índice
  A dor que nos fortalece
   
 

Certamente tudo que D’us faz é para o bem, mas quando não vemos o bem, nossa reação natural é ficar triste ou deprimido. Como podemos nos fortalecer com o sofrimento?

Esta é uma pergunta difícil de responder, especialmente em nossa época de exílio, quando não podemos realmente entender o poder ou o por quê do sofrimento, frustração, tristeza, dificuldades e perdas. Foi-nos prometido que na Era da Redenção, D’us enxugará todas as nossas lágrimas e eliminará a fonte de nosso sofrimento. Além disso, não somente D’us eliminará estas lágrimas, como ao fazê-lo, Ele nos fará entender como as lágrimas e sofrimento foram em nosso benefício.

Mas a gente se pega perguntando; como algo tão negativo pode ser em nosso benefício?

Isso pode acontecer em dois níveis – no primeiro conseguimos entender que o sofrimento esteve ali para nosso benefício, pois o resultado daquilo foi algo positivo, embora o sofrimento em si fosse difícil de tolerar. Isso nos foi prometido que acontecerá. Entenderemos como a dificuldade e o sofrimento do Galut e todo o sofrimento pessoal e coletivo tiveram um resultado positivo.

Porém num nível mais profundo, D’us também promete eliminar a fonte do nosso sofrimento, para que não apenas percebamos que foi doloroso mas para nosso benefício, como o sofrimento em si será na verdade visto como algo bom (não somente para um resultado futuro). Obviamente, este nível está completamente além de nós, agora, neste ponto, no exílio. Não podemos entender como a dor, o sofrimento ou a frustração podem essencialmente ser algo bom.

Porém podemos tentar sentir um gostinho do primeiro nível, onde vemos a dor como algo que está lá para nosso eventual benefício. Vamos explorar como podemos fazer isto.

Quando alguém está sofrendo, isso com freqüência cria um forte relacionamento entre ele e D’us. É nestes momentos de dificuldade ou dor que clamamos ao nosso Criador e muitas vezes (talvez estranhamente) sentimos Sua presença tão fortemente em nossa vida. Portanto quando as coisas estão correndo bem, quase nos “esquecemos” de D’us e aceitamos nossa vida e as bênçãos como algo a que temos direito. Porém no sofrimento, somos forçados a perceber como somos dependentes do nosso Criador e isso pode fortalecer nosso relacionamento com Ele.

Da mesma forma, quando estamos sofrendo, somos forçados a olhar para uma perspectiva de vida mais ampla. Somos obrigados a ver frustrações pequenas ou irrelevantes naquele contexto, de serem pequenas e irrelevantes. Somos forçados a não aceitar todas as coisas como garantidas e a valorizarmos mais aquilo que temos, porque percebemos quão facilmente o “normal” pode ser retorcido e se tornar anormal. Somos forçados a sentir gratidão pelas coisas “grandes” e importantes em nossa vida, como nossa família, saúde e o fato de termos amigos, ou outras bênçãos.

Além disso, quando estamos sofrendo ou passando por uma dificuldade, embora seja horrível, se pudermos sobreviver àquela crise específica, com freqüência encontramos dentro de nós mesmos uma fonte de força que jamais pensáramos existir. Desafios, infelizmente, nos fortalecem e nos torna indivíduos melhores e freqüentemente mais sábios.

Obviamente, não desejamos dor e sofrimento e espero que estas idéias não soem presunçosas ou indiferentes ao sofrimento de ninguém. Porém talvez estes pensamentos ajudem em momentos de dificuldade.

Que todos nós possamos vivenciar o período em que lágrimas ou sofrimento serão totalmente apagados.

       
top