A alma se apaga?

índice
  Por Menachem M. Kirschenbaum (Em 20 de dezembro de 2007)
 

A respeito da terrível tragédia que ocorreu hoje aos pais da minha cunhada Pessa Kirschenbaum, Reb Zev e sua esposa Rachel Simons, duas almas muito especiais que foram levadas deste mundo num terrível acidente de carro.

Eu gostaria de apresentar uma resposta que o Rebe deu aos pais da menina Miriam de seis anos, que foi morta num acidente de carro em Berkeley, Califórnia (Erev Pêssach 1989). Após a morte, os pais escreveram uma longa carta ao Rebe com muitas perguntas sobre a natureza desses tipos de tragédias.

A resposta do Rebe fez mais do que apenas consolar – deu um novo foco à família enlutada.

1 – Uma pessoa não pode dizer com certeza que conhece claramente as intenções de Hashem, (exceto um profeta que foi instruído por Hashem a revelar isto).

2 – Para tudo que acontece nos tempos de hoje, podemos encontrar um exemplo no passado. (Em Midrashim de Chazal, com interpretações adicionais diferentes para cada evento). Às vezes, nos detalhes de um incidente de hoje, podemos explicar com um evento ou uma explicação de um evento no passado.

3 – Com respeito a Miriam, é óbvio que ela faleceu de uma maneira que Torá Emet ordena que é proibido pranteá-la em shivá, exceto por alguns poucos momentos e similarmente no que tange ao Shloshim [devido ao fato de que era Erev Yom Tov].

4 – Todas as neshamot (almas) do presente descem como uma continuação de um guilgul prévio (reencarnação) a fim de completar o que estava faltando antes de vir (de maneira total ou parcial).

5 – Aqueles que são nistalek (falecidos) antes de sua obrigação de cumprir mitsvot, é porque estão aqui neste mundo para completar o número de anos que precisavam estar neste mundo. (Embora esta seja uma exceção, em geral todos precisam viver 70-80, até 120 anos).

6 – Se Miriam precisava completar o número de anos que tinha de estar neste mundo, e então ir imediatamente para o Gan Éden, entende-se que os pais não devem ficar tristes porque neste Pêssach em que ela partiu ela estava no Gan Éden.

7 – Especialmente porque ela (a Sra. Gearman) e seu marido deram à filha uma infância que foi preenchida com o bem, material e espiritualmente, durante todos os seus anos.

A luz de uma neshamá jamais se apaga.

 

 

 
   
top