índice
  Começar com o fim em mente  
  Por Yaacov Lieder  
 

Os campeões esportivos têm um método que praticam antes do evento, especialmente se estão para jogar contra um time que ainda não conhecem. Eles visualizam o jogo na mente; imaginam-se vencendo e os torcedores aplaudindo-os freneticamente. Vivenciam todas as emoções e os bons sentimentos associados com a vitória. Repassam esta cena na mente durante algum tempo até se sentirem à vontade e aquilo parecer real. Então eles saem e jogam em campo, já tendo sentido a vitória dentro da mente.

Os grandes líderes têm uma visão para seus seguidores. Eles têm a capacidade de visualizar o futuro numa maneira que a pessoa comum não consegue, e inspiram a pessoa comum a tomar parte na sua visão e transformá-la em realidade.

Encontrei recentemente um casal que estava passando pelo sofrimento de um casamento problemático. Quando eu sugeri que, com esforços de ambos os lados, eles poderiam chegar a um relacionamento significativo, a mulher disse: "Isso é impossível. Estou casada há 14 anos, e os últimos dez têm sido apenas sofrimento. Isso jamais mudará!"

Ela não estava preparada para acreditar que o futuro poderia ser diferente do passado. "Se é assim" – disse eu – "então o futuro provavelmente será uma repetição do passado. Você está feliz por as coisas continuarem do jeito que estão?"

"Nós queremos um futuro melhor" – veio a resposta.

Eu os aconselhei assim: comecem com o fim em mente. Feche os olhos e imaginem vocês estando em casa um ano a partir de agora e desfrutando um relacionamento carinhoso. Descrevam totalmente esta atmosfera de amor e harmonia, com todos os detalhes, e façam anotações – no tempo presente, como se já tivessem se tornado reais. Mantenham contato com os sentimentos de amor e prazer gerados por este maravilhoso relacionamento.

Em seguida, examinem os passos que foram dados para chegar a este ponto. Ainda visualizando o resultado, volte uma etapa e descreva como seu relacionamento está daqui a 11 meses, e o que vocês fizeram para levá-lo até este ponto. Volte mês a mês, até o presente. Então programe em seu diário o tempo em que você estará fazendo estas coisas, e como vão celebrar suas pequenas vitórias ao longo do caminho.

Ao começarem com o fim em mente, seu subconsciente pode começar a acreditar que a mudança é possível, e ajudará vocês a trabalhar para consegui-la. Ajam e sintam como se já tivessem uma relacionamento maravilhoso. Ajam como um casal amoroso age, mesmo que ainda não tenham chegado lá. Em outras palavras, finjam até conseguirem. Se pensam que estão sendo fingidos, não pensem – o fingimento é fazer a coisa verdadeira.

Esta é a chave para o sucesso em nossos relacionamentos, criar os filhos e praticamente tudo que fazemos: Entrar em ação faz a diferença. Quando uma área de sua vida não está funcionando da maneira que você gostaria que fosse, comece com o fim em mente. Ponha em prática um plano de ação, trabalhe e desfrute um novo nível de felicidade mesmo quando você ainda está a caminho de conseguir o seu objetivo.

Tente – dá certo!


Rabi Yaacov Lieder trabalha como professor, diretor e em outros cargos educativos há mais de 30 anos em Israel, Estados Unidos e Sidney. É fundador e diretor do Centro de Apoio para famílias com problemas de relacionamento e criação dos filhos.
   
       
top