índice
  A fórmula do sucesso – Tente que dará certo
  por Rabino David Azulay
 

Mais uma vez, a situação econômica está crítica em nosso país. Os comerciantes reclamam, os bolsos estão vazios e as lojas consequentemente vazias; não se compra nada e os estoques estão repletos de mercadorias.

Porém, ficar se lamentando em época de recessão, não é solução. Em primeiro lugar é necessário perseverança e confiança que tudo vai dar certo com ajuda do Bom D'us.

Mas o que fazer? Afinal qual é a solução mágica? Na verdade não existe mágica, mas um bom marketing ajuda. E o que seria um bom marketing?

Uma definição de marketing a qual considero interessante, dentre as várias existentes é a conhecida Teoria dos 4 Ps. Isto é, quatro palavras que começam com a letra P: Produto, Preço, Propaganda e Ponto. Trocando em miúdos, ter uma loja naquela avenida movimentada (ponto bom) e vender bolinhas de gude (produto razoável) não trata-se de bom negócio; ou vender roupas a baixo preço com alta qualidade (bom produto) no deserto (péssimo ponto) também é "fria". O ideal é concentrar os 4Ps, para que simultaneamente interajam. Isso quer dizer: vender produtos bons e baratos, em ponto bom, com propaganda adequada é sucesso garantido, a não ser que Ele não queira.

Similarmente encontramos os 3Ts do judaísmo: Torá (estudo), Tefilá (orações) e Tsedacá (caridade e também boas ações). Esses 3Ts são necessários para um judaísmo consistente e vibrante. Como diz o Talmud: "Todo aquele que argumenta que possui somente o estudo da Torá e nada mais, nem mesmo Torá possui." Estes três elementos, conforme citado na Ética dos Pais (Pirkê Avot) são os alicerces do mundo a nível macrocósmico. Também no mundinho particular de cada um de nós, o microcosmo, no momento em que deixamos de lado um desses Ts, nosso pequenino mundo se torna capenga.

Em nosso dia-a-dia devemos estar imbuídos de judaísmo a toda hora, até mesmo nos negócios. Seguindo esta fórmula, com certeza seus negócios obterão sucesso.

       
top