índice
  As Filhas de Asher
 
Adaptado das obras do Rebe
  A porção desta semana, Vayechi, contém as bênçãos que Yaacov deu aos filhos antes de falecer. Para Asher, Yaacov disse: "O pão de Asher será farto, ele suprirá os deleites do rei." Rashi explica isso como significando que Asher terá fartura de azeite de oliva. Ele diz também que "Moshê abençoou a tribo de Asher de maneira semelhante – 'e ele mergulhará o pé em azeite.'"

Espiritualmente falando, o azeite alude à sabedoria, à parte mais elevada da pessoa, ao passo que o pé é a parte mais baixa. "Ele mergulhará o pé em azeite" indica que o pé faz uso do azeite. Isso implica que o pé é maior que a sabedoria – azeite. Em termos da missão espiritual da pessoa, o pé significa o serviço Divino baseado na simples aceitação, enquanto o azeite-sabedoria significa Torá e mitsvot (mandamentos) motivados pelo entendimento intelectual. Um pé, ou seja, aceitação simples tem uma vantagem sobre a cabeça-intelecto; é a fundação e apoio de toda a estrutura.

A primeira parte da bênção de Asher, "O pão de Asher será farto", pode ser interpretada de maneira diferente. Como a palavra shemeina – gordo, tem as mesmas letras hebraicas que shemona – oito, o Midrash explica que os filhos de Asher deveriam usar as oito vestes do Sumo Sacerdote. Os sacerdotes, no entanto, vinham da família de Levi! Rashi, portanto, explica depois que "as filhas da tribo de Asher eram lindas… casaram-se com os Sumos Sacerdotes que usavam as oito vestes."

Os sacerdotes, imersos em seu estilo de vida totalmente espiritual, estavam preocupados em desposar lindas mulheres?

Sem dúvida, a beleza aqui mencionada é a espiritual, que de fato está relacionada ao trabalho do Sumo Sacerdote. Pois, quando D'us informou aos anjos que Ele faria uma companheira para Adam, Ele referiu-se especificamente à ajuda na missão espiritual do homem. No caso de um Sumo Sacerdote, isso é especialmente verdadeiro; seu serviço no dia de Yom Kipur, na câmara mais interior do Santuário, exigia que fosse casado e fizesse expiação por si mesmo e por sua família. Sem uma esposa, o Sumo Sacerdote não poderia desempenhar seu serviço.

As filhas da tribo de Asher eram lindas. A verdadeira beleza da mulher judia está contida no conceito de "Toda a glória da filha do rei é interior" – i.e., recato. Como as diferentes explicações da bênção de Asher, de "simples aceitação" e de "lindas filhas", cujos filhos usariam as vestes sacerdotais, estão conectadas?

Mais adiante na Torá, está escrito: "Asher é o mais abençoado dos filhos." Nenhuma das tribos foi abençoada com filhos como Asher foi. Porém, numericamente a tribo de Asher não era maior que as outras. A tribo de Asher superou todas as outras em virtude da grande alegria derivada de seus filhos. Pela conduta virtuosa baseada na simples aceitação, e educando-os nesse espírito, a pessoa merece filhos que seguem o caminho judaico e trazem profunda alegria e satisfação – muito mais do que é normalmente derivado da soma total de um número ainda maior de filhos.
     
top