Fim do Período de Shivá

 
índice
  Por Maurice Lamm
 

Assim como no começo da shivá, a tradição considera "uma porção do dia como um dia inteiro", portanto na sua conclusão a shivá termina pela manhã, embora seja somente uma porção do sétimo dia.

Assim, se o enterro foi na terça-feira antes do escurecer, a shivá termina na manhã da segunda-feira. O enlutado deve esperar, no entanto, até depois do serviço matinal. Ele então recebe consolo e se levanta.Há o costume de alguém acompanhá-lo e dar uma volta no quarteirão ou alguns passos marcando o final deste período de luto.

Se o enterro ocorreu no domingo, a shivá tecnicamente deveria terminar na manhã do Shabat após os serviços. Assim, também, o enlutado não deve aceitar uma honra de Torá senão até o final do serviço da tarde do Shabat. No entanto, as observâncias públicas de shivá terminam na sexta-feira, antes do início do Shabat.

Muitos seguem o costume de ter todos os enlutados caminhando juntos por uma curta distância. Isso simboliza o retorno à sociedade da qual o enlutado tinha se afastado.

 

 

 
   
top