índice
  A Conexão
   
 

Como conseguir que suas preces sejam respondidas

Rabino Noah Weinberg, a”m
Fundador e Diretor do Aish Hatorá


Você sente que está falando com uma parede quando reza? Aqui estão cinco ferramentas úteis para conseguir que suas preces sejam respondidas.

Vamos esclarecer um ponto importante: D’us deseja responder nossas preces. Ele é nosso Pai no céu, e somos Seus filhos. Ele nos ama incondicionalmente.

Então, por que parece que D’us ignora tantas preces? E se Ele já sabe aquilo que queremos, por que é preciso rezar?

O Amor Infinito
Até aqueles que se mantêm longe de uma sinagoga intuem a existência de D’us. Como diz o ditado: Não há ateus numa trincheira. Quando o sujeito está num buraco e o inimigo está vindo, ele gritará: “Todo Poderoso, tira-me daqui! Quero viver!”

O que ele está realmente dizendo?

“Querido D’us: Embora eu O tenha ignorado todos esses anos, negado Sua existência, e não valorizado tudo aquilo que Você fez por mim, estou com problemas agora. E sei que Você é o único que pode me ajudar.”

Para rezar corretamente, você precisa entender que não somente D’us o ama, como Seu amor por você é infinito. D’us lhe deu olhos, ouvidos, inteligência, a própria vida! Toda manhã, um judeu recita bênçãos de agradecimento a D’us por todos os presentes que Ele nos concedeu. Essas bênçãos nos lembram do quanto D’us nos ama. Se valorizarmos aquilo que D’us faz por nós, é loucura não permanecer em contato com Ele.

Por que precisamos rezar?
Quando rezamos, é claro, não estamos mostrando nada de novo a D’us. Ele não precisa que O lembremos das nossas necessidades. Então, por que D’us simplesmente não dá sem termos de pedir?

Porque precisamos rezar. A prece nos ajuda a refinar e a afirmar aquilo que desejamos da vida. É um processo de maturidade. Se um pai bilionário dá dinheiro ilimitado numa bandeja de prata, seu filho vai crescer mimado e irresponsável. Da mesma forma, se D’us nos desse tudo automaticamente, talvez jamais conseguíssemos definir o que desejamos da vida. Sim, a vida seria mais fácil. Mas não conseguiríamos crescer.

Como D’us deseja o que é melhor para nós, Ele quer que conquistemos isto. Porque é isso que nos fará crescer.

Por que temos problemas?
D’us tem todas as conexões corretas. Ele consegue encontrar o cônjuge certo para você. Pode resolver seus problemas financeiros. Então por que, para começar, temos todos esses problemas?
Porque não importa o quanto você seja inteligente ou poderoso, jamais conseguirá viver a vida de seus filhos para eles. Na verdade, parte do amor genuíno por seus filhos é permitir que desabrochem por si mesmos, que sejam independentes.

Se fôssemos apenas robôs, seguindo mecanicamente cada instrução, o mundo seria certinho e ordenado. Porém a vida não teria significado.

D’us deseja que sejamos independentes, que pensemos e façamos nossas próprias escolhas. Temos o “livre arbítrio” para tomar decisões que sejam eternamente significativas. Podemos escolher nos afastar de D’us - e Ele nos deixará fazer isto. Não porque Ele deseja que isso aconteça, mas porque Ele deseja que tenhamos independência – mesmo ao risco de usá-la mal. Podemos sofrer as consequências, mas isto mantém intacta nossa independência.

Uma Resposta às Nossas Preces
Você já teve uma prece atendida?
Pare por um instante e considere as implicações…

Você mora numa cidade pequena no oeste dos Estados Unidos. Há um enorme buraco no asfalto em frente à sua casa. Durante quatro meses a municipalidade local ignorou seus pedidos insistentes para que fosse consertado. Finalmente, um ato de frustração, você liga para a Casa Branca e pede para falar com o presidente (Vale a pena tentar).

Para sua profunda surpresa, o próprio presidente atende o telefone. Você explica rapidamente seu problema. O presidente escuta por um minuto e então desliga. Você na verdade não espera que algo seja feito a respeito do problema.

Na manhã seguinte você olha pela janela e, veja só, o corpo de engenheiros do exército está trabalhando para consertar sua rua. O presidente dos Estados Unidos levou seu pedido a sério e enviou soldados para ajudar!

É isso que significa ter suas preces atendidas.

Ora, quem é a pessoa que sempre consegue fazer contato com o presidente?

O filho do presidente, é claro.

Este é o nosso relacionamento com D’us – Pai e filho. Assim como um pai atende o desejo do filho, D’us atende as nossas preces. O Gênio Infinito, que criou cada molécula sobre essa terra, pode alterar o curso da existência a fim de atender sua prece.

Para realmente falar com D’us, você precisa saber que Ele está disposto e é capaz de fazer tudo. Caso contrário, você está apenas falando com seu conceito finito de D’us.

A Prece de um Ateu
Esta é uma história real sobre um jovem que teve suas preces atendidas:

Muitas pessoas que visitam Jerusalém são turistas que desejam um senso de cultura e história judaicas. Certo dia, um jovem turista chamado Jeff foi levado para encontrar-me no Aish HaTorah.

Perguntei a ele: “O que você está fazendo?”
“Estou trabalhando para tirar meu MBA na Universidade de Harvard. Sou ateu.”
“Fantástico! Um verdadeiro ateu! Quem quer que tenha convencido um ateu como você a conversar com um rabino como eu merece uma medalha.”
“Não,” disse Jeff, “ele não merece nada. Vou lhe contar como eu vim…”

Jeff tinha estado na Noruega, visitando sua noiva norueguesa. E decidiu que seria agora ou nunca: ou iria para Israel ou jamais conseguiria fazê-lo.
Dirigiu-se então para Jerusalém e foi ao Muro Ocidental. Decidiu que poderia ir ao Muro para ver algumas pedras antigas. Porém ao chegar ficou surpreso. Sentiu algo muito forte. Ficou comovido. Jeff ficou na frente do Muro, e fez uma prece de ateu. Olhou para as pedras e disse:
“D’us, não acredito em Você. Pelo que sei, Você não existe. Porém eu sinto alguma coisa. Então, se estou cometendo um erro, quero que saiba, D’us, que não tenho queixas contra Você. É apenas que não sei se Você existe. Mas D’us, no caso de Você realmente estar aqui e eu estar cometendo um erro, dê-me um sinal.”

Jeff terminou sua oração, e um dos estudantes do Aish HaTorah que estava por ali viu Jeff e pensou: “Talvez ele esteja interessado em aprender um pouco de Torá.” Deu um tapinha no ombro de Jeff, assustando-o tanto que ele deu um pulo no ar. Jeff virou-se e gritou:
“Que diabos você quer?”
“Desculpe, queria apenas saber se você deseja aprender sobre D’us.”

Aquela pergunta abalou Jeff como um soco entre os olhos. Tinha acabado de pedir um sinal a D’us, e imediatamente alguém estava se oferecendo para apresentá-lo a D’us.

Jeff estudou no Aish HaTorah pelas seis semanas seguintes. Era um aluno sério, e voltou aos Estados Unidos com o compromisso de continuar estudando.
Um ano depois, Jeff voltou a Israel e contou-me o final de sua história.

Durante aquele verão anterior ele estava vagando pelas ruelas de pedra da Cidade Velha quando viu passar uma linda moça religiosa. Disse para si mesmo; “Olhe só o charme dessa judia. Que o Todo Poderoso me ajude a encontrar alguém assim.”

Numa manhã de Shabat no ano seguinte, Jeff entrou numa sinagoga em Boston para os serviços de prece. Ali de pé estava a mesma moça que ele tinha visto na Cidade Velha. Foi até ela e disse:
“Com licença, mas creio que a vi no verão passado em Jerusalém.”
“Ela respondeu: “Você está certo. Eu o vi, também.”
Eles agora estão casados e morando em New Jersey.

Lembre-se da prece de Jeff. Se você conhece algum ateu, pode ensiná-la para ele. Porque quando você é sincero com D’us, suas preces são atendidas.

“O Todo Poderoso está perto de todos que o chamam verdadeiramente.” (Tehilim 145:18).

Cinco Maneiras de Ser Sincero com D’us

Maneira nš 1: Espere o bem
Imagine que D’us quer ajudar você. Qualquer coisa que você possa pedir a Ele é infinitamente menor comparada àquilo que Ele já deu a você.

Se você não esperar o bem, D’us não irá invadir seu espaço. Ele deseja que você se conecte com Ele. Porém deseja que você trabalhe por este entendimento.

Não respondendo a você, D’us está lhe dizendo que você tem um problema, que precisa mudar. Isso é nos fazer um grande favor. Porque se Ele não fizesse isso, continuaríamos presos às nossas ilusões, incertos sobre a ideia de que D’us pode fazer tudo.

Você tem 22 anos e está dirigindo por Manhattan no horário de pico, no meio do verão. Faróis vermelhos… Engarrafamentos… Buzinas… Calor de verão…
E se o seu pai estivesse encarregado de todos os sinais de trânsito em Nova York e pudesse rastrear sua localização a qualquer hora? Ele arranjaria para que você pegasse apenas sinais verdes! Luz verde! Zing… farol verde! Ding… farol verde!

O Todo Poderoso pode arranjar isso para você. Ele criou o universo. O trânsito em Manhattan não é nada de mais para Ele.

Então lá vai você. Farol verde, farol verde, verde, verde. Você diz a si mesmo: Isso é bom demais para ser verdade. Não mereço isso.
Luz vermelha.

Se você não antecipa a ajuda de D’us, então você se afastou de D’us como Pai. Então Ele quebra o fluxo a fim de que você realinhe o seu foco. Concentre-se no fato de que o Todo Poderoso deseja tudo de bom para você. Quando você fizer isto, Ele moverá montanhas para atender sua prece.

Maneira nš 2: Fique chocado se não conseguir
D’us não faz nada por acidente. Se as coisas não correm bem para você, sua primeira reação deveria ser: “O que está acontecendo? Por que D’us está fazendo isto? Por que Ele está tentando chamar minha atenção?”

Um tio escrevia cartas ao sobrinho que estava na faculdade. Após seis meses e numerosas cartas, o sobrinho não respondeu uma sequer.
Na carta seguinte, o tio escreveu a carta padrão. Porém dessa vez, acrescentou um P.S. “Anexei um cheque de cem dólares para você.” Então deliberadamente postou a carta sem o cheque.

O sobrinho recebeu a carta e (é claro) não encontrou o cheque. Como esperava, o tio imediatamente recebeu uma resposta: “A faculdade é ótima… Gosto do meu dormitório. Estou estudando Física. Por falar nisso, você esqueceu de anexar o cheque. Beijos, seu sobrinho favorito.”

O Todo Poderoso sabe como conseguir nossa atenção. Quando esquecemos que Ele nos ama, Ele envia uma luz vermelha para nos reconcentrarmos.
Porém há uma enorme diferença entre o tio e D’us: D’us não fica magoado quando O ignoramos. Nós ficamos. D’us não tem necessidades e não precisa de um relacionamento conosco; somos nós que precisamos de um relacionamento com Ele. Nosso maior prazer é estar em contato com D’us. É por isso que Ele arranja pequenos contratempos para chamar nossa atenção. Tudo em nosso benefício.

Maneira nš 3: Escute as Lições de D’us
Se você pensa a sério num relacionamento com D’us, então entende que D’us está sempre ensinando você. Quando a vida de repente fica repleta de inconveniências, pare e pergunte: Por que Ele está tentando chamar minha atenção?

Quando os problemas são maiores que pequenas inconveniências – i.e., um acidente de carro ou problemas financeiros, então D’us está chamando sua atenção num nível diferente. Há algo mais profundo dentro de si mesmo que você precisa retificar.

Um jovem foi a Aish HaTorah para conversar comigo. “Rabino,” disse ele, “tenho novidades para você. Não preciso de uma yeshivá. D’us e eu somos muito chegados. D’us faz milagres para mim.”

Olhei para ele com um quê de suspeita. “Gostaria de citar um milagre ou dois?”

“Claro. Uma vez, eu estava dirigindo minha motocicleta numa estrada montanhosa e curva. Um caminhão apareceu numa curva e desviou para a minha pista. Minha única opção era bater no lado da montanha ou descer o penhasco. No instante seguinte, eu estava voando pelo ar sem nada além de pedras por baixo de mim. Gritei bem alto: ‘D’us! Ajude!’

“Cheguei ao chão e foi um milagre. Minha moto parou entre duas pedras, que funcionaram como parachoques e amorteceram o impacto. Fui atirado suavemente sobre uma moita de arbustos. Não sofri um arranhão! Portanto veja, D’us faz milagres para mim.”

Olhei para ele e disse: “Diga-me, meu amigo, Quem você acha que o atirou no
penhasco?!”

D’us não é o Super-Homem. Ele não espera até que você caia num abismo para que Ele possa voar até lá no último instante para salvá-lo. Ele controla tudo em sua vida: os problemas e as soluções.
Não espere que D’us o jogue num abismo e o apanhe. Preste atenção agora e pergunte: “O que Você quer de mim, D’us? Qual é a mensagem? E se Você quer chamar minha atenção, por favor, faça isso sem um penhasco muito íngreme!”

Maneira nš 4: Concentre-se naquilo que deseja
Para conseguir que nossas preces sejam atendidas, temos de ser claros para que aquilo que estamos pedindo seja realmente a coisa certa – e não apenas algum capricho de momento.

Quando eu tinha oito anos, a Feira Mundial chegou a Nova York. Minha classe inteira decidiu cabular aula e visitar a Feira Mundial. Porém havia uma condição: todos tinham de levar um dólar. Ninguém podia ir de graça. Se você não tivesse um dólar, não poderia ir.

Eu não tinha um dólar, e a única maneira de conseguir um dólar de meu pai era aprender de cor um capítulo da Mishná. Porém não havia como decorar um capítulo inteiro num prazo tão curto. Então resolvi que iria à escola naquele dia. Seria o único a ir – um herói!
Comecei a caminhar para a escola, quando de repente me ocorreu: Mantenha os olhos no chão, Noah, talvez você encontre um dólar!

Comecei a olhar. Um quarteirão. Nenhum dólar. Dois quarteirões. Nenhum dólar. Comecei a rezar: “Todo Poderoso, uma nota de um dólar… Você as tem pela rua o tempo todo. Apenas dessa vez, deixe-me encontrar uma nota de um dólar.”

Mais dois quarteirões, nada de dólar. Pensei que talvez D’us quisesse algo de mim, Portanto eu disse: “Todo Poderoso, levarei o lixo para fora. E não vou brigar mais com minha irmã.” Eu estava determinado a fazer um acordo. Nenhum dólar.

Finalmente, virei a esquina e a escola estava à vista. O momento da verdade. “Todo Poderoso, dê-me um dólar, e jamais, jamais, farei algo errado pelo resto da minha vida.”
E então disse para mim mesmo: “Noah, quem você pensa que está enganando? Se encontrar o dólar, vai cabular aula!”

Muitas vezes o Todo Poderoso nos envia o que realmente precisamos, mas não reconhecemos isto porque não tivemos o trabalho de esclarecer quais são as nossas necessidades! A resposta de D’us – seja sim ou não – sempre lhe diz algo importante sobre você mesmo.

Portanto, antes de pedir, assegure-se de que é bom para você.

Maneira nš 5: Faça um Esforço
A prece não é um escape do esforço pessoal ou da responsabilidade. É um veículo para refinarmos nossas opções, e para percebermos que D’us é a fonte de tudo que conseguimos.

A prece nos concentra na realidade, e nos mantém em contato com o rumo da nossa vida. Não é apenas um sonho. Você precisa trabalhar por aquilo que deseja. Se você não se empenha, então não pensa a sério sobre isto.

Quando você rezar, reavalie cada etapa:
Eu quero realmente conseguir isto? A que ponto estou preparado para sacrificar-me por isto? Vale a pena o preço? Minhas metas são realistas e certas para mim? Estou chegando lá?

O propósito da vida é crescer. A prece não é um botão mágico para escapar deste processo. Ao forçar-nos a fazer um esforço, D’us nos dá os meios para crescer de verdade. D’us está sempre esperando pelo seu chamado. As linhas estão abertas. Ligação grátis. Pegue o telefone hoje mesmo.Sobre o Autor:

Rabino Noah Weinberg foi reitor e fundador da Aish HaTorah International. Nos últimos 40 anos, seus programas educativos aproximaram centenas de milhares de judeus a sua herança.

       
top