índice
  Sem tempo para a espiritualidade?
   
 

Pergunta:
Rabino, apreciei seu convite para frequentar suas aulas, mas no momento não tenho tempo em minha vida para a espiritualidade. Minha semana é lotada de trabalho, compromissos familiares, preparo físico, um pouco de vida social e tempo para relaxar. Não vejo como poderia encaixar atividades espirituais. Não quero me acabar, certo?

Resposta:
Por Aron Moss


O cholent

Houve certa vez um rabino que ensinava numa sala repleta de alunos. Ele começou a lição dizendo: “Meus caros alunos, hoje é a nossa última aula juntos antes de vocês se formarem. Para essa ocasião especial vou fazer algo diferente. Vou ensinar-lhes o segredo de um bom cholent.”

Os alunos ficaram surpresos. Cholent, o tradicional cozido de Shabat, é um clássico da cozinha judaica, mas algo que dificilmente poderia ser chamado de um tema profundo para um rabino ensinar aos alunos na reta final.

O rabino pegou um caldeirão e encheu-o com batatas. Voltou-se então aos alunos e perguntou: “Digam-me, agora que enchi o caldeirão com batatas, ele está cheio?”

“Sim,” responderam os alunos, confusos pela simplicidade da pergunta, pois não havia como colocar mais batatas na panela.

Com um sorriso o rabino pegou um pacote de feijões e derramou-o lá dentro. Os grãos abriram caminho facilmente entre os espaços deixados pelas batatas.

“Agora está cheio,” disseram os alunos.
“Está mesmo?” disse o rabino, pegando um punhado de temperos. Começou então a salpicar generosas quantidades de sal, pimenta, páprica e alho em pó por todo o caldeirão. Os alunos assistiam confusos enquanto os temperos se acomodavam facilmente naquele que tinha parecido um caldeirão completamente cheio.

O rabino, obviamente se divertindo, perguntou novamente: “E agora, está cheio?”
Sem esperar pela resposta, o rabino pegou uma jarra de água e começou a derramar o conteúdo na panela. Para surpresa dos alunos, ele conseguiu esvaziar toda a jarra sem desperdiçar uma só gota.
“Tudo bem,” disse o rabino, com um olhar de satisfação no rosto. “Agora está realmente cheio, certo?’ Todos os alunos concordaram. “Têm certeza?” insistiu o rabino. “Estão absolutamente certos de que não consigo colocar mais nada dentro do caldeirão?” De repente inseguros, os estudantes se entreolharam nervosamente e disseram: “Com certeza não pode colocar mais nada aí dentro!”

Com dramaticidade, o rabino ergueu um dedo no ar, desceu-o lentamente e ligou um botão ao lado da panela, acendendo o fogo por baixo. “Vejam,” disse o rabino triunfantemente, “acabei de encher o caldeirão com o elementos mais importante de todos – calor. Sem isso, o caldeirão poderia até estar vazio.”
Fez uma pausa, olhou profundamente nos olhos dos alunos chocados. “meus filhos,” disse ele finalmente, “vocês estão a ponto de deixar minhas aulas e seguirem em frente para levarem vidas atarefadas. No mundo lá fora, não terão mais o luxo de estudar textos sagrados o dia inteiro. Com o tempo serão consumidos pela pressão de cuidar da família e ganhar o próprio sustento. Porém lembrem-se disso sempre: suas buscas materiais são apenas as batatas e feijões da vida. Sua espiritualidade é o calor.
“Até que o fogo seja aceso, a panela está cheia de ingredientes disparatados. É o calor que une todos eles num único cozido.

“Se vocês não mantiverem uma conexão espiritual, através da prece diária, estudo dos livros sagrados e mantendo-se focados no verdadeiro significado de suas vidas, então terminarão como um cholent frio – muito ocupados, repletos, mas completamente vazios. Quando tiverem perdido contato com sua alma, sua vida familiar vai sofrer, sua carreira não será satisfatória, e não terão sequer motivação para se exercitarem.
“Porém se mantiverem aceso o fogo de sua alma, se cumprirem uma agenda diária que alimente o espírito, mesmo que sejam apenas alguns minutos por dia, então aqueles poucos minutos trarão calor e inspiração a todas as suas outras atividades. Uma conexão espiritual imbui toda a vida com significado, mantém vocês ancorados e direcionados, inspirados e com motivação. Permeia tudo que fizerem com um senso de propósito, e os faz ser bem-sucedidos.”

“Talvez vocês estejam se perguntando,” continuou o rabino, “como terão tempo para tudo isso? Como conseguirão equilibrar as exigências da vida material com seu crescimento espiritual? Vocês encontrarão a resposta olhando para o cholent. Notaram que embora a panela parecesse cheia de batatas e feijão, temperos e água, quando acrescentei o calor ela não transbordou?

“Jamais pensem que acrescentar espiritualidade aos seus compromissos vai sobrecarregar vocês. Pelo contrário, vai colocar tudo em ordem, porque lembrará vocês por que fazem todas essas outras coisas; trabalham para poder levar uma vida com significado, casam-se para ter o melhor de si mesmos e das suas esposas. Têm filhos para educá-los no caminho do bem, mantêm a forma para terem força e cumprirem sua missão. A espiritualidade é o calor que não ocupa espaço, cria mais.”

Com um sorriso carinhoso, o rabino concluiu sua despedida com palavras de sabedoria que, acredito, também se aplicam a você:

“Vocês jamais devem pensar que estão ocupados demais para se concentrarem na alma. A verdade é que não podem deixar de fazê-lo. Que D'us os abençoe para que todos e cada um de vocês sempre seja um caldeirão cheio de cholent...quente!”

       
top