índice
  O Livro dos Censos
 
 

O primeiro preceito do livro Bamidbar consiste em contar os judeus. Devido a esse preceito o livro de Bamidbar recebe o nome de “livro das contagens”. Qual é a importância desse censo, para que o livro Bamidbar receba este nome, “Livro dos Censos”?

Uma das explicações vem da regra “Algo que pode ser contado, não se anula”. Quer dizer que quando os detalhes são quantificados não perdem sua importância, não são anulados. Ou seja, pela contagem adquirem importância e sustentabilidade. Porém, esta não é uma explicação suficiente, sendo que a conta é a prova de que algo possui valor prévio a ser contado na sua venda (por isso não se quantifica e não é vendido a granel, por peso ou volume).

O fato de algo poder ser quantificado reflete sua importância e qualidade, provando que a própria contagem é relevante. Existe um vínculo estreito entre a quantidade e qualidade; a quantidade gera maior qualidade. A mesma contagem, que reflete quantidade, cria valor também na qualidade do elemento contado. Um exemplo concreto disto é o minian, “quórum” de dez homens. Não há importância na qualidade das pessoas que se reúnem para formar esse “quórum”. Quando se reúnem dez judeus, cria-se um novo tipo de status: a presença Divina paira sobre eles. O mesmo ocorre com o “zimun”, que convida ao agradecimento posterior à comida: com três pessoas pode-se recitar o “zimun”, com dez recita-se “abençoamos ao nosso D’us”, e assim por diante.

O mesmo ocorre em relação à outorga da Torá, que foi dada especificamente a seiscentos mil judeus. Se tivesse faltado uma única alma judaica, erudita ou o mais simples dos judeus, a Torá não teria sido entregue. Nossos sábios instituíram uma benção especial a D’us – a de “Sábio conhecedor dos segredos” – para uma situação em que se reúna um conjunto de seiscentos mil judeus.

Daqui podemos extrair o ensinamento de até que ponto devemos apreciar a quantidade.

Quando milhares de nosso povo clamam para serem resgatados espiritualmente, devem ser instruídos a cumprirem o maior número de mitsvot possível. Desta forma passarão a integrar ativamente a comunidade de Israel elevando-se a uma altura maior qualitativamente. E por meio desse empenho presenciaremos a chegada da verdadeira e completa redenção, agora, em nossos dias.

     
top