índice
  Por que Casar?
  Por Aron Moss  
 

Pergunta:
No mundo de hoje, o casamento ainda é relevante? Ao contrário de há cem anos, um casal de hoje pode viver junto sem se casar. O que eles estão perdendo? (Esta não é uma questão teórica para mim…)

Resposta
Por Aron Moss

O casamento é mais relevante hoje do que jamais foi antes na história. O casamento costumava ser uma imposição. Hoje é uma escolha. Todos os antigos argumentos a favor do casamento caíram por terra, e o que nos restou foi somente uma razão verdadeira para se casar. Finalmente podemos nos casar pelo motivo certo. Aqueles que já foram bons motivos para se casar são em grande parte irrelevantes atualmente.
Aqui estão quatro motivos clássicos para o casamento:

Para podermos viver juntos.

Como você disse em sua pergunta, este motivo não mais se aplica aos muitos casais que vivem juntos e felizes sem terem se casado.

Para podermos ter filhos.

Mais uma vez, é possível ter filhos e ser pais maravilhosos sem se casar.

Para formar um relacionamento sólido.

Este é encantador. Estamos nos casando para tornar mais difícil cair fora do casamento, Que romântico...
Para tornar nosso relacionamento oficial.

Você poderia conseguir isso colocando um anúncio no jornal, dizendo: "Agora somos oficiais." Você não precisa de um bufê para servir um jantar num salão apenas para tornar seu casamento oficial.

Então, com o quê ficamos? Se não for para viverem juntos, começar uma família, criar um compromisso ou torná-lo oficial, por que se casar?

Há somente um motivo. O casamento tornar-se um relacionamento Divino. Casar significa que algo maior que os dois está aproximando vocês. Um casamento consegue algo que simplesmente não pode ocorrer de outra forma – D'us é introduzido no relacionamento.

Até se casarem, o compromisso de um casal um com o outro é um compromisso humano, com todas as limitações do ser humano. Não podemos ver o futuro, não podemos saber o que pode mudar ou acontecer, e cometemos erros. A chupá eleva o compromisso além das limitações humanas. As bênçãos feitas sob a chupá invocam o Nome de D'us sobre o casal, e traz D'us para dentro da união como parceiro. Você está casado não somente porque escolheu estar, mas porque D'us assim o disse.

Sem uma chupá você pode ter amor, compromisso e família – mas não serão sagrados. Somente ao ficar sob a chupá, casando-se de acordo com a tradição judaica, sua união se torna sagrada. Somente depois do casamento o seu amor é abençoado com grandes chances de receber o selo da eternidade; o que logicamente, também dependerá de vocês, mas com uma “forcinha” especial lá de cima.

 
 
       
top