índice
  Selichot sem minian e a força dos Treze Atributos Divinos  
 
Halachá Diária - Por Kolel Rio
 

I.

Durante os Asseret Yemei Teshuvá ("Dez Dias de Teshuvá" - entre Rosh Hashaná e Yom Kipur), todos os judeus costumam acordar bem cedo para recitar as Selichot (orações de perdão) - um costume da época dos Gueonim. O principal objetivo das Selichot é pedir o perdão e a absolvição divina pelas nossas transgressões e atos indevidos, suplicando a D'us que tenha misericórdia do Povo de Israel. Deve-se, portanto, durante a recitação das Selichot ter a intenção de fazer Teshuvá de forma verdadeira diante do Todo-Poderoso.

O costume da época dos Gueonim era recitar as Selichot somente durante Asseret Yemei Teshuvá. No fim da era dos Rishonim, se estabeleceu o costume de se recitar as Selichot (oração de perdão) durante todo o mês de Elul, exceto no próprio Rosh Chodesh. Assim costumam os sefaradim. Os ashkenazim começam a recitar as Selichot após o Shabat (Motzaei Shabat - sábado, à noite) anterior a Rosh Hashaná - desde que haja quatro dias de Selichot antes de Rosh Hashaná.

Se Rosh Hashaná cair numa segunda-feira ou terça, não havendo, portanto, os quatro dias citados, os ashkenazim devem iniciar as Selichot no Motsaei Shabat da semana anterior.

II.

Quem recita as Selichot (orações de perdão) sem um minian, pode recitá-las normalmente, devendo, no entanto, pular a parte dos "Treze Atributos Divinos" de piedade (Yud Guimel Midot). A não ser que essa pessoa saiba receitá-los com a melodia da leitura da Torá (Taamei Hamicrá), pois, desta forma, considera-se como se ela estivesse lendo um versículo bíblico. Deve-se também pular os trechos das Selichot escritos em aramaico.

O momento mais importante das Selichot é a recitação das Yud Guimel Midot, pois é a leitura das características de piedade por meio das quais o Todo-Poderoso se relaciona de forma especial com o povo de Israel. Depois do pecado do bezerro de ouro, D'us revelou a Moisés os treze atributos, como forma de oração de perdão. Foi recitando os Yud Guimel Midot que Israel conseguiu o perdão divino. Assim, já que o perdão do pecado do bezerro por meio da recitação dos atributos reativou a conexão especial que há entre Israel e o Criador - uma relação de amor verdadeiro -, esse trecho importante e significativo deve ser recitado somente em um minian.

 

 

 
top