Onde a Shivá é observada

 
índice
  Por Maurice Lamm
 

Idealmente, a shivá deveria ser observada por todos os parentes na casa do falecido. Onde um homem viveu, seu espírito continua a habitar. É, afinal, naquele lugar que a pessoa está cercada com os remanescentes tangíveis da vida da pessoa, e é correto que a evidência de sua vida seja palpável durante a shivá. Além disso, há um valor distinto em ter a família reunida como era nos dias passados.

É permitido viajar até grandes distâncias após o funeral para observar shivá na casa do falecido. No entanto, nesses casos, a aceitação do luto deve ser mostrada formalmente no cemitério, no escritório do cemitério ou nas suas dependências, sentando-se num banco baixo e removendo os sapatos por um breve período.

As circunstâncias, porém, nem sempre são ideais. Assim, se houver necessidade de dormir na própria casa, o enlutado pode viajar, mas deve fazê-lo após o escurecer, quando as ruas estão em silêncio. Ele deveria então retornar à casa de shivá cedo pela manhã, antes de as pessoas geralmente acordarem.

Assim, também, se uma pessoa deseja sentar shivá dentro de sua própria casa, na companhia do cônjuge e filhos, pode fazê-lo. Ele pode também viajar a distância do cemitério até sua casa. No entanto, se for viajar, deve primeiro aceitar o luto no cemitério, como explicado acima.

 

 

 
   
top