índice
  A Fantasia Cósmica
 
Em meaningfulife.com
 

Uma significativa parte de nossa Parashá (Mikêts – Bereshit 41:1-44:17) se dedica a uma dupla de sonhos do rei do Egito. Esses sonhos são, na verdade, recontados não uma, mas três vezes: primeiro, nós lemos um relato dos sonhos propriamente ditos; então, segue-se uma versão mais detalhada, quando os vemos descritos pelo Faraó a Yossef; e, então, há a resposta de Yossef ao Faraó, no qual ele oferece sua interpretação aos vários componentes dos sonhos.

E esses são os últimos em uma sequência de sonhos detalhados na Torá nos capítulos precedentes. Yossef está no palácio do Faraó interpretando seus sonhos por causa de um outro grupo de sonhos revelados, dois anos antes, em um prisão egípcia. Naquela época, Yossef foi encarcerado juntamente com dois dos ministros do Faraó, cada um dos quais teve um sonho que Yossef interpretou com sucesso.

E por quê estava Yossef naquela prisão egípcia? Porque, onze anos antes desse episódio, seu repetido recontar de seus dois próprios sonhos aumentaram a inveja de seus irmãos sobre ele, fazendo-os vendê-lo como escravo. De fato, Yossef carrega consigo cada detalhe de seus dois sonhos onde quer que vá, e eles servem de base para o aparentemente estranho tratamento que lhe foi dado por seus irmãos e pai vários anos depois quando ele é o governador do Egito e seus irmãos veem da faminta Canaã para comprar alimentos.

O resultado de todo esses sonhos foi a galut (exílio) no Egito – a primeira galut vivenciada pelo Povo Judeu e a fonte de todos os exílios subsequentes. Os Filhos de Israel se assentaram no Egito onde foram depois escravizados pelos egípcios e onde se deterioraram espiritualmente a ponto de, em muitos aspectos, acabarem se parecendo com seus capatazes. Quando D'us veio redimi-los, Ele precisou “tirar uma nação das vísceras de uma nação”, penetrando as entranhas do Egito para extrair Seu povo escolhido da mais depravada sociedade na terra.

Nos mais de 3 mil anos desde então, nós já fomos submetidos a muito mais séculos de galut, ao cairmos sob a hegemonia dos Babilônios e Persas, Gregos e Romanos, Cristãos e Comunistas. Ainda estamos hoje na galut. Podemos ser livres, de uma maneira geral, das perseguições e das dificuldades que experimentamos nas gerações anteriores, mas o Judeu ainda é um estranho no mundo, ainda desprovido do ambiente que nutre sua alma e alimenta suas aspirações. E a galut, em todas as suas aparências -- dizem nossos Sábios -- é resultado de nossa primeira galut no Egito.

O Rabi Schneur Zalman de Liadi explica que a galut nasceu de uma sucessão de sonhos, pois a galut é o sonho fundamental. Um sonho é percepção sem a disciplina da razão. Ali estão todos os estímulos e experiências que conhecemos das visões reais da vida e sons, pensamentos e ações, alegria e temor. De fato, tudo em um sonho é emprestado de nossas vidas quando acordados. Mas tudo está de cabeça para baixo, desafiando todas as normas da lógica e da credulidade. Em um sonho, uma tragédia pode ser causa de celebração, um pai pode ser mais jovem que seu filho, uma vaca pode saltar sobre a lua.

Galut é um sonho: uma terrível e irracional fantasia abraçando o globo e transpondo milênios. Um sonho no qual o crime compensa, o bom morre jovem, e o povo escolhido de D'us é massacrado de forma impune. Um sonho no qual o que é certo e verdadeiro é raramente “realista” e coisas sem importância tais como “ignorância”, “morte” e “mal” são forças potentes em nossas vidas.

O surrealismo da galut também impregna nossas vidas espirituais. Somente na galut uma pessoa pode levantar de manhã, purificar a si própria em um micvê, rezar com êxtase e devoção, estudar um capítulo da Torá, e então seguir para seu escritório para um dia de trabalho de conivência e decepção. “Hipocrisia” não é uma descrição adequada para este fenômeno – em muitos casos, sua reza é sincera e seu amor e temor a D'us bem reais. Mas ele habita o mundo de sonhos da galut onde antíteses coexistem e inconsistências são a norma.

No mundo real, tais absurdos são impossíveis. Quando o Templo Sagrado existia em Jerusalém e banhava o mundo em luz do dia Divina, nenhum homem com qualquer resíduo de impureza espiritual (tumah), podia se aproximar de D'us até que tivesse se submetido a um processo de purificação. Que D'us é a fonte de vida e que pecado (i.e., desconexão do Divino) é sinônimo de morte não era mera verdade conceitual, mas um fato da vida. Em um mundo real, para o qual nós acordaremos quando o sonho da galut evaporar, as leis espirituais da realidade são tão aparentes e imutáveis quanto – de fato, mais aparentes e imutáveis que – as leis físicas da natureza.

Mas conforme afirmou o Lubavitcher Rebe, também há um lado positivo em nossa presente existência alucinatória. No mundo real, um verdadeiro relacionamento com D'us pode vir somente no contexto de uma vida consistentemente fiel a Ele; no mundo de sonhos da galut, o indivíduo imperfeito pode vivenciar o Divino. No mundo real, somente a alma impecável pode entrar no Santuário de D'us; no mundo de sonhos da galut, D'us “reside entre eles, no meio de sua impureza”.

Diariamente, nós aguardamos o amanhecer Divino que irá dissipar a fantasia cósmica que, em muito de nossa história, nos debilitou física e espiritualmente. Mas, nos momentos que restam de sonho da galut, vamos beneficiar a nós mesmos na exclusiva oportunidade de sermos “hipócritas” e “inconsistente” no sentido positivo: extrapolando nossa capacidade espiritual, sendo e fazendo mais do que somos capazes por qualquer medida racional de nosso mérito e potencial.

     
top