índice
  Valores
  por Rabino Dov Aharoni Fisch
 

O lar judaico não é apenas uma entidade acidental onde marido, mulher e filhos convivem. É um núcleo sagrado, o cerne da existência judaica e a nascente dos valores judaicos de onde a criança retira nutrição espiritual para toda a vida. Constitui a base da vida judaica onde o Shabat é cumprido, as leis de cashrut são concretizadas e a Torá estudada.

A comunidade judaica é fundamentada sobre o lar judaico que por sua vez é baseado sobre o relacionamento marido–mulher.

O Talmud relata com profundidade, a importância do matrimônio e da harmonia conjugal, enaltecendo o relacionamento dos cônjuges. Nossos sábios ensinam que um homem deve "amar sua esposa como a si próprio e honrá-la mais do que a si mesmo." Maimônides1 interpreta essa passagem afirmando que um homem deve falar amável e gentilmente com sua esposa, nunca irando-se com ela ou causando-lhe desgosto.

O Talmud2 ensina que o relacionamento entre marido e mulher é uma união concebida nos Céus, a forma mais elevada de amor interpessoal.

Rabi Tanchum afirmou em nome de Rabi Chanilai: "Um judeu que não tem esposa vive sem alegria, sem bênção e sem bondade…" Rav bar Ula acrescentou: "E sem paz."


Nossos sábios ensinam que um homem deve "amar sua esposa como a si próprio e honrá-la mais do que a si mesmo."

Um casamento judaico é uma instituição sagrada e o amor entre marido e mulher é puro e santificado. As leis que regem Taharat Hamishpachá e micvê3 criam a santidade do relacionamento matrionial. Essas leis judaicas fortalecem o lar e a família. Em resumo, Taharat Hamishpachá rege que um casal pode manter relações conjugais até a chegada da menstruação.

Depois de sete dias que o fluxo cessou (e não antes do décimo segundo dia desde o início das regras), a mulher mergulha no micvê. Após cumprir esta mitsvá4, marido e mulher podem uma vez mais voltar a ter relações conjugais.

(Nota do Editor: a Halachá exige que a mulher mergulhe num micvê para adentrar um estado de pureza espiritual. Para uma imersão válida, a Halachá prescreve normas e preparações especiais.)

Taharat Hamishpachá revigora o casamento mensalmente. A expectativa por manifestações físicas se concretiza no dia da imersão que se assemelha à experiência da lua-de-mel original. Durante o período em que o casal abstém-se de contato físico, relaciona-se de maneiras não-físicas, dialogando e compartilhando. O casal desenvolve formas significativas de expressar amor, afeição e apreço, transcendendo o físico.

Uma jovem judia descreveu sua experiência do micvê e seu efeito sobre seu relacionamento: "As instalações do micvê são limpas e modernas. Também fui orientada com instruções detalhadas e completas de como me preparar. Curti e curto muito a preparação. Nunca, no meu dia-a-dia, permito-me a extravagância de tomar um banho de mais de meia hora e dar atenção total ao meu corpo, da cabeça aos pés. Fiquei muito feliz em me redescobrir. A água estava morna, acolhedora e agradável. Recitei a berachá, mergulhei uma segunda vez5 e saí sentindo-me realmente renovada.

"Mergulhar no micvê correspondeu as nossas expectativas. Temos duas semanas livres de pressões e exigências sexuais. Durante este período, sinto-me mais próxima de D’us, medito mais freqüentemente e estudo com maior facilidade. Nas outras duas semanas, em que estamos juntos, o tempo é realmente compartilhado, precioso, por que não durará para sempre, prezado por nós dois. Parece que tenho mais energia para todos – não somente para meu marido."

Pode-se dizer que marido e mulher que cumprem Taharat Hamishpachá são os verdadeiros "românticos" – em lua-de-mel, doze vezes por ano. As leis que regem Taharat Hamishpachá elevam o ato sexual a uma experiência sublime e renovada: fortacele a vida familiar, gera paz entre o casal e santifica o mundano. O cumprimento desta mitsvá exerce profunda influência sobre a família, e sobre todas as gerações, passadas e futuras.


1 Mishnê Torá, Hilchot Ishut cap. 15: lei 19.

2 Talmud, Yevamot, pag. 62b.

3 Um micvê é uma piscina de água alimentada por 756 litros de água natural. É construída de acordo com leis
haláchicas específicas (Rabino C. Naoh, Shiur Micvê).

4 Mitsvá é um mandamento. Refere-se a um dos 613 preceitos da Torá e os sete mandamentos rabínicos. Através do cumprimento de um mandamento, quem realiza a mitsvá conecta-se com D’us.

5 O total de vezes que se mergulha no micvê depende de costume individual.
*Reimpresso pela Editora Chabad com a permissão do autor, Rabino Dov Aharoni Fisch. Adaptado de "Jews for nothing: on cults, intermarriage, and assimilation", Feldheim Publishers, Jerusalem.

       
top