No Jardim da Torá | ||||
Por Sichot in English |
||||
A Parashá Va'eschanan é sempre lida no Shabat Nachamu, o "Shabat da Consolação", posterior ao jejum de Tish'a Beav. O único consolo que aceitaremos pela destruição do Bet Hamicdash, o exílio do nosso povo de Erets Yisrael, e todas as tragédias subsequentes que sofremos na gueulá. Esse era o objeto das preces de Moshê mencionadas nesta leitura da Torá, e esse é o supremo objeto de todas as preces do povo judeu. Porém, como enfatiza o ensaio a seguir, a prece não é suficiente. D'us deseja ação. E em numerosas ocasiões, o Rebe nos ensinou a natureza da ação exigida: "viver com a Redenção" e apreciar sua prévia em nossa vida atual. E ao antecipar a Redenção dessa maneira, podemos antecipar sua vinda. Implorar a D'us – O que é a Prece? Especificamente, a dimensão fundamental da prece é pedir a D'us pelas nossas necessidades. O louvor e agradecimentos que precedem e seguem esses pedidos são meramente um elemento suplementar da mitsvá. A pessoa deve perceber que D'us é a verdadeira fonte para cada aspecto do sustento e bênção que ela recebe, e deve se aproximar de D'us francamente, com pedidos sinceros. Muitas vezes, no entanto, não nos contentamos em pedir a D'us aquilo que precisamos. Desejamos uma medida de fartura que vai além de nossas necessidades, e de fato, é muito mais do que merecemos. Pedimos uma dádiva que reflita a generosidade ilimitada de D'us. Pois cada judeu é tão caro a D'us como um filho único nascido a pais já de idade avançada. E por causa dessa proximidade intrínseca, Ele nos concede favores que superam nossas necessidades e nosso merecimento. Duas Interpretações da Súplica de Moshê A interpretação desse termo por nossos Sábios dá orientação a cada um de nós sobre a maneira pela qual devemos nos aproximar de D'us em prece. O Sifri declara: [Moshê] poderia ter dependido… de suas boas ações. Em vez disso, ele pediu um presente a D'us… Muito mais, então [homens com menos méritos] devem fazer pedidos [a D'us dessa maneira]. De modo alternativo, [va'eschanan] é um dos dez termos utilizados para a prece. O Midrash comunica conceitos similares, declarando: [Este] é um dos dez termos usados para a prece. De todos eles, Moshê adotou [esta abordagem], de súplica. Com isso, podemos aprender que nenhum ser criado pode fazer exigências a seu Criador, pois até Moshê [abordou D'us] num tom de súplica, [pedindo] um presente. Tudo é Bondade Para mostrar mais de perto essa distinção: D'us é "misericordioso com todas Suas obras", dando a cada uma seu sustento como é requerido. Além disso, quando as ações de alguém são meritórias, ele é assegurado: "Se seguires Minhas leis… Eu te fornecerei chuva na época apropriada." Portanto, uma pessoa poderia ter base para crer que merece a ajuda de D'us. Apesar disso, mesmo numa situação dessas a prece é necessária, como está no versículo: "A bondade é Tua, pois Tu concedes a cada homem segundo seus atos." Embora a conduta de alguém possa ser merecedora da bênção Divina, como D'us transcende inteiramente o âmbito material, para que a beneficência Divina seja revestida em forma material é exigida uma única medida de bondade. E essa medida é evocada pela prece. Portanto, não há como uma pessoa exigir um favor de D'us. Todas as vezes, deve fazer pedidos a Ele como alguém que pede um presente. Isso nos permite entender a interpretação do Midrash previamente mencionada. Va'eschanan nos ensina a maneira pela qual devemos fazer pedidos a D'us. Quando estiver pedindo Sua bondade, deve-se implorar com humildade, em vez de exigir; mesmo quando é merecedora, uma pessoa não deveria confiar apenas em seus méritos, mas sim pedir a D'us pela Sua generosidade e bondade. Não apenas um tom humilde, mas um coração humilde Uma pessoa deveria sentir realmente que está pedindo um favor, o qual não merece. Pois independentemente da virtude de suas ações, sempre existe um padrão mais elevado que se poderia exigir dele. Portanto, seu pedido é por um "presente", por uma bondade não merecida. Esta abordagem foi personificada por Moshê, a quem a Torá descreve como "mais humilde que qualquer homem na face da terra." Moshê percebeu suas próprias virtudes positivas, mas também entendia que estas virtudes eram concedidas a ele por D'us, e sentia que se tivessem sido dadas a outra pessoa, esta poderia ter realizado mais. Quando Um Decreto Celestial Pode Ser Mudado Embora D'us tivesse decretado previamente que ele não entraria na Terra Santa, depois das conquistas de Sichon e Og, Moshê pensou que talvez D'us pudesse ceder e, portanto, voltou-se a Ele em sincera prece. Há uma diferença de opinião entre nossos Sábios, sobre se a prece pode ter efeito depois que um decreto negativo foi pronunciado no Alto ou apenas de antemão. O Midrash é da opinião de que a prece pode reverter um decreto severo, mesmo depois de ter sido emitido. Portanto, Moshê pôde abordar D'us por intermédio de uma das formas de prece aceitas. A primeira opinião do Sifri, em contraste, diz que, normalmente, a prece pode ajudar somente antes de um decreto ser emitido, mas não depois. Portanto, Moshê tinha de ir além da abordagem comum da prece e implorar por um presente. Atingindo além da nossa compreensão Fazer mais do que podemos O serviço exigido para atrair esses níveis, no entanto, não é aquele que o homem concebe ou trama por si mesmo. Estava além da concepção de Moshê. Em vez disso, é D'us que mapeia esse padrão de serviço e com essa intenção Ele tem liderado o povo judeu em sua odisseia através da história. Por esse motivo, a prece de Moshê não foi aceita, e foi Yehoshua e não Moshê quem levou os judeus a Erets Yisrael. Embora isso trouxesse a possibilidade de os judeus serem levados ao exílio, isso é parte do plano Divino para habilitar a humanidade a cumprir o serviço necessário para aproximar a Redenção. Pois este é o serviço Divino do homem comum, confrontando a experiência cotidiana que tornará a Redenção uma realidade. A Parashá Va'eschanan é sempre lida no Shabat Nachamu, "o Shabat da Consolação". O verdadeiro consolo pela destruição do Bet Hamicdash e o exílio é a percepção de que foram apenas fases nos guiando para a suprema Redenção. Levando-nos num rumo acima da compreensão mortal, D'us permite ao homem tornar-se Seu parceiro na Criação, e fazer do mundo uma morada que compartilharão. |
||||
|
||||