Lavagem de Roupas

índice
  Por Maurice Lamm
 

O princípio de evitar prazeres durante o luto também se aplica à proibição de lavar ou vestir roupas recém-lavadas durante os períodos de shivá e sheloshim. O enlutado deve negar-se certos prazeres enquanto continua a exercitar os padrões normais de higiene e dignidade pessoal.

Um dos prazeres do dia-a-dia é vestir roupas lavadas e passadas. É um sentimento de refrescância que prepara a pessoa para a labuta do dia. Estar vestido de maneira adequada e cuidadosa cria um estado de espírito saudável.

Carlyle, o ensaísta francês, afirmava que o primeiro impulso do homem desde os tempos antigos é ornamentar-se ou vestir-se bem. Assim, temos a prática universal de vestir-se bem para o Shabat.

Este espírito de renovação e recomeço é contrário à atitude mental do enlutado. Sua mente está concentrada nos tempos passados e no "final dos dias". O enlutado não olha para a frente, mas contempla o passado, do qual uma porção acaba de se fechar. É um passado vivido com alguém muito próximo a ele, com quem estava emocionalmente ligado, e que agora é falecido. Os dias de luto são repletos de lembranças, não planos; com um relacionamento terminado, não um novo começo; uma era que se fecha sem qualquer recomeço à vista. Num estado de espírito assim, uma camisa recém-passada está fora de lugar. Roupas novas são uma contradição do espírito interior.

É proibido vestir roupas novas, ou roupas e lençóis lavados ou passados de antes, (esta regra não se aplica a roupas íntimas, e as roupas sujas poderão ser trocadas, pois não será por motivo de prazer, mas de higiene). Embora roupas lavadas e novas não devam ser usadas por ocasião do luto, o uso de roupas limpas é obrigatório. Se as únicas roupas disponíveis estão sujas, devem ser lavadas, e podem então ser vestidas. A tradição, assim, permite que o enlutado use roupas recém-lavadas somente em nome da limpeza, mas não pelo prazer.

Lavagem


Há duas leis envolvidas na lavagem de roupas durante a shivá:

1 – O enlutado não pode lavar roupas, mesmo se for para colocá-las apenas em água, ou em preparação para usá-las na semana seguinte, pois isso é considerado "trabalho" e é proibido durante a shivá. A única exceção é no caso das roupas de bebê, quando não há mais ninguém que possa fazê-lo.

2 – O enlutado não pode vestir roupas recém-lavadas, mesmo que tenham sido lavadas por outra pessoa durante a shivá, ou mesmo antes do falecimento.

Assim:

a – O enlutado não pode vestir roupas recém-lavadas ou recém-passadas durante os dias de shivá. Deve usar roupas limpas que foram vestidas para o funeral, ou em qualquer ocasião prévia, mas isso de maneira alguma significa roupas sujas.

b – Se as roupas se sujarem, ele deve lavar o local da mancha, e se isso for difícil deve trocar de roupa.

c – Camisas e blusas, calças, roupa íntima, meias ou outras roupas que tocam o corpo e têm a chance de absorver suor e odor corporal, podem ser trocadas quando necessário, mesmo durante a shivá.

d – Lenços e lençóis seguem a lei de roupas íntimas acima mencionadas. Uma toalha de mesa recém-lavada pode ser usada para o Shabat, mas não em dias de semana.

e – Em honra ao Shabat, uma camisa lavada e roupas simples de Shabat podem ser vestidas. Roupas de baixo, no entanto, não devem ser trocadas no Shabat, a menos que não estejam limpas. Publicamente, o enlutado se veste bem para o Shabat, mas continua em luto mesmo no Shabat.

f – Roupas novas não podem ser usadas durante a shivá, nem mesmo no Shabat.

g – Após a shivá, até sheloshim, o enlutado pode lavar suas roupas (sem detergentes) e passá-las. Se um enlutado deseja usar roupas novas, deve pedir a alguém que use estes artigos específicos por um curto período para que não sejam mais considerados novos.

Roupas Novas

1 – Durante sheloshim, a pessoa não pode usar roupas novas, mesmo se forem tingidas para mudar sua cor original.

2 – Até os enlutados por outros parentes que não sejam os pais não podem usar roupas novas até depois de sheloshim. Exceções podem ser feitas sob determinadas circunstâncias, mas devem ser avaliadas por um rabino.

3 – Tecnicamente, enlutados pelos pais não podem usar roupas novas após sheloshim. No entanto, o uso comum judaico insistiu com eles para não comprarem roupas novas durante o ano inteiro. Portanto, se o enlutado achar necessário adquirir roupas, ou se tem havido uma demonstração de reprovação social, ou se uma festa está se aproximando, o enlutado pode comprar roupas novas. Nesse caso, porém, como ocorre com enlutados por parentes que não sejam os pais no meio de sheloshim, a pessoa deve pedir a um amigo que use a roupa nova durante um breve período.

 

 

 
   
top