índice
  Visitando os Enfermos
   
 

Curando com um Sorriso

Quer fazer o papel de D’us? É simples, diz o Talmud, e é uma mitsvá, também: apenas visite os doentes. D’us visitou Avraham quando este estava doente, portanto quando você visita os enfermos, está fazendo o papel de D’us.

Em hebraico, o jogo é chamado Bicur Cholim. Aqui estão as regras:

Levantando o astral
Nada de cenhos franzidos, nem lágrimas ou rostos sombrios. Nada disso ajuda a curar uma pessoa. Seu trabalho é providenciar um sorriso no rosto, levar alguma esperança e provocar até algumas risadas. Leve “no bolso” algumas frases do tipo: “O que um atleta como você está fazendo na cama?” ou “Como anda o serviço de quarto neste lugar?” Você ganha pontos extras para cada sorriso que provocar.

Obviamente, você tem de usar seu bom senso para perceber o momento apropriado de se despedir. A essa altura, fale ao paciente o ditado chassídico: “Pense no bem e tudo sairá bem” – e retire-se discretamente.

Dando uma Mão
A sua presença em si é terapéutica, mas o paciente também tem outras necessidades. Procure saber como pode tornar-se prestativo. Fazer as compras no sacolão? Levá-lo ao médico? Ou talvez a casa precise de uma faxina?

Programe sua visita com cuidado. Se o paciente está em meio a um procedimento médico, ou logo em seguida deverá passar por isso, é provável que não esteja disposto a receber visitas.

Às vezes a situação não permite visitas. Um telefonema muitas vezes ajuda. Você também pode fazer bicur cholim visitando a família, oferecendo apoio, etc...

Recitando uma Prece

O quarto do paciente é um local sagrado. Quando ali estiver, recite uma breve prece pela pronta recuperação, como “Que D’us tome conta de você do mesmo modo que a todos os enfermos de Israel.” Ou, então, no Shabat: “No Shabat é proibido suplicar, mas a cura virá em breve.” Quando você sair, recite um Salmo ou outra prece.

É um costume positivo pedir a um tsadic, pessoa justa e sábia, que reze pelo paciente.

Clique aqui para enviar um pedido de berachá ao Ôhel

       
top