As sete vacas gordas
índice
  Por Yanki Tauber – Baseado nos ensinamentos do Rebe
 

Um detalhe importante, porém muitas vezes esquecido, do famoso sonho do Faraó, é o fato de que as sete vacas magras ficaram lado a lado com as sete vacas gordas na margem do rio. Em outras palavras, todas as catorze vacas existiram simultaneamente no sonho do faraó – ao contrário da realidade, na qual os sete anos de escassez vieram depois que os sete anos de fartura se escoaram.

Eis por que os sábios do Faraó, que elucubraram todos os tipos de interpretações exóticas para seu sonho (por exemplo, "sete filhas nascerão ao senhor, e sete filhas suas morrerão"), não aceitaram a solução que estava clara à sua frente.

Quando as vacas ficam gordas? Quando há uma colheita farta!
E quando estão magras? Quando há escassez.
O mesmo vale para as espigas de milho cheias e as mirradas.
O que poderia ser mais óbvio?

Mas o Faraó viu as vacas gordas e as magras pastando juntas. Não se tem anos de fartura e anos de escassez ao mesmo tempo, disseram os sábios. Os sonhos devem ter um significado menos óbvio, algo metafórico.

O mais genial foi que Yossef entendeu que os sonhos do Faraó não apenas previam acontecimentos futuros, mas também ensinavam como lidar com eles: estavam dizendo ao Faraó como fazer os sete anos de fartura coexistirem com os sete anos de escassez.

Quando Yossef começou a dizer ao Faraó como se preparar para a fome que se avizinhava, não estava oferecendo conselhos que não foram solicitados; aqueles conselhos eram parte da interpretação do sonho. Se você armazenar o cereal excedente dos anos de abastança, dizia Yossef, então as sete vacas ainda estarão por perto quando as sete vacas magras emergirem do rio - e as vacas magras terão o que comer.


Os mestres chassídicos notam que o primeiro exílio do povo judeu aconteceu em uma névoa de sonhos. Os sonhos de Yossef, os sonhos do padeiro e do mordomo e os sonhos do Faraó levaram Yossef, e toda sua família ao exílio, no Egito, à escravidão e perseguição, até que fossem libertados por Moshê, mais de dois séculos depois. Da mesma forma, o próprio exílio anterior de Yaacov a Charan começou e terminou com sonhos.

O exílio é um sonho: um estado da existência pleno de metáforas disfarçadas, e impossibilidades lógicas. Um estado no qual vacas gordas e magras podem coexistir simultaneamente, no qual uma vaca pode até mesmo ser gorda e magra ao mesmo tempo.

Exílio é um local onde uma economia próspera é tanto uma bênção quanto uma maldição, onde a onda crescente de liberdade solta aquilo que de pior existe no ser humano, onde somos saturados com espiritualidade e a espiritualidade é exaurida ao mesmo tempo. Porém, há uma forma de lidar com essa bagunça cósmica. Escute Yossef falar (até o Faraó reconhece um bom conselho quando o vê). Não fuja dos sonhos, diz Yossef, não procure algum outro significado. Use-o.

Se o exílio lhe mostra o paradoxo da vaca gorda e da vaca magra pastando juntas à beira do rio, use a vaca gorda para alimentar a vaca magra. Transforme o sonho na solução.

 

 

 
   
top