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Se você tivesse que escolher
apenas uma mitsvá para cumprir, qual seria ela?
Imagine um prisioneiro a quem fosse concedido um dia de suspensão
da pena, e no qual pudesse cumprir qualquer mitsvá que desejasse.
Escolheria Rosh Hashaná, para que tivesse uma chance de ouvir o
som do shofar? Ou talvez escolhesse Yom Kipur, para que pudesse rezar
a D’us na sinagoga pedindo misericórdia e perdão?
Talvez devesse escolher Shabat para que pudesse recitar o kidush e ficar
ao sol apreciando a santidade do dia?
Este caso intrigante realmente aconteceu no século dezesseis e
foi levado perante o Radvaz, rabino-chefe do Egito que escreveu uma clássica
coleção de responsa haláchica. De forma bem surpreendente,
ele respondeu que o prisioneiro deveria escolher o primeiro dia disponível
– independentemente de ser ou não um feriado, um Shabat,
ou meramente um dia de semana. Sua argumentação estava baseada
em uma declaração de Pirkê Avot (2:1): "Seja
tão escrupuloso ao cumprir uma mitsvá 'menor' como é
ao cumprir uma 'maior', pois você não sabe as recompensas
concedidas pelas mitsvot."
Os sábios estão ensinando-nos a não discriminar entre
as mitsvot. Devemos ser tão cuidadosos com uma mitsvá 'difícil'
como somos com uma 'fácil.' Portanto, não podemos tratar
uma mitsvá como tendo prioridade sobre outra.
Onde encontramos este conceito na própria Torá escrita?
A Torá de forma alguma vincula uma recompensa a uma mitsvá
específica. Se cada mitsvá tivesse uma recompensa correspondente,
seria muito fácil e conveniente para nós sermos seletivos
em nossas ações, simplesmente escolhendo realizar a mitsvá
que desejamos. Portanto, a Torá apenas menciona uma recompensa
para duas mitsvot específicas. Na porção desta semana
da Torá, lemos o quinto mandamento filial de honrar os pais, sobre
o qual a Torá em Parashat Yitrô declarou que a recompensa
é vida longa. A outra mitsvá – espantar a ave mãe
antes de pegar seus ovos – está também relacionada
à recompensa da longevidade.
O que há de tão significativo sobre estas duas mitsvot para
haver uma recompensa específica a elas atribuída?
O Talmud ensina que honrar o próprio pai e mãe é
a mitsvá mais difícil de cumprir adequadamente. Relata várias
ilustrações de rabinos tentando cumprir esta mitsvá.
Uma história fala de Rabino Tarfon que inclinava-se e permitia
que sua mãe pisasse sobre ele a cada vez que ia subir na cama.
Mesmo assim, declara o Talmud, isso não preenche metade de suas
obrigações! Qual a mitsvá mais fácil de ser
cumprida? Imagine-se caminhando pela rua quando avista uma mamãe
pássaro agachada sobre alguns ovos. A Torá ordena que enxotemos
a ave antes de tirar os ovos. Isso é tão fácil de
fazer – apenas um aceno de mão. Não requer nenhum
esforço, não custa nada. Como diz sucintamente o Talmud
no Tratado Chulin, esta é a mais fácil de todas as mitsvot.
Estas duas mitsvot são as únicas mencionadas com uma recompensa
específica porque, na verdade, elas englobam todas as restantes
611 mitsvot. Ao dizer-nos que a recompensa, tanto para a mais simples
como para a mais difícil é a mesma, D’us está
nos ensinando que todas as mitsvot são criadas iguais, no sentido
em que há uma recompensa concedida para ambas e para cada uma entre
elas.
Se tivéssemos de escolher uma mitsvá, qual seria?
A primeira que surgir em nosso caminho. Não perca a chance.
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