índice
  Com Quem Devo me Casar?  
     
 

Não é preciso dizer que as qualidades que alguém procura num cônjuge em potencial dependem muito de cada indivíduo e suas prioridades e preferências pessoais. Uma pessoa super organizada que sente-se mal quando a casa não está impecável não deveria casar-se com alguém do tipo professor distraído que está sempre atrasado e cuja área de trabalho tenha sido declarada uma zona de desastre.

Aquele que gasta muito deve ficar longe de alguém que conta moedas. É quase certo que estes estilos conflitantes causarão muita fricção no decorrer de um relacionamento a longo prazo. Embora a forte atração física possa temporariamente fazer estas diferenças parecerem “bonitinhas”, a longo prazo isso desaparece e as fortes diferenças emergem como o maior obstáculo à harmonia conjugal.
Existem no entanto alguns pontos em geral que se aplicam igualmente a todos. Eis aqui alguns deles:

Casar-se com alguém compatível
O casamento é a união de duas almas; um feito que somente é possível com duas almas compatíveis. O casamento no seu sentido verdadeiro é sobre duas almas que se unem com o objetivo de cumprir uma missão sagrada. Tanto o judeu quanto o gentio possuem almas. Cada um recebeu uma alma singular que é congruente com sua missão distinta. Sentimentos fortes e atração física podem existir entre um judeu e um gentio, mas o casamento – i.e., uma perfeita união de almas – não pode ocorrer entre duas almas não compatíveis.

Num nível prático, aquele que faz um casamento misto está dando as costas a centenas de gerações de ancestrais cujo compromisso com o Judaísmo os levou a morar em guetos, tolerar pogroms e perseguições indizíveis, tudo para não se assimilar num mundo não-judaico. Portanto, muitos dos nossos pais morreram a fim de preservar o Judaísmo; respeitamos seu sacríficio perpetuando seu legado.

Bondade
Quando Eliezer, servo de Avraham, foi enviado a Charan para encontrar uma esposa para Yitschac, ele chegou a uma terra estranha com a difícil tarefa de encontrar uma moça que fosse adequada para o filho de seu amo. Ele bolou um plano interessante. Não, não foi um desfile de beleza, nem procurou nas universidades para saber quem era a moça com as notas mais altas. Em vez disso, optou por procurar a moça que demonstrasse uma bondade ímpar. A jovem que se oferecesse para tirar água para seus camelos sedentos seria perfeita para Yitschac; adequada para ser a Matriarca da nação judaica.

Sem dúvida, uma das melhores dicas existentes para se conhecer um pretendente é ver como trata o garçom no restaurante. Se a pessoa é uma doçura quando fala com você, mas grosseira com o garçom – está na hora de repensar em sua escolha...

Combinando os Valores
Certamente seu casamento vai durar muito depois que a atração inicial e a empolgação tenham desaparecido. A essa altura, a cola que mantém o casal junto e o amor vivo são os interesses compartilhados, e mais importante ainda, valores compartilhados. Esta é uma idéia assustadora, considerando que muitas pessoas jamais pensaram seriamente em determinar quais são os seus valores.

Antes de entrar num encontro, é a hora apropriada de refletir sobre as próprias prioridades. Ter um lar “judaico” está no topo da sua lista? E quanto a criar filhos com valores judaicos? Participação na comunidade?

Um lar judaico é chamado de um “edifício eterno”. Marido e mulher são os arquitetos e construtores da estrutura potencialmente magnífica. É vital que os parceiros do projeto concordem sobre as dimensões básicas e objetivos desse edifício.

Não se case com a pessoa que ele/ela vai ser
A seleção de um cônjuge deve ser baseada em que a pessoa é no presente, não no potencial da pessoa, aquele que você imagina ele/ela se tornando no futuro – especialmente com o incentivo gentil que você vai lhe dar…

Sim, sempre existe a possibilidade de que ele mude. Sempre é possível que ela use o próprio potencial e o faça florescer. Porém se a essa altura seu parceiro em perspectiva não está exibindo esses sinais, não é justo para nenhum dos dois desposar a pessoa que ela será quando você não está feliz com a pessoa que ela é. Você quer que seu cônjuge ame você pelo que você é agora, não por aquilo que poderá vir a ser se mudar. Seus sentimentos para com seu cônjuge deverão ser os mesmos.

Família e Origens
Embora nenhum candidato deva ser aceito ou descartado simplesmente por causa da origem familiar – muitos, muitos indivíduos maravilhosos emergiram incólumes de famílias completamente inadequadas, e muitas pessoas insensíveis e maldosas tiveram pais amorosos e corretos – uma família carinhosa certamente é algo a ser considerado quando se procura um cônjuge. Um filho que foi criado num lar harmonioso, com pais que demonstraram respeito mútuo, provavelmente vai estabelecer uma família governada pela mesma ética.

No entanto, quando tiver de enfrentar uma opção entre uma pessoa de linhagem impecável mas com valores duvidosos, e alguém com óbvia integridade que carece de um pedigree augusto, o último certamente é a melhor escolha.

Não seja excessivamente idealista
Muitas pessoas continuam solteiras simplesmente porque estão esperando encontrar o Sr. ou a Srta. Perfeita. Embora determinadas qualidades devam continuar sendo não negociáveis – como aquelas acima mencionadas – deve-se estar disposto a fazer algumas concessões sobre preferências não essenciais. Alguns exemplos são: aparência, escolha da carreira, opiniões políticas e nacionalidade.
Em palavras simples, não se deve excluir determinadas pessoas simplesmente porque têm uma certa compleição física, cor de cabelo ou dos olhos, ou pela profissão. Muitas vezes as pessoas se surpreendem por descobrir que podem ser intensamente atraídas e amar profundamente alguém que não se encaixa na sua visão original de um cônjuge perfeito.

Quando se procura uma casa para comprar, o fator mais importante a ser levado em consideração é sua solidez estrutural. Após certificar-se de que a casa não vai desmoronar como resultado de um alicerce instável ou da construção inferior, então são considerados o modelo e a decoração. E a menos que se esteja construindo desde o começo – uma opção que não se aplica a um cônjuge – ninguém jamais encontra uma casa que combine exatamente com a sua lista de desejos.

Ninguém é perfeito. Uma pessoa que preenche todos os critérios importantes e a maioria das suas preferências menos importantes é alguém que você deve considerar seriamente.

Atração Mútua

Quando se procura um plano de saúde adequado, é prudente ter uma lista de serviços que você espera receber de seu provedor. A busca termina assim que você encontra um plano que satisfaça suas exigências, e cujo preço esteja ao seu alcance.
Um cônjuge não é um plano de saúde.

Um indivíduo pode ser perfeito no papel – bondoso, gentil, piedoso e de impecável integridade – mas se não houver atração, se a proverbial centelha estiver faltando – então aquela pessoa será um ótimo cônjuge – para outra pessoa.

Ocasionalmente demora algum tempo para surgir a química. Se a pessoa é altamente compatível, não desista muito depressa. Talvez mais um ou dois encontros levem à atração mútua. Porém não despenda esforço demais com um desapontamento em potencial. Se não houver uma centelha após uma quantidade razoável de encontros, está na hora de partir para outra. Isso não significa que um completo arrepio na espinha seja um pré-requisito necessário para você tomar uma decisão. Isso significa simplesmente que os dois devem gostar da companhia um do outro. Deve haver empolgação ante a perspectiva de partilhar uma conversa. O verdadeiro amor pode e deve se desenvolver depois do casamento.

Considerações Técnicas
Existem também alguns aspectos haláchicos (Lei Judaica) a serem levados em consideração na sua escolha. A principal entre essas considerações é a proibição do Cohen (sacerdote) casar-se com determinadas mulheres, como uma divorciada, e a importância de assegurar que seu cônjuge em perspectiva recebeu um guet (divórcio judaico) caso tenha sido casado(a) anteriormente.

 
 
       
top