índice
  Conexão
  Por Tzvi Freeman
 

Você pensa que está sozinho nessa? De maneira alguma. Estamos todos juntos, Estamos viajando por essa estrada de braços dados há quase 4.000 anos.

Toda a humanidade está atada junta, ramificada em famílias. Se você é judeu, faz parte dessa impressionante família que partilha um legado em comum, uma história e uma maneira distinta de olhar o mundo.
Estar conectado está no coração de toda essa estratégia de vida mais elevada. É a turbina e o ímã. Pode chamar de vínculo com seu povo. Ou apenas comunidade.
Eis aqui como dar partida:

1. Passe em algum lugar onde os judeus costumam ficar.
Uma sinagoga, se for jovem em um movimento juvenil ou um Beit Chabad próximo a você. Ou então a padaria casher. Fale com seu povo. Conecte-se com seu povo. Jogue squash com seu povo.

2. Torne-se um voluntário.
Todo judeu deve tornar-se voluntário em alguma coisa. Como fazer visitas a pessoas doentes ou enlutadas, entregar comida casher a judeus necessitados. Ou ser um amigo para uma criança especial que requer atenção e cuidados. Ou ser o distribuidor oficial de balas para as crianças na sinagoga. Informe-se – com certeza há algum papel na comunidade esperando por você.
3. Passe o Shabat com pessoas. Convide amigos. Seja convidado por amigos. Comam juntos. Cantem juntos algumas canções judaicas. Conte histórias. Fiquem acordados até tarde e caiam de sono na mesa, juntos.

4. Fale coisas boas sobre as pessoas – especialmente sobre outros judeus. Quando você encontrar algo de bom para dizer, traz à tona toda a bondade que existe nessas pessoas e as faz brilhar. Toda a negatividade vai embora.

5. Descubra o que as outras pessoas precisam. Escute-as. Encontre emprego para elas. Pense nelas durante suas preces. Telefone para elas se faz tempo que não as vê. Visite-as sempre que puder. Preocupe-se – e faça algo a respeito.

6. Sorria. Diga “Que bom te ver hoje.” E que tal “Você parece ótimo hoje!” Não custa muito, mas você pode alegrar o dia de alguém.

7. Telefone para sua mãe.
Para seu pai também. Quanto tempo de verdade você tem passado ultimamente com os seus filhos? E seu cônjuge? Ei, eles são judeus. Espere aí – você também! Orgulhe-se disso e conecte-se com sua alma judaica. Você tem de começar por algum lugar...comece agora!

       
top