Qual a sua desculpa para não ir à sinagoga?  
índice
   
 

Pergunta:

Rabino sabe por que eu não vou à sinagoga? Eu costumava ir, mas comecei a notar que na minha sinagoga, pessoas ricas recebem mais atenção e as pessoas comuns, como eu, são deixadas de lado. Portanto, parei de ir. Se você precisa ser rico para ser respeitado, não quero tomar parte nisso. Estou certo ou errado?

Resposta:
Por Aron Moss

Você é a terceira pessoa nessa semana a me explicar por que não vai à sinagoga. Isso acontece comigo o tempo todo. Em quase todo evento que vou, casamento, festa de aniversário ou reunião comunitária, alguém vem a mim e diz: “Rabino, sabe por que não vou à sinagoga…”

Eles sentem a necessidade de partilhar comigo sua queixa judaica específica.

Jamais perguntei a ninguém por que não vai à sinagoga. Nem sequer conheço essas pessoas. E apesar disso elas sentem necessidade de partilhar comigo sua queixa particular, seja sobre o rabino pouco amistoso ou o cantor arrogante, o avô que as forçava a rezar ou o D'us que não respondeu às suas preces.

É engraçado, não sinto necessidade de justificar ao meu dentista por que jamais o procuro, ou à academia local por que eles jamais me veem. E apesar disso quando as pessoas veem um rabino são dominadas pela urgência de explicar sua ausência da sinagoga.

Veja você, as pessoas que vão à sinagoga não parecem ter um bom motivo para ir. Mesmo alguém que não tem ido à sinagoga durante anos pode aparecer em um serviço, e sem qualquer justificativa para sua súbita aparição, entra, pega um sidur, livro de orações, e se senta como se ali fosse o seu lugar.
Porque ali é o lugar delas.

Um judeu não precisa de um motivo para estar na sinagoga. Não há explicação necessária. Na maior parte do tempo, eles próprios não sabem por que começaram a frequentar a sinagoga. E portanto não oferecem racionalização. Você somente precisa de um motivo para não ir à sinagoga. Mas para ir, nenhum motivo é necessário. Estou aqui porque sou judeu, e ir à sinagoga é judaico.

É por isso que adoro ouvir aqueles álibis que as pessoas apresentam para não estar na sinagoga. Um judeu precisa de um motivo para não se conectar ao Judaísmo. Alguns podem ter boas razões, como as suas. Porém mesmo assim são razões. Um judeu não precisa de razão para se conectar ao Judaísmo. É isso que somos. Se você não gosta da sua sinagoga, encontre outra. Até que o faça, todas as justificativas no mundo não mudarão o fato de que você é um judeu, e um judeu deseja ser judeu.

 

 

 
   
top