índice
  Onde está você?
  de uma carta do Rebe, Rabi Menachem Mendel Schneerson
 

Saudações e bênção:

Você escreve que está passando por grandes dificuldades emocionais, que se realiza com seu trabalho e não sabe como superar isso.

Estes aborrecimentos emocionais são plenamente discutidos na Chassidut, e até a ciência secular recentemente tem dado muita atenção ao que se intitula subconsciente. Uma pessoa pode não estar conscientemente perceptiva de seu verdadeiro estado espiritual e do que lhe está faltando, tendo suprimido determinadas ânsias interiores, a tal ponto que tudo que percebe é um sentimento de frustração e não realização.

Refiro-me, evidentemente, ao fato de que o judeu sempre possui uma ânsia interior de expressar sua Alma Divina. Aqueles que estão numa posição de influência têm uma necessidade íntima de exercer ao máximo esta influência, de aproximar seu irmão judeu da Torá, da tradição de seus pais e ao modo de vida judaico. O fato de alguém tornar-se superficialmente absorvido em alguma atividade que apenas se assemelha à verdadeira educação judaica, ou a uma atividade religiosa que enfatiza o coração judeu, e corretamente, mas deixa de enfatizar vigorosamente a verdadeira essência do Judaísmo – o cumprimento diário de mitsvot, e então a religião torna-se um assunto de três dias, ou uma questão de yehrzeit e serviços memoriais, e tais atividades não fornecem uma verdadeira justificativa para a alma, e por isso a ânsia interior não é preenchida.

Sem dúvida você ouviu a explicação do Alter Rebe (Rabi Shneur Zalman), quando um gentio lhe indagou: "qual o significado de ‘onde está você?’" que D'us fez a Adam; certamente nada fica oculto de D'us. O Alter Rebe então replicou que quando Adam cometeu o pecado, sentiu um chamado Divino exigindo: "onde está você?" Percebe o que fez e o que deveria ter feito?

A pergunta "onde está você?" é sempre feita a todo indivíduo, especialmente ao judeu que foi dotado de alma Divina. Isso exige introspecção e auto exame, a fim de encontrar novamente o próprio eu.

Fica claro pelo acima exposto que é injustificado pensar que você perdeu contato permanentemente. D’us não exige o impossível, e tendo estabelecido um programa e um objetivo, Ele deu simultaneamente a completa habilidade e a capacidade de preenchê-los. Ocorre apenas que Ele deseja que todos cumpram seu propósito na vida por livre arbítrio, apesar das tentações e dificuldades. Se você, portanto, perceber que tem isso em si para superar, então se encontrará novamente e ao contato do qual sente falta no momento.

Possa D'us conceder o seu sucesso.

(assinatura do Rebe)

   
       
top