Os preceitos judaicos não foram criados para serem meras ações destituídas de significado. Foram criados para serem ações sagradas. Devem ser uma chave. D'us sabe onde estamos. Nós precisamos encontrá-Lo! Podemos ter uma experiência espiritual a qualquer hora, e D'us se encontra em toda parte.
  Por Chaim Cunin  
índice
  Judeu duas vezes ao ano
   
 

Existe uma excelente razão para a maioria dos judeus irem à sinagoga duas vezes ao ano. Vamos a um local sagrado, vamos durante um dia sagrado, mas não necessariamente sentimos santidade. E se não encontramos D'us e espiritualidade neste local e nestas ocasiões, quando então encontraríamos? Ou nossa busca pela espiritualidade é impossível, ou estamos procurando no lugar errado.

Conta-se uma história sobre um homem que procurava algo desesperadamente sob um poste de iluminação na rua. Um transeunte pergunta: "O que está procurando?"

"Perdi minha carteira" - responde ele. "Quando a viu pela última vez?" questiona o homem. "No quarteirão de cima" - diz ele. "Então por que não a procura no quarteirão de cima?" indaga o confuso circunstante. "Não se pode enxergar nada ali, está muito escuro. Então vim para cá, procurar perto do poste de luz."

O Rebe de Kotzk pergunta: "Onde está D'us?" Sua resposta: "Onde quer que O deixem entrar." Se incluirmos D'us em nossas atividades do dia-a-dia, D'us e a santidade tornam-se parte de nossa vida cotidiana.

D'us não vive apenas numa sinagoga. Ele está em tudo e em todo lugar, mas precisamos abrir nossa percepção a Ele. Os preceitos judaicos não foram criados para serem meras ações destituídas de significado. Foram criados para serem ações sagradas. Devem ser uma chave. D'us sabe onde estamos. Nós precisamos encontrá-Lo! Podemos ter uma experiência espiritual a qualquer hora, e D'us se encontra em toda parte.

Escutamos a santidade quando damos ouvidos à voz suave dentro de nós, provamos a santidade quando recitamos uma bênção antes da refeição, levamos a santidade conosco ao beijarmos a mezuzá na hora de sair. Santificamos o tempo ao transformar o sábado no Shabat. Santificamos o local e a pessoa por intermédio de rituais como a sucá e o micvê.

Assim que começarmos a enxergar D'us naquilo que fazemos, pensamos e sentimos, descobrimos que a espiritualidade não é alguma coisa que simplesmente acontece, mas sim algo pelo qual devemos nos esforçar continuamente.

Como nos esforçamos por isso? Com nossas ações de todos os dias. Onde está D'us? Onde quer que Lhe seja permitido entrar.

Nos dias que correm, vemos nosso povo passando pelas situações mais difíceis e penosas. Israel está constantemente em perigo, tanto pelo terror que vem de dentro, quanto pelos de fora, aqueles que criticam tudo aquilo que Israel faz ou deixa de fazer. Somos constantemente lembrados de que somos "uma nação que está sozinha," ao vermos os países do mundo outra vez ajudando nossos inimigos ou então assistindo passivamente aos acontecimentos.

Não podemos afastar as trevas com uma vassoura. Mas com uma luz? Mesmo uma luz pequenina pode fazer isso. Um pouco de caridade, pequenas velas ao anoitecer da sexta-feira, um carinhoso "bom dia" a alguém - não é tão pouco assim. Uma mitsvá é uma conexão ("tzavsa") partindo de você a todo o povo judeu ao redor do mundo. Israel não foi, não é e jamais será protegida por sofisticados mísseis de defesa F-16, ou aliados poderosos. O país e o povo são guardados por pessoas conectadas, e que apoiam nossa comunidade judaica em todo o mundo - uma comunidade sem fronteiras, protegida pelo verdadeiro Guardião de Israel: D'us.

 
top