índice
  Você é o seu nome?
  Por Aron Moss
 

"Margaret" é um nome. "Papai", "Doutor", e "Sua Alteza" também são nomes. Também o são "O Próximo da Fila!" ou "Você com a gravata vermelha na segunda fileira". Seu CPF é um tipo de nome, assim como o tamanho do seu sapato ou a marca e modelo do seu carro. À medida que você passa pela vida, é etiquetado com todos os tipos de chamamentos – maçanetas em sua identidade para os outros segurarem e puxarem.

E onde está você em tudo isso? Há muitas, muitas outras Margarets no mundo, e incontáveis Papais e Doutores. "Sua Alteza" já não há tantas, mas ainda restam umas duas ou três. Talvez você seja o único sujeito usando uma gravata vermelha na segunda fila, mas isso quer dizer que se você tivesse colocado a gravata amarela esta manhã, então você não seria você?


A Torá, no livro de Shemot, descreve o primeiro galut (exílio) do povo judeu. Lemos como após a morte de Yossef, os egípcios oprimiram e escravizaram os Filhos de Israel por muitos anos, até que D'us enviou Moshê para redimi-los.
O nome desta Parashá é Shemot, que significa "Nomes". As leituras da Torá sempre tiram seu título das primeiras linhas da leitura, e a primeira parashá do livro de Shemot começa: "E estes são os nomes dos Filhos de Israel que vieram ao Egito…" Porém os mestres chassídicos insistem que o nome de uma Parashá também explica sua mensagem e conteúdo. Qual a conexão entre o título Nomes e a história contada por Nomes?

O que é Galut? Quando uma pessoa está no "exílio"? Alguém que embarca num luxuoso cruzeiro ao redor do mundo não sente que está no exílio. Em contraste, uma pessoa pode estar vivendo num lugar durante vinte gerações e ainda se sentir intimidada por aquilo que a cerca.

Galut pode ser morar num outro país onde você não entende a língua e fica chocado pelos costumes locais. Galut pode ser estar preso a um trabalho que não leva a nada, ou escravizado por uma hipoteca e contas médicas. Sempre que você estiver enjaulada num ambiente ou circunstâncias hostis, intimidantes ou limitadoras, você está numa Galut.

Como se sai da Galut?

Galut, por definição, significa que você não tem controle sobre as circunstâncias nas quais se encontra. Porém você controla aquilo que "você" coloca dentro daquelas circunstâncias. Existe o "você" exterior – o você que está preso e depende dos incontáveis fardos, grandes e pequenos, de uma vida vivida nas sombras do mundano. E existe o "você" interior – o ser espiritual que é totalmente auto-suficiente, completo em seu auto-conhecimento e em seu vínculo com o Criador.

Qual o ser que você investe nas circunstâncias da sua vida? Você permite que as expectativas dos outros sobre você ditem seus anseios e suas aspirações mais íntimas? Permite que as circunstâncias da sua vida ditem sua auto-percepção e suas prioridades interiores? Ou você insiste que somente seu "nome" – somente seu ser exterior sobre o qual o mundo exterior exerce controle – fique encarcerado na Galut, mas não o seu ser mais puro, não o ser que não exige nem se presta a nomeações, pois este é o ser que você e seu Criador conhecem por dentro e não via controle externo?

E estes são os nomes dos Filhos de Israel que vieram ao Egito. Somente seus nomes foram ao Egito – não o seu ser quintessencial. E como o seu ser mais profundo jamais entrou na Galut, pudemos superá-la e derrotá-la.
       
top