisrael, veal rabanan, veal talmidehon,
veal col talmidê talmidehon, veal col man deaskin beoraytá,
di veatrá haden, vedi vechol atar vaatar; yehê lehon ulchon
shelamá rabá, chiná, vechisdá, verachamin,
vechayin arichin, umzoná revichá, ufurcaná min cadam
Avuhon devishmayá, ve‘imru amen
Yehê shelamá rabá min shemayá, vechayim
tovim, alênu veal col Yisrael, ve‘imru amen. Ossê shalom
(nos dez dias entre Rosh Hashaná e yom kipur,substitui-se por:
hashalom) bimromav, hu yaassê shalom alênu, veal col Yisrael;
ve‘imru amen.
Tradução:
Que seja exaltado e santificado Seu grande nome (congregação:
Amém), no mundo que Ele criou segundo Sua vontade. Que Ele estabeleça
Seu Reino, faça vir Sua redenção e aproxime a vinda
de Seu Mashiach (congregação: Amém) em vossa vida
e em vossos dias e na vida de toda a Casa de Israel, pronta e brevemente,
e dizei amém. (Congregação: Amém)
Que Seu grande nome seja bendito eternamente e por todo o sempre; que
seja bendito.)
Que Seu grande nome seja bendito eternamente e por todo o sempre. Que
seja bendito, louvado, glorificado, exaltado, engrandecido, honrado, elevado
e excelentemente adorado o nome do Santo, bendito seja Ele (congregação:
Amém), acima de todas as bênçãos, hinos, louvores
e consolos que possam ser proferidos no mundo, e dizei amém (congregação:
Amém).
Que haja paz abundante emanada dos Céus, e bênção
de vida sobre nós e sobre todo [o povo de] Israel; e dizei amém
(congregação: Amém).
Aquele que estabelece (nos dez dias entre Rosh Hashaná e Yom Kipur,
acrescenta-se: “a”) paz em Suas Alturas, possa Ele estabelecer
paz para nós e para todo Israel; e dizei amém (congregação:
Amém).
Obs: Ao terminar os trechos “Rabi Yishmael”
(no início da Prece Matinal) e “En k’E-lo-hê-nu”
(no final da Prece Matinal) e também após um estudo de Torá
na presença de dez homens (minyan), insere-se o seguinte parágrafo
antes de “Yehê shelamá rabá” (“Que
haja paz abundante”)
Sobre Israel, sobre nossos mestres e sobre seus discípulos e sobre
todos os discípulos de seus discípulos e sobre todos os
dedicados ao estudo de Torá, quer aqui, quer em qualquer lugar;
sobre eles e sobre vós, se derrame paz abundante, graça,
benevolência, misericórdia, vida prolongada, sustento farto
e salvação, proporcionados por Seu Pai nos Céus,
e dizei amém (congregação:Amém).
Com este acréscimo o Cadish é denominado “Cadish de’Rabanan”.
Curiosidades
Por que o Cadish é recitado em aramaico? Nos tempos
talmúdicos, o hebraico era o idioma dos eruditos, a língua
do estudo e da oração, porém o vernáculo era
o aramaico.
Os rabinos achavam essencial que qualquer leigo pudesse captar plenamente
o significado do Cadish. Decretaram que esta oração fosse
sempre proferida na língua em que foi composta: em aramaico, a
linguagem do povo .
Por que existem varias formas de Cadish? O Cadish era
originalmente recitado no final de um sermão ou de uma sessão
de estudos, e continha um parágrafo a mais que constituía
uma prece pelo bem estar de todos que se dedicam ao estudo da Torá.
A primeira referência ao Cadish como uma oração dos
enlutados se encontra no livro Or Zarua, escrito no século XIII
pelo Rabino Isaac Ben Moses de Viena.
Além destas duas formas - o Cadish dos rabinos (Cadish de'Rabanan)
e o dos enlutados (Cadish Yatom) - duas outras versões são
usadas em nossas sinagogas hoje em dia: uma forma abreviada recitada no
final de cada parte do serviço, o meio cadish (Chatzi Cadish) e
o "Grande Cadish" (Cadish Shalem), recitado no término
do serviço religioso.
Por que os filhos devem recitar o Cadish diariamente durante onze
meses após a morte do pai ou da mãe? Originalmente,
os rabinos estipularam que o Cadish deveria ser recitado durante um ano,
até terminar o prazo de luto no qual os filhos devem se abster
de participar de reuniões festivas, etc. Uma pessoa, após
a morte, deve expiar os pecados cometidos na Terra, antes que sua alma
entre no Gan Eden. Quanto maior o número de pecados, maior o tempo
de expiação, sendo que o prazo máximo era de doze
meses.
Baseado nesta crença, o Rabino Isserles de Cracóvia decretou
no século XVI que o Cadish deveria ser recitado somente durante
onze meses, pois se fosse mantido o período total de um ano, poderia
parecer que o falecido tinha sido um pecador do mais alto grau .
O que é o Gan Éden (Paraíso)? O
local onde repousam as almas, o mundo espiritual. A alma volta ao mundo
das almas e se adapta a ele como se nunca houvesse saído. É
uma alma entre almas sem precisar de reintegração. Isto
é o Paraíso. O período de reintegração
tem, no máximo, doze meses. E para ajudar na adaptação,
recitamos o Cadish. Damos à alma o crédito por todas as
mitsvot que foram realizadas devido à sua influência sobre
nós.Nos Provérbios, o mais sábio dos homens diz:
"Eu elogio os mortos que já morreram mais do que os vivos."
Uma das razões para dizer isto é porque o impacto, a impressão
e a influência extraordinários que uma pessoa tem depois
de sua morte é muito maior e mais forte que quando viva.
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